Home » Dicas de Viagem » Conheça a cidade de Piranhas e mais 10 dicas para o Ecoturismo em Alagoas
Dicas de Viagem Nacionais

Conheça a cidade de Piranhas e mais 10 dicas para o Ecoturismo em Alagoas

Alagoas tem um dos melhores destinos para o Ecoturismo o ano inteiro. São inúmeras trilhas, cachoeiras, matas, praias, estações de proteção ambientais, propícias à caminhadas, observação de espécimes e práticas de esportes radicais na natureza.

Hoje, vamos te mostrar 10 dicas de cidades ideais para a prática do Ecoturismo em Alagoas. Prepare o mochilão, boné e par de tênis de caminhada que a aventura vai começar!

Muito além do que as belas praias de Maceió, em seus roteiros turísticos estruturados, a proposta ecoturística é justamente curtir o que há de diversidade natural e cultural no Estado como um todo.

A Serra da Barriga

É o berço dos heróis africanos Ganga Zumba, Dandara e Zumbi dos Palmares – O Quilombo dos Palmares – todo dia 20/11, Dia da Consciência Negra, O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, consegue em cada detalhe retratar o maior Quilombo das Américas, permitindo aos seus visitantes conhecer de perto o que foi a luta pela liberdade do povo negro. Nesse memorial é possível ter uma experiência quilombola completa e compreender a rica cultura ancestral imersa na prática da capoeira, na arquitetura indígena, a casa de farinha, o artesanato e a extravagante e deliciosa gastronomia. Vale saber que Alagoas tem 59 quilombos reconhecidos, sendo o maior o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Conhecida como a Terra da Liberdade, União dos Palmares conta ainda com o Muquém, Jussarinha, Filus e Mariana.

Festa no Quilombo dos Palmares Serra da Barriga 20/11

 

Coruripe

Famosa por suas praias, excelentes para a prática do surf, caiaque e stand-up paddle; além disso, há muitas trilhas propícias para caminhadas, dentre elas a trilha ecológica de jangada no manguezal (panorâmico) até o criatório de tilápia, na praia da Lagoa do Pau.

Veja também:  Pacotes nacionais com até 40% OFF - Campanha Viaje pelo Brasil

Piranhas

Uma cidade histórica e cultural, onde tem o passeio na tradicional Canoa de Tolda, herança da colonização holandesa no nordeste: uma embarcação com uma cobertura de madeira na parte do convés. Você a encontra na parte baixa do Rio São Francisco. Nessa cidade você poderá conhecer o Museu do Sertão, com toda história e cultura do Cangaço e o conservatório de Música Municipal Cacilda Damasceno, onde a população local tem acesso à rica cultura musical nordestina, inclusive com a fabricação de instrumentos.Museu do Sertão de Piranhas

Delmiro Gouvêa

Fica a caminho do Rio São Francisco, o que nos traz paisagens naturais belíssimas, aqui está o cenário perfeito para os esportes de aventura: trilhas, escaladas e psicobloc. A escalada é feita em paredões com vários tipos de dificuldades, sendo que no psicobloc é feita sem equipamentos. Existem paredões com muitos pontos negativos e que dificultam cada vez mais a subida até o topo. Atenção para o Mirante do Talhado, um dos principais destinos para a prática dessas modalidades em Alagoas.

Porto de Pedras

Os visitantes podem conhecer (e se encantarem) com o Projeto de Preservação do Peixe-Boi, no encontro do Rio Tatuamunha com o mar. O santuário do peixe-boi marinho permite um contato direto com o mamífero, que está ameaçado de extinção, em sua luta para ser mantido em seu habitat natural. Este passeio é feito de jangada a remo e é restrito a 70 pessoas diariamente com condutores autorizados.

Peixe Boi

Mergulho

Para quem gosta de mergulhos em profundidade, algumas praias de Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro permitem vivências únicas no fundo do mar. Nas Galés de Maragogi, existem flora e fauna riquíssimos, assim como os recifes de coral, que constituem uma das mais importantes formações coralíneas do planeta, avistados através da prática de apneia ou mergulho de cilindro com até 5 metros de profundidade. Para os iniciantes, a Piscina do Amor, na praia da Pajuçara terá uma experiência inesquecível por conta da grande variedade de peixes e corais.Mergulho em Maragogi

Veja também:  Estudantes nordestinos levam 59 das 75 medalhas na Olimpíada de História

 

Zona rural de Viçosa

Na zona rural de Viçosa você tem uma surpresa saborosa: o Restaurante Trapiá, fica localizado num rancho, no povoado de Tangil. A grande especialidade são os assados: costela de porco com redução balsâmica e rapadura, picanha da Patagônia e pernil do Uruguai, matérias-primas de qualidade, além dos sabores inigualáveis da culinária nordestina. Agende sua visita com o Chef Elias Vasconcelos para saber as opções e escolher um desses pratos maravilhosos!

Estação ambiental Cinturão Verde

O Cinturão Verde é uma faixa de segurança ambiental em Alagoas apoiada pela empresa Braskem. Esta estação tem aproximadamente 200 mil metros quadrados, com preservação de mais de 400 animais silvestres, de 50 espécies diferentes. A entrada para o Cinturão Verde da Braskem é gratuita, mas é preciso agendar a visita com 15 dias de antecedência pelo site da própria empresa. O parque fica aberto de segunda à sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h.

São José da Laje

Você não deve perder a reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, um ambiente tranquilo. Como é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na zona rural de São José da Laje, você deve agendar o passeio e a vaga no restaurante 72 horas antes de ir. No espaço, é possível encontrar corredor de bambuzais, nascentes de água potável, lagos e espaços de preservação de aves em extinção. Ainda é possível encontrar restaurante para saborear uma bela gastronomia servida em meio à natureza.

Murici

Em Murici, as cachoeiras de rara beleza são os abrigos perfeitos para multicoloridos pássaros endêmicos da Mata Atlântica, um rico santuário ecológico preservado. Destacamos aqui a beleza da saíra sete-cores. Consulte os guias locais para maiores detalhes.

Veja também:  Segundo pesquisa, Maceió é o destino mais procurado por turistas pós-pandemia

Saíra sete-cores

E aí, vamos arrumar a mochila e partir para essa aventura? O Hurb tem roteiros maravilhosos para sua viagem de férias em Alagoas!