Home » Dicas de Viagem » 10 cidades históricas imperdíveis no Brasil
Dicas de Viagem Nacionais

10 cidades históricas imperdíveis no Brasil

A maneira mais eficiente e interessante de conhecer sobre a história de determinada época de um país é explorando suas cidades históricas. Embora seja considerado jovem, o Brasil já foi palco de inúmeros acontecimentos importantes que influenciaram os rumos do país e do mundo.

Salvador_Cidades históricas_HU

O Viajante HU preparou uma lista com 10 cidades históricas incríveis no Brasil. Arrume suas malas, pois, a seleção está sensacional!

Salvador – Bahia

Primeira capital do Brasil, Salvador foi palco de inúmeros eventos importantes que tiveram grande influência na história brasileira, que por muitos anos foi a maior cidade das Américas e uma das cidades mais importantes do novo mundo.

Pessoas do mundo inteiro a visitam diariamente e ficam deslumbrados com seus edifícios do séculos XVI a XIX, arquitetura religiosa, civil e militar que nos contam a história do surgimento do Brasil. Na sua visita, visite os vários monumentos do Centro Histórico que foram tombados como Patrimônio Nacional.

São Cristóvão – Sergipe

Você vai se encantar com as belezas da 4ª cidade mais antiga do Brasil, localizada no estado de Sergipe, a cerca de 23 quilômetros da capital Aracaju. Em São Cristóvão, você vivenciará a história em cada esquina dessa adorável cidade e vai se maravilhar com a arquitetura e culinária local.

Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2010, a praça de São Francisco é um dos pontos mais visitados da cidade, nela você poderá visitar o museu histórico de Sergipe, um prédio do século XVIII.

João Pessoa – Paraíba

Turistas se encantam com seu rico acervo arquitetônico, histórico e cultural, João Pessoa é a 3ª cidade mais antiga do Brasil e a 2ª mais arborizada do mundo, perdendo apenas para a cidade da luz, Paris. A cidade possui um dos únicos faróis em formato triangular, o Farol do Cabo Branco e um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo. Na oportunidade, visite a Ponta do Seixas, o ponto extremo oriental das Américas.

Laranjeiras – Sergipe

A pacata cidade que fica a 20 quilômetros de Aracaju é um museu a céu aberto. No período colonial, Laranjeiras, foi um dos mais importantes centros de comércio de escravos do país e teve papel crucial na abolição da escravatura e na defesa da República.

Embora seja pequena, a cidade possui o centro histórico tombado pelo IPHAN e conta com um grande acervo da escravatura e impressiona por sua arquitetura bem preservada dos casarões e igrejas, além de sua tradição folclórica.

Olinda – Pernambuco

Se perca no tempo com a cidade que já foi um dos maiores centros comerciais do Brasil na época colonial. A arquitetura barroca de Olinda combinada com as histórias de invasões holandesas e catequização dos índios impressionam o visitantes desta cidade fantástica. Patrimônio cultural da humanidade desde 1982, o centro histórico é muito bem conservado e seus belos edifícios do século XVIII que foram restaurados depois da invasão dos holandeses é aberta a visitação.

São Luís – Maranhão

Com mais de mil prédios tombados, a capital do Maranhão é parada obrigatória para qualquer pessoa que gosta de história. Embora possua uma fascinante arquitetura portuguesa, São Luís foi a única cidade brasileira fundada por franceses, seu nome foi em homenagem ao Luis IV, rei da França. Suas ruas estreitas e enormes casarões fazem de São Luís uma cidade histórica que nos conta muito do Brasil Colônia.

Ouro Preto – Minas Gerais

Suas encantadoras casas coloniais, ruas íngremes e estreitas bem conservadas, além  da arquitetura barroca, fizeram com que a então Vila Rica, hoje, Ouro Preto, fosse tombada pela Unesco na década de 80. Casa de Aleijadinho, conhecido mundialmente por suas belíssimas obras, a cidade foi cenário de um fértil campo de manifestações históricas e culturais na época colonial de grande impacto para o Brasil atual.

Rio de Janeiro

Falar de cidades históricas e deixar Rio de Janeiro de fora é negligenciar boa parte da história brasileira. Tornando-se capital do Brasil em 1763, a cidade presenciou acontecimentos de extrema importância para a nação e que pode ser contada através de seus inúmeros museus e partes preservadas da cidade.

Diamantina – Minas Gerais

Berço de Juscelino Kubitschek e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Diamantina respira o passado e encanta quem a visita com suas riquezas históricas e tradições. A cidade surgiu com a exploração do ouro e diamante, minerais abundantes na região. Seu conjunto arquitetônico, cultural e natural em ótimo estado fazem de Diamantina um dos pontos históricos mais visitados do Brasil.

Tiradentes – Minas Gerais

Conhecida antigamente como Vila de São José, foi um dos importantes centros produtores de ouro de Minas Gerais e palco de um dos eventos mais conhecido do brasil, a Inconfidência Mineira, que resultou na morte do mártir Tiradentes, o símbolo do movimento. A cidade de Tiradentes possui excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em 1938.

Preocupe-se em desbravar as cidades históricas e deixe que o Hotel Urbano cuida do resto pra você. Viva mais histórias!

Conheça outros roteiros históricos através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitter e Viajante HU!

Veja também:  Top 10 teleféricos ao redor do mundo

O Hotel Urbano agora é Hurb. Valorizamos o que importa: você.