Home » Dicas de Viagem » 10 museus brasileiros que talvez você ainda não conheça
Dicas de Viagem Nacionais

10 museus brasileiros que talvez você ainda não conheça

Obras de arte famosas, coleções históricas e uma experiência singular. Isso, os museus brasileiros têm de sobra e estão sendo cada vez mais procurados pelos turistas, principalmente aqueles que não são tão conhecidos. Graças a diversidade cultural do país e sua vasta extensão, a quantidade de museus é surpreendente, assim como o incrível acervo de cada um deles, que apesar de fenomenal são poucos explorados.

Pensando nesses fatores e nos viajantes de plantão, apresentamos 10 museus fantásticos, divertidos e que talvez você não sabia da existência deles. Confira!

Museu da Invenção (São Paulo – SP)

As pessoas costumam dizer que na grande São Paulo existe de tudo, até mesmo um museu que possui uma variedade de invenções. Conhecido como Inventolândia, mais de 500 objetos patenteados fazem parte do acervo do Museu da Invenção, que além de ser acessível, todos os artefatos podem ser vistos de perto. Na coleção, existem invenções de todos os tipos, como piano dobrável, pantufas que servem como vassoura, duplo telefone, pente para carecas, óculos com retrovisor e muitas outras ideias bem diferentes. Vale a pena conferir!

Além de ser um lugar bastante divertido, o Museu da Invenção mostrar que a criatividade não tem limite e que toda ideia, por mais bizarra que seja, têm seu valor!

Museu da Cachaça (Maranguape – CE)

A cachaça é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e esse é um ótimo passeio para quem gosta da branquinha. O museu está localizado em Maranguape, no Ceará, no sítio da maior produtora mundial da bebida, Ypióca, que em fábrica produz cachaça a mais de 150 anos. Sediado em um casarão datado do século XIX, o museu resgata a história da bebida e da família Telles, fundadores da fábrica.

Além de entender o processo de fabricação da bebida, na visita ao museu é possível fazer uma degustação da cachaça, sendo uma das melhores partes do roteiro para os apreciadores. Entre os acervos e peças da exposição, está a réplica do primeiro alambique construído no local, um trator que veio da Inglaterra na década de 30 e o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade de armazenamento de 374 mil litros de cachaça.

museu da cachaca

Museu dos Brinquedos (Belo Horizonte – MG)

Sabe quando se está em família ou em uma roda de amigos e começa a lembrar dos brinquedos do seu tempo de infância? A nostalgia é certa, assim como o sentimento bom e aquela vontade de voltar a ser criança. Para os que amam esses momentos, em Belo Horizonte, existe um museu onde é possível reviver sua infância e recordar o que era diversão e sucesso na sua época. O passeio é sensacional e você vai adorar ver o contraste de várias épocas sendo vividas através de brinquedos!

museu-brinquedo

O objetivo maior do Museu dos Brinquedos é preservar o patrimônio cultural da infância de muitos brasileiros. Desde sua fundação em 2002 até hoje, o local aceita doações e recebe visitantes de todas os lugares do país.

Museu de Cera (Serra Gaúcha – RS)

Você sabia que não é preciso sair das fronteiras do Brasil para conhecer vários personagens famosos de uma só vez? Entre as majestosas cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, está o primeiro Museu de Cera da América Latina e o único do país.

Dreamland-Museu-de-Cera

Celebridades conhecidas mundialmente, como Elvis Presley, Pelé, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Elton John, Ayrton Senna e até Mr. Bean são alguns dos que estão presentes no local. Visitar este museu, proporciona uma experiência única sem precisar sair do Brasil, onde é possível fotografar e até gravar vídeos.

Museu do Homem Americano (São Raimundo Nonato – PI)

Na cidade de São Raimundo Nonato no Piauí, está o Museu do Homem Americano que abriga um dos maiores patrimônios culturais e históricos do mundo, assim como, o Parque Nacional da Serra da Capivara. Desde sua fundação, o objetivo é mostrar o resultado de anos de pesquisa, levando para sociedade a realidade da vida pré histórica, criado por pesquisadores, cientistas brasileiros e franceses que trabalham na região desde 1973.

No mezanino, estão expostas peças pré históricas, utensílios, armas, urnas funerárias e esqueletos. Nas últimas salas, são apresentados os ossos, as imagens desenhadas e a descrição da megafauna que viveu na região. Os viajantes que visitam a região, têm acesso aos materiais arqueológicos, paleontológicos, zoológicos e botânicos que datam de mais de 12 mil anos, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão total na pré história.

museu-do-homem-americano

Museu da Borracha (Rio Branco – Acre)

Além de possuir artefatos utilizados durante o ciclo da borracha, este museu localizado na capital do Acre, guarda artefatos que marcaram a história do estado. Com mais de cinco mil peças, existem fósseis de animais pré históricos, mandíbula de crocodilo, equipamentos que os seringueiros utilizavam para produzir a borracha e ainda uma das maiores hemerotecas da Amazônia.

ac-rio-branco-cultura-museu-da-borracha

Museu do Café (Santos – SP)

Você deve saber que o café foi um grão importantíssimo para a economia do Brasil. O que talvez você não saiba é que em uma bela estrutura na cidade de Santos, fica localizado o Museu do Café, que além de seu prédio ter servido de palco para negociações, atualmente serve como um atrativo para este patrimônio artístico, cultural e histórico do país.

Além de preservar e transmitir a todos os visitantes a história do café no Brasil, no local, existe o Centro de preparação do Café, onde é possível degustar os mais variados tipos de cafés, além de fazer cursos de baristas e outros para os que almejam especialização na fabricação e degustação da iguaria.

Museu do Tubarão (Fernando de Noronha – PE)

No mais famoso arquipélago do país, Fernando de Noronha, está localizado o Museu do Tubarão, que possui em seu acervo uma gama de informações sobre algumas espécies que circundam a região. Alguns animais são considerados pacíficos e neste museu você poderá conhecer a história e até tocar em alguns objetos, como as mandíbulas de tubarões. O museu promove em seu roteiro de apresentação, uma palestra de um especialista no assunto, onde é possível tirar dúvidas e depois apreciar o melhor da gastronomia local no restaurante da região, que possui um “bolinho de tubalhau” sensacional.

museu-do-tubarao

Museu da Arte Mágica (São Paulo – SP)

Para os amantes de mágica e principalmente os que gostam de desvendar os segredos e mistérios por trás de tal, o museu da Arte Mágica e Ilusionismo João Peixoto dos Santos, que fica situado em São Paulo, vem se tornando cada vez mais uma atração diferenciada tanto para crianças, adultos e idosos.

Além de entretenimento, lazer e uma amostra viva da cultura ilusionista no Brasil, o museu conta com um acervo de livros, quadros com marcos históricos importantes, vídeos e objetos raros para fazer mágica. No espaço, é possível realizar cursos, shows e até aprender alguns truques interessantes.

museu-magica

Museu do Mamulengo (Olinda – PE)

Em Olinda, cidade que respira carnaval todos os dias, está situado um dos museus mais interativos e exóticos do país. Mamulengo é um fantoche nordestino que com ajuda da mão mole é possível dar vida aos bonecos que estão presentes na cultura da região. O espaço conta com mais de mil fantoches, sendo o primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, que recorda história, personagens e causos importantes.

museu-mamulengo

Viva mais histórias nos museus do Brasil com o Hotel Urbano!

Conheça outros roteiros através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter e Viajante HU!