Home » Dicas de Viagem » 10 melhores rotas de vinhos ao redor do mundo
Curiosidades Dicas de Viagem Internacionais Nacionais

10 melhores rotas de vinhos ao redor do mundo

A degustação de vinhos é uma das melhores experiências em qualquer horário do dia. Por conta disso, as rotas de vinhos se tornaram excelentes roteiros para quem busca um passeio diferenciado e fora da curva. O que têm se tornado muito comum, também, é que muitos viajantes estão optando por passar suas férias degustando vinhos ao redor do mundo.

O turismo de vinho aumentou nos últimos 10 anos e muitas vinícolas oferecem espaços de degustação requintados com vistas panorâmicas de vinhedos, jantares para degustação e passeios incríveis nas vinícolas e adegas.

Vinhos

O Viajante HU apresenta as 10 melhores rotas de vinhos para quem busca apreciar e degustar sabores diferenciados ao redor do mundo. Confira, a lista está sensacional!

Bordeaux (França)

Uma das regiões produtoras de vinhos mais respeitadas do mundo, Bordeaux é um paraíso para os apreciadores dos melhores sabores. Cobrindo uma área enorme e uma das regiões vinícolas mais populares, a produção de vinho em Bordeaux é na maior parte vermelha e tem uma excelente reputação, desde vinhos de mesa deliciosos até algumas das garrafas mais caras e de prestígio global. A cidade é oficialmente um Patrimônio Mundial e lar de alguns dos vinhedos mais reverenciados do mundo. Na visita, não deixe de conhecer o museu Cité du Vin.

Créditos do vídeo: La Cité du Vin

Mendoza (Argentina)

Nos últimos anos, a Argentina se posicionou no mercado como um dos maiores produtores de vinho do mundo e esse sucesso passa pela excelência em serviços das vinícolas de Mendoza. Conhecido mundialmente pela produção dos excepcionais Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah, as vinícolas da cidade de Mendoza oferecem jantares de degustação e passeios. No entanto, tente reservar antecipadamente, já que quase todas as vinícolas exigem reservas. Na oportunidade, visite o Vines of Mendoza na praça principal para obter informações, reservas e degustações.

Créditos do vídeo: A&K International Estates

Veja também:  Grécia: 8 fotos que farão você visitar as Ilhas Gregas em 2021

Bento Gonçalves (Brasil)

A região de Bento Gonçalves, localizada no estado do Rio Grande do Sul é uma das grandes produtoras do país. Com raízes italianas, os vinhos da região, principalmente o Merlot, complementam perfeitamente as tradicionais grades de churrasco que acontecem em toda cidade. As vinícolas estão concentradas no Vale dos Vinhedos onde, apesar da aparência brasileira, a herança italiana é celebrada através dos museus e trens a vapor.

Repleta de visitantes que vão em busca de apreciar o melhor da degustação de vinhos, as Casas Miolo, Valduga e os eternos sommeliers Salton, estão de portas abertas e interessados em apresentar seus vinhos de extrema qualidade. No Vale dos Vinhedos, a experiência que você vai ter é incrível!

Créditos do vídeo: Caminhos e Destinos

Toscana (Itália)

A região de Toscana, na Itália, é mundialmente conhecida pelo Chianti. É a primeira palavra que vem à mente, o vinho tinto sempre agradável que combina tão perfeitamente com carnes e massas. Em meio às colinas suavemente inclinadas da Toscana, cheias de casas e castelos medievais, os campos de vinhos estão abertos para passeios e degustações. Detalhe curioso é que os fabricantes ainda esmagam as uvas com os pés e o vinho é armazenado em porões, esculpidos diretamente da rochas.

