Home » Top Listas » Top dicas imperdíveis: Saiba o que fazer em Bonito
Bonito Centro-Oeste Dicas de Viagem Mato Grosso do Sul Nacionais Top Listas

Top dicas imperdíveis: Saiba o que fazer em Bonito

Quando o assunto é ecoturismo, Bonito é um dos destinos mais buscados pelos viajantes. Como o próprio nome já diz, o que você vivenciará por lá, é de uma beleza sem igual. Grutas, corredeiras, cachoeiras, esportes radicais, mergulho em águas transparentes e muito mais. Bonito vai encantar você. Por isso, o Go Hurb separou as melhores dicas para você saber o que fazer em Bonito. Confira! 

Quando ir:

A melhor época para conhecer Bonito depende muito das preferências de cada um, porque na cidade existem duas estações muito bem definidas: a época de chuvas e a época das secas. Durante os meses de dezembro a março é verão em Bonito, mas também é a época que mais chove na região. Além disso, o calor fica intenso, as cachoeiras tendem a ficar mais cheias por causa das chuvas e as matas ficam ainda mais verdes. Mas, é importante lembrar que por conta das chuvas muitos passeios podem sem cancelados, já que em Bonito as atrações são na maioria ao ar livre.

Já nos meses de maio a setembro é quando acontece a época da seca em Bonito e o inverno. Nesses meses a temperatura na cidade cai bastante, atingindo mínimas de 15ºC, portanto, se for nessa época não esqueça as roupas de frio, você irá precisar, principalmente durante a noite. Mas, além de ficar mais frio, os rios ficam ainda mais cristalinos e com maior quantidade de peixes.  Há quem prefira a época de chuvas e também quem escolha visitar Bonito durante a época das secas. Fica a seu critério querido viajante.

Bonito
Créditos: Hurb

Com quem ir:

Bonito é ideal para todos os tipos de viajantes, principalmente os mais aventureiros. O recomendado é que você opte por não levar crianças muito pequenas para a cidade (o ideal são crianças acima de 6 anos), porque alguns passeios tem limitadores de idade e outros precisam fazer caminhadas entre as matas, o que não seria muito seguro para crianças muito pequenas. Fora isso, Bonito é mais do que recomendado para todo mundo, seja família, casais, grupos de amigos e sozinho também. O importante é aproveitar tudo que a cidade tem de melhor para oferecer, a garantia de diversão é certa!

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA BONITO

o que fazer em bonito

Se você busca contato com a natureza, visuais e sabores marcantes, Bonito é o lugar ideal pra você. O Go Hurb separou 10 passeios incríveis para sua próxima viagem neste paraíso!

O que fazer:

Gruta do Lago Azul

Quando pensar o que fazer em Bonito, o passeio na Gruta do Lago Azul não poderá ficar de fora da sua lista, afinal, essa é uma daquelas experiências sensacionais que você levará para vida toda. Após uma descida de 100 metros, você vai se deparar com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade é de aproximadamente 90 metros. Detalhe curioso é que não se sabe ao certo onde é a fonte das águas, uma das hipóteses é a  existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago. De qualquer forma, o passeio é incrível e você vai se apaixonar pelo lugar!

Rio da Prata

Um dos passeios mais famosos e badalados de Bonito é a flutuação no Rio da Prata. O roteiro é iniciado com uma caminhada de aproximadamente 2.200 metros através de uma trilha interpretativa localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural. A flutuação acontece em cerca de 1.800 metros em grupos de até 9 pessoas sob acompanhamento de um guia local. A flutuação pelo Rio Olho D’água termina no encontro com o Rio da Prata, nesse ponto do passeio o visitante poderá continuar flutuando ou pegar o barco de apoio até o deck no final do percurso. A experiência é fantástica!

Créditos do vídeo: Recanto Ecológico Rio da Prata

Veja também:  10 melhores hotéis para se hospedar em Bonito

Abismo Anhumas

A maior Aventura do Brasil. O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a cerca de 23 quilômetros da cidade de Bonito e um dos maiores espetáculos deste destino. No passeio, a pequena fenda no chão é apenas o início do rapel. Até o fundo da caverna são aproximadamente 72 metros (equivalente a um prédio de 27 andares) em descida vertical. O passeio que dura entre cinco e sete minutos, então, tente aproveitar ao máximo a vista. Detalhe importante é que diariamente descem apenas dois grupos com oito pessoas, um pela manhã e outro à tarde. A atividade é acompanhada por 6 monitores.

Créditos do vídeo: Abismo Anhumas

Aquário Natural

Considerada a melhor opção para flutuantes de primeira viagem, o Aquário Natural é extremamente lindo e oferece várias opções de suporte. A atmosfera e o ambiente em si são de tirar o fôlego, ainda mais com o preenchimento da fauna e flora subaquáticas coloridas que encantam até os viajantes mais exigentes. O passeio de flutuação do Aquário Natural acontece no Rio Baía Bonita e é a opção mais próxima do centro de Bonito.

Desde sua criação, a reserva utiliza o princípio da sustentabilidade econômica, sócio-cultural e ecológica, visando assim a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU PASSEIO EM BONITO
o que fazer em bonito
créditos: Divulgação Agência Sucuri

Parque Ecológico Rio Formoso

Sabe aqueles passeios com boias, os famosos Boia Cross? Este passeio imperdível você encontra no Parque ecológico Rio Formoso. Apreciar as águas cristalinas do Rio Formoso enquanto desce as corredeiras e cachoeiras de boia é uma experiência que de fato não pode faltar no seu roteiro. No parque, você pode optar por outras aventuras como tirolesas, decks, stand ups e muito mais!

