Home » Curiosidades » 10 curiosidades sensacionais sobre o deserto do Atacama
América do Sul Chile Curiosidades Deserto do Atacama Internacionais Top Listas

10 curiosidades sensacionais sobre o deserto do Atacama

Todo mundo sabe que o Chile é um país fantástico. Porém, o que talvez muitas pessoas não saibam, é que o famoso Deserto do Atacama é casa de uma série de curiosidades e fatos bizarros que intrigarão até os viajantes mais exigentes.

atacama
Deserto do Atacama

A cidade de São Pedro do Atacama no Chile, não é somente conhecida por possuir o deserto mais árido do mundo, mas também, por histórias, fatos curiosos e muitas lendas excêntricas que são contadas até hoje pelos habitantes.

atacama
Atacama

Se você deseja conhecer algumas delas, confira agora as 10 melhores que o Viajante HU selecionou. Está imperdível!

Deserto mais seco do mundo!

Quando se fala em deserto, todos sabem que devido a uma série de fatores a região tende a ser seca. O Deserto do Atacama, diferente de todos os outros, se destaca por ser o local mais árido da Terra. Especialistas afirmam que a quantidade de água que cai em algumas regiões deste solo é extremamente baixa, chegando a ser necessário um século para encher uma xícara de café com os milímetros de água.

 

deserto-mais-seco-do-mundo-atacama
Deserto do Atacama

Banho Gravitatório

Quem disse que só é possível gravitar no espaço não conheceu as famosas Lagunas de São Pedro do Atacama. Devido a alta salinidade da água, ao mergulhar, os turistas não afundam e apenas desfrutam de um verdadeiro banho gravitatório nos lagos da região. Algumas lagoas são lindas e ótimas para visitação, mas devido a salinidade de algumas como as Lagunas Altiplanicas e a Laguna Cejar, elas não são exatamente próprias para banho. No entanto, na Laguna de Piedra os viajantes poderão boiar o quanto quiserem em águas azuis esverdeadas e ter incríveis sensações de leveza.

Veja também:  5 destinos espetaculares que você PRECISA visitar na América do Sul
Banho-Gravitatório-atacama
Banho Gravitatório

Terra viva

No deserto do Atacama onde já foi mar, hoje encontram-se vales, lagos de sal e cachoeiras de águas termais e Gêiseres. Este último fenômeno gera a sensação da terra estar viva. Um gêiser é uma nascente termal que constantemente joga água quente e vapor para o ar, eles aliviam o friozinho do Atacama com as suas colunas e dão um espetáculo natural a todos que prestigiam o momento em que a água é jorrada. Um dos mais famosos da região é o Geysers del Tatio, uma das principais atrações turísticas da região.

gêiser
Gêiser

Neve

Neve em um deserto? Pode parecer meio estranho, mas antes de chegar ao ponto principal do Atacama é possível encontrar neve e logo em seguida se deparar com o seco. Apesar de ser um fenômeno não muito comum na região, em alguns lugares e dependendo da estação os turistas poderão até brincar de guerra de neve. Prestigiar tal espetáculo natural será algo raro, marcante e mais que especial durante suas aventuras em São Pedro do Atacama.

atacama
Atacama

Animais fantásticos

Além de prestigiar paisagens que proporcionam experiências inesquecíveis, no Atacama é possível avistar muitos flamingos, lhamas, e outros animais exóticos. Apesar das condições inóspitas, estes animais vivem e procriam em certos lugares da região, ficando próximo as águas frias que apesar de parecer quentes, estão na temperatura ideal para os animais.

animais-fantásticos-atacama
Animais – Atacama

Igreja de palha, cactos e couro

A principal paróquia destas terras, a Igreja San Pedro de Atacama, apesar de possuir data de fundação desconhecida, funciona desde 1641 e os seus famosos arcos na parte externa são datados de 1744. Muitos anos se passaram desde sua construção, mas as marcas e principalmente os materiais utilizados para erguer a igreja, fazem do local uma parada obrigatória para os viajantes. Localizada na praça principal da cidade e junto a tijolos e telhas, a construção levou palha, árvores da região, cactos e couro de lhama, que podem ser percebidos e admirados.

Veja também:  Férias no Atacama (parte 2)
Igreja-San_Pedro_de_Atacama
Igreja San Pedro de Atacama

Cemitérios, ruínas e museus

Os objetos da pré-história de Atacama despertam a curiosidade do público até hoje e todo bom viajante não pode sair de lá sem antes conhecer os túmulos que os familiares talhavam para os seus entes queridos, meteoritos achados e ruínas do que antes eram cidades. Este lugar é um verdadeiro espetáculo arquitetônico, chegando a possuir sítios arqueológicos como Pukará de Quitor e diversos museus fantásticos repletos de histórias. A Universidad Católica del Norte e do Meteorito, o Museu Arqueológico Padre Le Paige abrigam as coleções arqueológicas e etnográficas que foram recuperadas e são preservadas até hoje.

ruinas-atacama
Ruínas

Vulcões

A região do Deserto do Atacama é formada por uma grande quantidade de vulcões com altura superior a 5 mil metros do nível do mar. Os de maior destaque são os Licancabur, Lascar, Sairecabur e Putana, em que é formado um altiplano (terras altas), a milhares de metros, com pequenos lagos e zonas úmidas. Apesar de possuir um nome assustador, é possível não somente chegar bem próximo, como até subir no topo da maioria dos vulcões, sendo um dos incríveis atrativos do local.

vulcões-atacama
Vulcões

Mão gigante

Uma mão amiga sempre cai bem, não é? Nas margens da rodovia chilena Pan-Americana, é possível conhecer e tirar várias fotos com a Mão do Deserto ou em espanhol “Mano del Desierto”. Esculpida pelo chileno Mario Irarrázabal em 1992, ela possui mais de 10 metros de altura e inúmeras lendas sobre a famosa mão gigante que é um dos pontos turísticos mais sensacionais e atrativos do Chile.

Mão-gigante-atacama
Mão gigante

Maior depósito salino no Chile

O Salar de Atacama consiste num grande lago de águas salinas formada pelas chuvas no altiplano, além das altas montanhas que não passam pela barreira da Cordilheira de Domeyko e ficam estagnadas na bacia do rio. Com o tempo, é formado uma crosta dura e branca de sal e outros sedimentos dos entornos das montanhas, transportados pelo vento e pela água, o que rendeu o título de maior reserva salina do Chile.

Veja também:  10 cidades que já sediaram a Copa do Mundo
deposito-salino-atacama
Depósito Salino

Detalhe importante é que as pedras de sal não estão aptas para o consumo, pois contém cianeto de sódio, que é nocivo e até letal. A ingestão pode causar queimação na língua, inflamação na mucosa gástrica, dor de cabeça e a inalação pode causar irritação nasal. Fique ligado!

Férias no Atacama (parte 1)

Férias no Atacama (parte 2)

Confira outros destinos através do nosso Instagram!