Créditos do vídeo: Volare Aerial Videography

Santorini (Grécia)

Que Santorini é encantadora, incrível, sedutora, apaixonante e tudo mais, você já sabe. Agora, você precisa apreciar o esplêndido vinho Grego. A ilha abriga nove variedades de uvas indígenas que incluem o famoso Assyrtiko, vinho branco seco. Amplamente cultivada no extremo norte da Macedônia, a uva Assyrtiko em Santorini apresentam mais de 65 anos de idade, tornando-se uma das mais antigas de toda Grécia. Essa longevidade ocorre por consequência das condições vulcânicas presentes na ilha. Uma visita imperdível é o passeio ao Museu do Vinho de Koutsoyannopoulos.

Créditos do vídeo: winemuseumsantorini

Veja também:  5 hotéis imperdíveis da rede Laghetto no Rio Grande do Sul

Alsace (França)

Próximo da fronteira com a Alemanha, os viajantes encontrarão a Alsace, na França. Os vinhedos da terra possuem grande influência Germânica em suas criações. A Alsace produz excelentes vinhos brancos e segue a parte mais fina do rio Reno, com as montanhas de Vosges ao fundo, oferecendo um cenário perfeito. Com a sua famosa rota do vinho, a Alsace é ideal para os turistas apreciadores de bons vinhos, arquiteturas tradicionais e alta gastronomia!

Créditos do vídeo: bestdestination

Cape Town (África do Sul)

Com solo fértil e um clima moderado os produtores sul-africanos entregam ao mundo os charmosos Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Shiraz e Pinot Noir. Os vinhos da África do Sul, em especial, da região de Cape Town, cresceram em popularidade nas últimas décadas, e a região está bem preparada para atender a todos os padrões de clientes. Na sua passagem por Cape Town, visite as famosas rotas de vinho, como Groot Constantia, Stellenbosch, Paarl e Franschhoek.

Napa & Sonoma (Califórnia)

Atraindo mais de 4 milhões de visitantes por ano, a região de Napa & Sonoma, na Califórnia, conhecida como Napa Valley é uma das regiões mais populares para degustação de vinhos nos Estados Unidos. Com vinhos de classe mundial, a região têm sido alvo de elogios internacionais e a maioria de suas 450 vinícolas estão abertas ao público para degustação. A região tem notoriedade global pela excelente variedade de vinhos, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Zinfandel, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Créditos do vídeo: yan. yan

Rioja (Espanha)

Nenhum outro vinho está mais associado a um país que a Rioja é com a Espanha. Muitos acreditam que Rioja é um tipo de uva e que o vinho é sempre tinto. Na verdade, La Rioja é a região vinícola da Espanha, onde as uvas típicas são Tempranillo, Grenache, Graciano e Mazuelo. Também há vinhos brancos com o nome da Rioja. Ainda assim, são os vermelhos mais conhecidos em todo o mundo. Mundialmente conhecida por sua excepcional gastronomia, a Espanha mantém suas tradições também nos vinhos. Os espanhóis têm um ditado: “Onde o vinho é bom, a comida também é”. Na sua próxima visita, conheça a  as fazendas tradicionais como López de Heredia e a rota do vinho de Baigorri.

Créditos do vídeo: To Be Basque

Veja também:  Conheça os 10 destinos internacionais mais românticos para viajar em 2019

Vale de Okanagan (Canadá)

A partir da fronteira entre o Canadá e os EUA, O clima incomum do British Columbia transformou o Canadá em um produtor de vinhos. Mesmo com os extremos do clima, as vinícolas Canadenses prosperaram e entregam vinhos de qualidade ao mundo. O Vale de Okanagan possui uma grande variedade de uvas cultivadas, onde os vermelhos abrangem Merlot, Pinot Noir e Cabernet, enquanto os brancos se estendem de Pinot Gris e Chardonnay para Riesling. A visita no Vale é incrível e você ficará encantado com o poder e a qualidade dos vinhos produzidos na região!

Créditos do vídeo: Wines of British Columbia

Preocupe-se em conhecer estas incríveis rotas de vinhos e deixe que o Hotel Urbano cuida do resto pra você. Viva mais histórias ao redor do mundo!

Conheça outros roteiros através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitter e Viajante HU!