Home » Curiosidades » 10 pratos típicos que você precisa saborear no Sudeste
Curiosidades Nacionais Top Listas

10 pratos típicos que você precisa saborear no Sudeste

Conhecida como uma das regiões mais populosas, o Sudeste oferece uma infinidade de pratos incríveis para saborear. Com certeza você já ouviu falar da Feijoada, Feijão Tropeiro e Pão de Queijo, não é mesmo? A região oferece essa e muitas outras opções gastronômicas para experimentar. Por isso, separamos uma lista com os pratos típicos do Sudeste para você ficar com água na boca. Confira:

Feijoada

Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já experimentou uma Feijoada, afinal, é muito difícil resistir a esse prato. Mas o que nem todo mundo sabe é que a Feijoada existe em outros lugares e de outras formas, como em Portugal, com o nome de Feijoada à Poveira, que tem como base o feijão branco e pedaços de carne. Aqui no Brasil, mais exatamente no Rio de Janeiro, a famosa Feijoada é composta de feijão preto e muitas carnes salgadas, tanto de porco como de boi. Fica uma delícia acompanhar esse prato típico com arroz branco quentinho, couve refogada, farofa e aquele pedacinho de laranja para dar o toque final. A Feijoada é a tradução perfeita da mistura que deu certo!

pratos típicos do Sudeste
créditos: eu-gourmet.com

Frango com Quiabo

Aqui está uma combinação barata e com sabor sensacional. O prato é característico de Minas Gerais e não pode ser cozinhado com qualquer tipo de frango, para a receita ser original é necessário que seja feito com frango caipira, que é um dos ingredientes clássicos do estado. O prato típico se trata de frango ensopado junto com quiabos. Muitas pessoas têm “preconceito” com o quiabo, por muitas vezes ter uma textura com “baba”, por isso é preciso dar o ponto certo do ingrediente. Inclusive, a história dessa planta é bem interessante. Dizem por aí que ela foi trazida da África, junto com os escravos, que colocavam suas sementes no bolso como uma garantia de alimento, já que o quiabo tem o crescimento rápido e prático. Legal né? Comida também é cultura.

Veja também:  Google oferece treinamento gratuito para mais de 10 mil mulheres
pratos típicos do Sudeste
créditos: Reprodução

Pão de Queijo

Esse é um dos pratos típicos do Sudeste mais conhecidos, afinal, quem nunca ouviu falar do famoso pãozinho de queijo? Com origem mineira, o pão de queijo é feito com polvilho, óleo, leite, ovos e um bom queijo curado para dar aquele gosto especial que só os mineiros sabem dar para as comidas. A delícia pode ser degustada pura ou recheada, no café da manhã, a tarde ou a noite. Mas uma coisa é certa: o sabor é incrível de qualquer forma!

pratos típicos do Sudeste
créditos: comoganhardinheirona.net
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM GASTRONÔMICA

Bife a Cavalo

A receita original veio da França, na Europa, mas ganhou espaço nos restaurantes do Sudeste e mais ainda do Rio de Janeiro. Se você for comer e pedir um Bife a Cavalo, o garçom irá trazer um bife de carne grelhado com ovos fritos por cima, e provavelmente acompanhado com batata frita e arroz branco. O nome do prato vem de teorias antigas, onde as pessoas achavam a combinação do bife com ovo parecida com uma sela de montaria em cima de um cavalo, então por isso o apelidaram dessa forma.

pratos típicos do Sudeste
créditos: saboresajinomoto.com.br

 Bauru

Mais um dos pratos típicos do Sudeste, porém esse se trata de um sanduíche bem conhecido em São Paulo. Ir a capital paulista e não comer o Bauru, é como não ir! O lanche tem origem na própria cidade e foi criado por Casimiro Pinto Neto, que na época era frequentador do tradicional bar Ponto Chic, onde foi criado o sanduíche. Ele tinha como apelido o nome Bauru (local onde nasceu) e por isso, o sanduíche foi batizado em sua homenagem. A receita original tem pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles, queijo derretido, orégano e sal a gosto. Olha que legal! Em dezembro de 2018 o sanduíche foi declarado como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

Veja também:  Los 5 mejores hoteles para que tú te hospedes en Río de Janeiro
pratos típicos do Sudeste
créditos: economia.uol.com.br