Créditos do vídeo: Parque Ecológico Rio Formoso

Veja também:  Os 6 destinos mais incríveis para você viajar nas férias

X-Perience Bonito

O X-Perience Bonito é um dos passeios sensacionais que farão você guardar este roteiro pra sempre. Proporcionando a experiência de visualizar a beleza de Bonito de cima, onde é possível contemplar a natureza com um toque especial de emoção e muita adrenalina. O X-Perience Bonito é um voo de paratrike, equipamento com motorização auxiliar para sobrevoar a cidade. Detalhe importante é que o passeio é realizado com o acompanhamento de um instrutor e é necessário usar calçados fechados, pesar até 100 quilos e ser maior de 18 anos!

Créditos do vídeo: Renilson Campos

Barra do Sucuri

Uma das experiências mais marcantes de Bonito está na flutuação da Barra do Sucuri. Em alguns momentos, você terá a sensação de estar voando, pois a água deste rio é tão clara que as vezes parece nem existir. Este passeio sensacional consiste em embarcar no bote e iniciar a subida de 1.300 metros pelo leito do Rio Sucuri, o trajeto leva em média 25 minutos até chegar ao deck flutuante. A partir deste ponto, a flutuação começa, descendo o mesmo caminho feito pelo barco inicialmente. Na oportunidade, o visitante poderá avistar peixes, animais e muita vegetação. Além de desfrutar da subida do rio indo de barco e a descida praticando a flutuação.

Créditos do vídeo: Viaje Infinito

Gruta São Mateus

Situado a cerca de 8 quilômetros de Bonito, a Gruta São Mateus é um dos passeios contemplativos dentro de uma caverna que este destino incrível apresenta. O passeio começa com instruções do guia e logo os visitantes tem acesso liberado para trilha, a partir daí, os viajantes percorrem 200 metros até a entrada da cavidade, onde inicia a visitação no interior da caverna. A gruta possui 60 degraus e iluminação artificial, amparada também com a ajuda de lanternas. Este passeio é um das melhores opções secas, fica próximo ao centro da cidade de Bonito e agrada a diversos públicos!

Gruta São Mateus Bonito

Projeto Jiboia

Se você é daqueles que curtem novas experiências com animais, o Projeto Jiboia é ideal pra você. O programa é uma palestra explicativa e educativa, sem deixar de ser de certa forma irônica e engraçada sobre a importância das cobras nos ecossistemas. No final da apresentação, o momento mais aguardado pelos turistas, onde você terá a oportunidade de fazer diversas “selfies” com uma Jiboia. As crianças corajosas costumam adorar esse programa, portanto, não deixe fora da sua lista de o que fazer em Bonito. 

o que fazer em bonito
Foto: Projeto Jiboia

O que fazer a noite em Bonito:

O aconselhado é fazer uma leve caminhada pela Praça da Liberdade, ícone de Bonito, localizado no centro da cidade. Por lá você encontrará diversas opções de restaurantes para apreciar a comida da região e aproveitar um clima mais tranquilo, porque é necessário guardar disposição para os passeios do dia seguinte. Algumas atrações como o Aquário de Bonito e o Projeto Jiboia funcionam durante a noite, então, para aqueles que além de comer, desejam outras opções, esses podem ser ótimos passeios. Mas, é importante lembrar que Bonito é uma cidade pequena e todo seu foco é durante o dia, o que proporciona uma vida noturna menos agitada, porém, não menos interessante.

Veja também:  Você já conhece as impressionantes piscinas naturais brasileiras?
O que fazer a noite em Bonito
créditos: bonito.ms.gov

Destinos próximos:

Jardim

Para os que adoram desbravar os destinos caminhando, o passeio ideal é o Buraco das Araras. Muitos acabam confundindo a localização dessa atração e dizem que ela fica em Bonito, mas na verdade, ela é localizada no município de Jardim, em aproximadamente 65km de Bonito. Proporcionando uma caminhada de aproximadamente 970 metros, o passeio tem duração de até 01 hora e 30 minutos, com duas paradas para observação nos mirantes. Ao chegar no local, no fundo do buraco, uma lagoa de águas verdes, rodeada por mata, abriga jacarés cuja sobrevivência ainda permanece um mistério. Além deles e das araras-vermelhas, mamíferos como cutia, tatu, o quati, o lobinho e aproximadamente 150 espécies de aves, incluindo curicacas e tucanos.  

Bodoquena

Localizada em aproximadamente 70km de Bonito, Bodoquena é o destino perfeito para quem ama a natureza e deseja passar o dia se refrescando nas inúmeras cachoeiras que existem no local. Além disso, Bodoquena é um dos municípios que fazem parte da unidade de conservação Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que tem também os municípios de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna. É possível passar o dia inteiro só ali contemplando o parque e sua imensa diversidade de aves e mamíferos, mas Bodoquena é ainda mais encantadora e reserva muitas outras opções de atrações. Não deixe de visitar a Cachoeira Boca da Onça, a Cachoeira do Jabuti e a Cachoeira Buraco do Macaco.

Bodoquena MS
créditos: umviajante.com.br

Bonito encantou você? Faça as malas e venha curtir este paraíso com o Hurb.

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA BONITO

Viva mais histórias no Mato Grosso do Sul!