Home » Dicas de Viagem » 10 cidades para conhecer de bicicleta
Curiosidades Dicas de Viagem Internacionais Top Listas

10 cidades para conhecer de bicicleta

Já imaginou descobrir os encantos das cidades, sobre duas rodas? Além de divertido e diferente, poder conhecer os pontos turísticos de uma região com apenas uma bicicleta é saudável e econômico. A maior parte dos países já está investindo em ciclovias, trazendo novas experiências para a população e reduzindo a poluição. Fuja do trânsito caótico das grandes cidades e sinta a brisa no seu rosto, apreciando os detalhes da cidade e ajudando a preservar o meio ambiente.

HU_Amsterdam1

O Hotel Urbano separou uma lista com 10 cidades para se percorrer de bicicleta. Confira!

Amsterdam (Holanda)

Em Amsterdam, na Holanda, quase toda a população adotou a bicicleta como o principal meio de transporte. Todas as ruas são adaptadas para ciclistas, com ciclovias, faixas, corredores compartilhados, sinais especiais e postos de aluguel. Em todo lugar de Amsterdã existem locadoras de bicicletas, as mais conhecidas são a Mac Bike e a Yellow Bike. A cidade é famosa pela quantidade de bicicletas e é o local preferido para se pedalar por ciclistas de diversas partes do mundo, seja a lazer ou a trabalho. Conhecer o Vondelpark, a Prinsengracht e a Haarlemmermeerstraat ficou ainda mais divertido de bicicleta.

Bicicleta Amsterdã

Copenhague (Dinamarca)

Copenhague, a maior cidade da Dinamarca, é cercada por ciclistas que utilizam a bicicleta para escapar de congestionamentos. Existem mais bicicletas do que habitantes no centro de Copenhague, onde a maior parte passa diariamente pela Ponte Dronning Louises Bro, a ciclovia mais movimentada do país. Em cada esquina, há locadoras de bicicleta. No “Free City Bike”, com apenas uma moeda você poderá pegar emprestado uma bicicleta, e receberá seu dinheiro de volta após devolvê-la. A cidade foi escolhida como a primeira do mundo a incentivar o uso da bicicleta, a “Bike City”. Você poderá conhecer a região sobre duas rodas, a maior parte cultural da cidade possui espaços acessíveis.

Bicicleta Copenhagem
No “Free City Bike” você só precisa de uma moeda para pegar uma bicicleta! Ao devolver, você recebe a moeda de volta.

Paris (França)

Pedalar à noite pelas ruas de Paris é considerado um dos melhores passeios para se fazer pela região, pois a cidade está vazia e iluminada. De bicicleta, é possível conhecer quase todas as atrações da capital mais populosa da França. Visite as catedrais, aprecie o Rio Sena, observe as estátuas e monumentos, tudo isso sem sair da bicicleta. Em cada esquina existe uma “Estação de Vèlib”, onde por apenas 1 euro é possível alugar a bicicleta durante o dia todo. Em Paris, andar de bicicleta é a forma mais rápida e barata de conhecer a cidade dos sonhos.

Bicicleta Paris
A forma mais fácil e barata de conhecer Paris é de bicileta. Dá pra curtir todos os detalhes e charme da capital!

Berlim (Alemanha)

Cada vez mais cresce o número de ciclistas em Berlim, na Alemanha. São investidos milhões para melhorar a segurança nas ciclovias e para a construção de novas vias. Recentemente, a “Bike Surf Berlin” criou um serviço de aluguel de bicicletas gratuito, com o objetivo de estimular o uso e facilitar a vida de moradores e turistas que desejam se deslocar pela região de bicicleta. Apreciar e conhecer as atrações da cidade se tornou ainda melhor sobre duas rodas, turistas procuram cada vez mais esse meio de transporte para realizar passeios. Uns dos locais mais visitados de bicicleta são o Museum Island, Bebelplatz, Palast der Republik e o Muro de Berlim.

bicicleta Berlim
Quer visitar o Muro de Berlim? Sobre duas rodas é prático e de graça!

Tóquio (Japão)

O uso de bicicletas em Tóquio, no Japão, é tão frequente, que empresas adotaram medidas para ajudar no deslocamento de ciclistas pela cidade. Devido o aumento do número de ciclistas nos últimos anos, foram criados estacionamentos subterrâneos, com até 7 metros de largura e espaço para 204 bicicletas. Todas as partes da cidade possuem aluguéis, como na “Muji de Yurakucho”. São realizados, diariamente, passeios culturais pelas principais atrações da região. Realizado durante a noite, o “Summer Evening Ride” é um dos mais famosos, onde é possível observar a beleza da cidade iluminada.