Moqueca Capixaba

Com certeza você já ouviu falar desse prato, mas os capixabas se orgulham em dizer que a verdadeira moqueca está no Espírito Santo e não no Nordeste. A Moqueca Capixaba realmente é o carro-chefe do estado e trata-se de um cozido de peixe, frutos do mar e vegetais, preparado em uma panela de barro e temperado com urucum e coentro, normalmente servido com arroz e pirão. Dizem que a origem desse prato típico é uma mistura das culinárias indígena, portuguesa e africana.

pratos típicos do Sudeste
créditos: Marcelo Moryan

Virado à Paulista

Esse prato típico é bem antigo e vem lá da época do Brasil Colônia, pois devido as longas viagens era preciso uma refeição que proporcionasse a sustância que só o Virado à Paulista poderia ter. Hoje, o prato, como o próprio nome já diz, é muito comum em São Paulo e também é conhecido como o famoso PF (Prato Feito). Na composição do prato estão: arroz, feijão engrossado com farinha de mandioca, couve em tiras, ovo frito, banana frita, linguiça, bisteca e torresmo crocante. Bem light, né?

pratos típicos do Sudeste
créditos: Divulgação/Veja SP
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PELO SUDESTE

Feijão Tropeiro

Mesmo que esteja presente em muitos lugares pelo Brasil, o Feijão Tropeiro é um dos pratos típicos do Sudeste e tem uma relação mais próxima com os mineiros. Inclusive, o prato é considerado um lanche típico dentro dos estádios de futebol na capital mineira. Sanduíche, cachorro-quente, pizza ou batata frita são para os fracos! Além do feijão, o prato leva farinha de mandioca, torresmo, linguiça, couve e temperos. Sua origem vem do período colonial, com os homens conhecidos como tropeiros, que transportavam mercadorias para todos os lugares e se alimentavam de misturas como essa, por isso o prato recebeu esse nome!

pratos típicos do Sudeste
créditos: tvgazeta.com.br

Pizza

Sua origem é italiana, mas aqui no Brasil ganhou muita fama nos restaurantes de São Paulo, que são destaques no alto consumo da comida. Sem falar que só aqui a gente conseguiu dar um jeitinho brasileiro e modificar a receita original, afinal, se hoje temos tantas opções de recheio é graças a nossa mente criativa. O prato típico faz parte da rotina dos paulistas e oferecem uma infinidade de opções deliciosas para experimentar. Haja pizza para alimentar tantos apaixonados!

Veja também:  10 melhores hotéis para se hospedar em SP e MG
pratos típicos do Sudeste
créditos: blog.duogourmet.com.br
CLIQUE AQUI E GARANTA EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS EM SÃO PAULO

Torta Capixaba

Característico do estado do Espírito Santo, esse prato é muito procurado durante a Semana Santa, quando os católicos não comem carne vermelha. Porém, a Torta Capixaba continua sendo requisitada durante todo o ano. Sua receita é preparada em panela de barro, leva palmito, bacalhau e frutos do mar, como camarão, ostra, sururu e siri. O prato típico recebeu influências da cultura portuguesa, indígena e africana, além é claro, da fartura de peixes na capital capixaba. 

pratos típicos do Sudeste
créditos: Ari Oliveira

Bônus: Podrão

Se você nunca ouviu falar, seja devidamente apresentado a um dos pratos típicos do Sudeste mais conhecidos no Rio de Janeiro. A comida se trata na verdade de um lanche com tudo dentro, que pode ser cachorro-quente ou hambúrguer, e que todo mundo deveria experimentar quando visita o Rio. Normalmente as pessoas acham um Podrão em barraquinhas de rua ou trailers durante a noite, horário apropriado para comer essa iguaria. Seja depois de uma festa para matar a fome ou para apreciar a junção de sabores, o lanche é sempre muito requisitado. Para aqueles que já comeram, fala aí, quem não ama um Podrão?

pratos típicos do Sudeste
créditos: Escrevo sim e vou vivendo

Anotou as dicas? Então, se você for visitar o Sudeste, não deixa de experimentar essas delícias! Se quiser conhecer os principais pratos típicos do Nordeste, CLIQUE AQUI!

Viva mais histórias com o Hurb.