Home » Top Listas » 10 curiosidades incríveis sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional
Foz do Iguaçu Nacionais Paraná Sul Top Listas

10 curiosidades incríveis sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional

Um dos destinos mais procurados pelo brasileiro é, sem dúvidas, Foz do Iguaçu. O contato com a natureza, beleza, paisagens e a energia, faz desse lugar ser essencial e obrigatório para colocar naquela listinha de lugares para conhecer. O HURB é muito curioso e separou alguns fatos incríveis para compartilhar com nossos viajantes. Confira!

1- O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.

Parque Nacional Iguaçu
Crédito da foto: radioculturafoz.com.br

2- O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

3- O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria”.

4- Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.

Cataratas do Iguaçu
Crédito da foto: belezasnaturais.com.br

5- O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

Cataratas do Iguaçu
Crédito da foto: janelasabertas.com

6- O Parque Nacional do Iguaçu é o parque nacional mais visitado no Brasil depois do Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor. Recebe aproximadamente dois milhões de pessoas por ano!

Parque Nacional Iguaçu
Crédito da foto: veja.abril.com.br

7- As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.

Cataratas
Crédito da foto: hoteltarobafoz.com.br

8- As Cataratas têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara.

9- No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú, na província de Missiones.

Cataratas do Iguaçu
Crédito da foto: ocponline.com.br

10- O Rio Iguaçu nasce no Brasil, na serra do mar, estado do Paraná. Percorre muitos quilômetros de planície, pouco antes da sua foz, enfrenta um grande desnível, uma ruptura originada por uma falha geológica, esta fratura dá origem a um gigantesco sistema de quedas de água conhecido como as Cataratas do Iguaçu.

Curtiu saber mais desse destino fantástico? Agora você pode viajar para Foz já sabendo de algumas curiosidades interessantes sobre o destino.

Veja também:  Vai viajar? Saiba a melhor forma para arrumar a mala

Confira outras curiosidades através do nosso Instagram e viva mais história com  HURB!

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus