Home » Dicas de Viagem » 10 motivos para curtir a Páscoa na Serra Gaúcha
Dicas de Viagem Nacionais

10 motivos para curtir a Páscoa na Serra Gaúcha

A Páscoa finalmente está chegando e entre os melhores destinos para curtir esta época maravilhosa, estão as cidades localizadas na Serra Gaúcha. As atratividades da região fazem a alegria dos chocólatras, além de deixar todos os viajantes apaixonados e encantados frente a tanta riqueza cultural, artística e natural.

gramado
Créditos: Reprodução/Facebook

Pensando nos turistas de plantão que almejam conhecer as charmosas cidades do Rio Grande do Sul durante a época da Páscoa, o Viajante HU apresenta 10 motivos para você desfrutar da Serra Gaúcha na época mais gostosa do ano. Confira!

Cidades decoradas

Na páscoa, cidades como Gramado, Canela e muitas outras se tornam o cenário perfeito. Extremamente aconchegantes e acolhedores, os locais possuem inúmeras apresentações e desfiles, que farão você se sentir parte de um grande cenário de fantasias. Em praças, esquinas, dos postes de rua até as lojas, tudo ao seu redor é decorado com ovos de páscoa, coelhinhos e todos os tipos de enfeites que iluminam as cidades e colorem as ruas gaúchas.

serra gaucha
Créditos: Reprodução/Google

Fantásticas Fábricas de Chocolates

O chocolate fabricado no Rio Grande do Sul é extremamente famoso no Brasil e no mundo, pois, foi justamente nesta região que surgiram as primeiras fábricas e lojas de doces que são cuidadosamente preparados e caprichados no sabor.

Em Gramado, os viajantes podem conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. Na oportunidade, é possível acompanhar o processo de produção, fazer degustações e comprar produtos diferenciados nas lojinhas.

Quem visita, ainda tem a disposição, outras fábricas de marcas tradicionais que nesta época abrem suas portas ao público, proporcionando uma experiência semelhante ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolate do Willy Wonka. É impossível resistir aos saborosos chocolates que são produzidos.

Fabricas-de-chocolates-artesanal
Créditos: Reprodução/Google

Reino do Chocolate

Além de inúmeras fábricas, se você é apaixonado por chocolate, um dos melhores motivos para fechar as malas e embarcar em uma aventura na Serra Gaúcha, é o sensacional Reino do Chocolate localizado na estrada entre as cidades de Canela e Gramado. No Rio Grande do Sul, além de chocolates artesanais, também originou-se o primeiro espaço temático de chocolate do Brasil, que proporciona a todos uma viagem no tempo, apresenta a produção de chocolates em uma mini fábrica e expõe toda a história da iguaria desde as civilizações astecas.

Eventos fantásticos

Durante a época pascoal, muitos eventos, shows e espetáculos acontecem nas cidades gaúchas. Os mais famosos e queridos pelos viajantes estão na cidade de Gramado, como o Desfile de Páscoa, que apresenta toda a magia do período, além do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, que conta uma linda história lúdica para as crianças e “Korvatunturi” uma explosiva apresentação teatral. Além destes atrativos, há muitos outros, como o Chocofest, maior evento de chocolate do Brasil.

Eventos-Desfile-Gramado
Créditos: Reprodução/Google

Passeios e Atratividades

É uma delícia passear e conhecer os atrativos das cidades incríveis da Serra Gaúcha. Os mais recomendados são o Bus tour que percorre mais de 30 pontos turísticos com visão panorâmica pelas cidades de Gramado e Canela e o voo de helicóptero que sobrevoa a Cascata do Caracol, Catedral de Pedra, Castelinho Caracol e o Parque Terra Mágica Florybal. Aproveite sua estadia na região para conhecer outros destaques como o Lago Negro, um dos cartões postais turísticos mais conhecidos e românticos, onde você pode andar de pedalinho e fazer piquenique no jardim ao redor do lago.

 

Veja também:  Neve no Brasil o ano inteiro

Museus Temáticos

Na Serra Gaúcha, além de poder conhecer o mundo das locomotivas, existem diversos museus disponíveis, como o primeiro Museu de Cera da América Latina, o Museu da Moda e muitos outros. Para os adultos e crianças, na estrada que liga a cidade de Gramado e Canela está localizado o Mundo a Vapor, um local incrível que possui réplicas de locomotivas, miniaturas de palácios, usinas e até de fábricas.

Os viajantes poderão, ainda, se divertir nos museus temáticos como o Hollywood Dream Cars, Super Carros, Harley Motor Show e o Museu de Cera, onde encontrarão celebridades conhecidas mundialmente, como Elvis Presley, Pelé, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Elton John, Ayrton Senna e até Mr. Bean.

Rota do Vinho

A região do Rio Grande do Sul é uma das grandes produtoras de vinho do país, principalmente a cidade de Bento Gonçalves, que merece uma visita especial. Local ideal para os apreciadores que desejam acompanhar a produção dos vinhos e conhecer adegas sensacionais. Por ter raízes italianas, os vinhos da região complementam perfeitamente as tradicionais grades de churrasco.

A maioria das vinícolas da Serra estão concentradas no Vale dos Vinhedos onde, apesar da aparência brasileira, a herança italiana é celebrada através dos museus e trens a vapor. Com frequência, inúmeros visitantes vão em busca de apreciar o melhor da degustação de vinhos. As Casas Miolo, Valduga e os eternos sommeliers Salton estão de portas abertas para apresentar os vinhos de extrema qualidade e reputação ilibada. É uma experiência imperdível!

Clima Agradável

Localizado no sul do Brasil que possui temperaturas baixas e por conta da grande influência europeia em sua arquitetura, as cidades gaúchas possuem um clima aconchegante que agrada os visitantes de todos os locais do mundo. Justamente no mês pascoal, a temperatura amena proporciona sensações extremamente agradáveis para curtir as charmosas cidades da Serra. Atrelar o clima agradável aos passeios imperdíveis e as atrações únicas que acontecem na Páscoa da Serra Gaúcha é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível!

serra gaucha
Créditos: @gramadoblog

Belezas Naturais

Palco de atrações perfeitas para os chocólatras e desbravadores da história da iguaria, a região também é extremamente abençoada com muitas riquezas naturais. Prova disso são os belos parques como o de Caracol em Canela, o Parque Nacional dos Aparados da Serra em Cambará do Sul e Parque das 8 Cachoeiras e das Cascatas em São Francisco de Paula. Os viajantes mais radicais poderão realizar trilhas, experimentar tirolesas, conhecer cachoeiras e tirar fotos incríveis nos espetáculos naturais da região.

Snowland

Já imaginou além de saborear os melhores chocolate do Brasil, se divertir na neve sem precisar sair do país? Na Serra Gaúcha além de brincar com a neve você pode esquiar de verdade no Snowland, o maior parque nevado das Américas. O passeio é um dos mais impressionantes da região e é recomendado para quem gosta de frio, tendo como atração mais famosa a Montanha de Neve. O local possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 14.800 de área coberta com temperatura variando entre -2 ºC e -3 ºC.

Muita diversão, histórias, tradição e alta gastronomia esperam você e sua família. Viva mais histórias na Serra Gaúcha com o HU!

Veja também:  Chocofest, maior evento de chocolate do Brasil, já começou em Gramado

Confira outros roteiros através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter e Viajante HU!