Bicileta Tokyo
O número de ciclistas na cidade aumentou tanto, que foram criados até estacionamentos subterrâneos!

Munique (Alemanha)

Em Munique, na Alemanha, há bicicletas por todos os lados. São 1.200 quilômetros de ciclovias que levam para pontos históricos e culturais. A cidade investe em campanhas para incentivar o uso de bicicleta e há um serviço de aluguel, o “Call a Bike”, que está disponível em diversos pontos da região. Não deixe de conhecer as atrações da cidade, optando por um passeio diferente. As excursões começam na praça principal da cidade, a Praça Marienplatz, depois seguem pelo Odeonplatz, pela rua Ludwig, percorrem parques, o Rio Isar e terminam na Torre Chinesa, onde é possível recarregar as energias saboreando o melhor da culinária local.

Bicicleta Munique
Em Munique, 1.200 quilômetros de ciclovias levam para pontos históricos e culturais da cidade!

Malmö (Suécia)

Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, possui uma via rápida de 20 quilômetros exclusivamente para bicicletas. Cerca de 60% da população utiliza a bicicleta diariamente para lazer e ou para ir ao trabalho. A cidade tem investido cada vez mais na construção de ciclovias, para a população substituir o automóvel pela bicicleta. Em todas as partes há estacionamento exclusivos e sinais especiais. Devido a construção de novas vias, é possível observar os principais pontos turísticos sem precisar sair da bicicleta.

Bicicleta Malmo
60% da população de Malmö utiliza a bicicleta para ir ao trabalho e momentos de lazer!

Barcelona (Espanha)

Em Barcelona, na Espanha, dá para pedalar tranquilamente e conhecer as principais atrações turísticas. Há uma ciclovia que rodeia toda a cidade, ideal para quem deseja conhecer a região, com milhares de vagas exclusivas para bicicletas. Em 2007 foi criado o “Bicing”, um programa de aluguel de bicicletas, que possui diversos pontos espalhados por toda a cidade. Os passeios com bicicletas cresceram nos últimos anos, trazendo praticidade para os turistas que desejam explorar locais diferentes em Barcelona. Além de ser mais rápido, o passeio é econômico, trazendo novas experiências para os visitantes.

Bicicleta Barcelona
O jeito mais econômico e rápido de conhecer Barcelona é pela ciclovia que rodeia toda a cidade.

Londres (Inglaterra)

É possível conhecer Londres, a capital da Inglaterra, sobre duas rodas. Os passeios começam pelas margens do Rio Tâmisa e passam pelos pontos turísticos da cidade. Cresceram as iniciativas para incentivar o uso de bicicletas, fazendo a população optar por esse meio de transporte devido a rapidez e economia. Nos cruzamentos de rodovias foram instalados 40 espelhos em semáforos, para garantir a segurança dos ciclistas. Há diversas opções de alugueis de bicicletas espalhados pela cidade, 24 horas por dia. Empresas de turismos realizam excursões diariamente. Mesmo de bicicleta é possível conhecer as atrações mais famosas de Londres, como o Big Ben, a Trafalgar Square e a Abadia de Westminster.

Bicicleta Londres
Há diversas opções de aluguéis de bicicletas espalhados por Londres, 24 horas por dia!

Hanói (Vietnã)

Hanói é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Pedalando pelos centros culturais da cidade, é possível observar os monumentos, visitar os parques, apreciar a arquitetura e centros históricos. De bicicleta, o passeio se torna econômico e divertido. Excursões realizam passeios durante o dia, visitam o Templo de Literatura, a Ópera de Hanói e todos os museus. Ao anoitecer, passam pelo Lago Hoan Kiem para apreciar uma vista deslumbrante. Em todas as partes da cidade há aluguel de bicicletas, e em todos os lados tem alguém utilizando esse meio de transporte simples, que economiza tempo e dinheiro.

Bicicleta Hanoi
Se você pensa em conhecer os centros culturais de Hanói detalhadamente, vá de bicicleta!

Deu até vontade de sair pedalando por aí… Preocupe-se em explorar os encantos destas cidades de bicicleta e deixe que o Hotel Urbano cuida do resto!

Conheça outros roteiros através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitter e Viajante HU!