Home » Top Listas » O que fazer em Salvador: descubra programas imperdíveis
Bahia Nacionais Nordeste Salvador Top Listas

O que fazer em Salvador: descubra programas imperdíveis

Salvador é um dos cartões postais do Brasil e por si só já encanta a todos os visitantes. Praias incríveis, pontos turísticos imperdíveis, culinária espetacular, cultura viva, povo extremamente acolhedor e uma atmosfera que você só encontra na Bahia.  Não conhecida somente por ser um reduto de festas sensacionais, a cidade atrai turistas pela mistura de raças, culturas e credos. Além disso, a primeira capital do Brasil, recebeu ao longo do tempo, doses generosas de alegria que transformou Salvador em um  local com astral único e arretado. Saiba o que fazer em Salvador, você com certeza irá se apaixonar!

O Hurb separou uma lista com programas espetaculares para fazer na capital da Bahia. Prepare-se, a seleção está fantástica, mas antes é preciso saber algumas informações importantes!

Quando ir:

Durante quase o ano inteiro faz sol em Salvador, e casaco é bem raro ser utilizado por lá, mas as melhores épocas para ir a Salvador e ter dias de muito calor ficam entre os meses de agosto e março. É importante lembrar que na capital acontecem muitos eventos durante o ano, e o principal deles é o Carnaval, então, para as pessoas que não querem a cidade muito cheia e pretendem aproveitar Salvador com mais tranquilidade, é melhor evitar fevereiro e março, que são quando ocorrem a maioria das festividades de Carnaval.

Já nos meses de abril a julho, a tendência é de que ocorram maiores períodos de chuva durante os dias, e quando chove em Salvador pode ser que seja uma chuva bem forte, o que atrapalharia muitos passeios pela região.

Salvador tem a grande vantagem de ser um destino onde mesmo que o forte sejam os locais abertos, você também poderá aproveitar muito caso pegue uma chuvinha por lá. Então nada fará você deixar de aproveitar a capital baiana.

Salvador

Com quem ir:

Essa é uma cidade muito fácil e prática de agradar todos os gostos. Desde praias calmas e cristalinas, até museus e feiras culturais, a capital baiana tem tudo que todo mundo procura em um destino na hora de viajar, então, seja com o seu grande amor ou sua mãe, seu pai, seus amigos, e seus filhos, Salvador terá tudo de bom para oferecer. E claro, com uma ótima infraestrutura!

O que fazer:

Pelourinho

Nenhum outro lugar representa melhor a capital baiana do que o Pelourinho. Parte de uma cultura viva da cidade e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, alguns são hoje instalações de museus, centros culturais e restaurantes.

O Pelô, como é conhecido e chamado carinhosamente pelos moradores, é caracterizado pela mistura dos costumes, pelo colorido do artesanato local, pelo cheiro gostoso da culinária baiana e pelo som dos tambores do Olodum (bloco-afro muito conhecido em Salvador) que tocam todos os corações que passam por aqui.

Forte de Santa Maria

Considerado ponto estratégico de artilharia na época da invasão holandesa. O Forte de Santa Maria foi construído sobre rochas, avançando sobre o mar. Localizado no largo da praia do Porto da Barra, no bairro da Barra, esse é um ponto turístico imperdível que vale a visita. A vista é incrível!

o que fazer em salvador

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA SALVADOR

Farol da Barra

Muito popular, uma visita ao Farol da Barra é um programa imperdível quando se pensa o que fazer em Salvador. Considerado o mais antigo farol da América, a obra é um marco turístico e histórico da Bahia. Subindo 82 degraus, você pode ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos os Santos, de cima do farol, que faz parte do conjunto arquitetônico do complexo militar do Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga também o Museu Náutico.

Igreja do Bonfim

Ícone da fé baiana, a Igreja do Bonfim é um dos programas mais incríveis da cidade. A origem da fitinha do Senhor do Bonfim remete a uma tradição de mais de 200 anos. Segundo historiadores, um representante da irmandade do Senhor do Bonfim tinha o hábito de usar uma fita amarrada no punho que, originalmente, tinha a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Presas na grade, uma infinidade de fitinhas colorem a paisagem, deixando o ambiente ainda mais alegre e tipicamente baiano. Não deixe de amarrar a sua quando visitar a Igreja do Bonfim, dar três nós e fazer um pedido! 

Palacete das Artes

O Palacete das Artes é um ponto turístico que abriga o Museu Rodin, onde é possível apreciar algumas obras de Auguste Rodin. Em 1982, o Palacete foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), mas, só em 2006, o Palacete passou a abrigar o Museu, filiado ao Musée Rodin da França.

O programa é imperdível para os apreciadores de artes e possui inúmeras peças de decoração e abriga, ainda, espaços para exposições, sala de cinema/teatro, um café e uma loja para venda de publicações sobre história e artes da Bahia.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um dos cartões postais de Salvador e apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos. O passeio no ponto turístico é obrigatório para os viajantes que desejam conhecer e ter uma vista incrível da cidade. O elevador liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio e possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas e a viagem dura 22 segundos.

Casa de Jorge Amado

A Casa de Jorge Amado é um museu sobre a história do autor. A exposição permanente conta com um acervo espetacular de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados. Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge e fotos tomadas por Zélia Gattai, documentando o dia-a-dia do autor. A Fundação Casa de Jorge Amado fica no Pelourinho e já é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador e para os amantes de história, cultura e arte é um passeio imperdível!

Casa de Jorge Amado

Mercado Modelo

Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, o Mercado Modelo é um excelente local para compras na capital baiana. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o espaço abriga centenas de lojas que vendem de fitinhas do Bonfim, roupas, artigos domésticos, especiarias e ingredientes da culinária local .

Se você vai pela primeira vez, saiba que a regra de ouro é pechinchar, por conta dos preços praticados por alguns lojistas. Além da feira do artesanato, o mercado tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a região.

o que fazer em Salvador

CLIQUE AQUI E GARANTA O SEU CITY TOUR HISTÓRICO EM SALVADOR

Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã é uma das mais famosas da Bahia e a mais famosa de Salvador. Uma vez imortalizada por Vinícius de Moraes e Caetano Veloso, esse cartão postal encanta os visitantes com suas águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais, farol e areias claras. Essa praia foi escolhida como ponto de desova para tartarugas marinhas, por isso foi instalado um posto do projeto Tamar. Na oportunidade, experimente um dos acarajés mais apreciados da cidade, o da baiana Cira

O que fazer de noite em Salvador:

Todo o agito e axé da cidade não se limitam à luz do dia. O mais legal é que por lá você poderá encontrar opções para todos os gostos. Um bairro muito interessante e o “carro chefe” na noite de Salvador é o Rio Vermelho. Considerado um dos bairros mais agitados, por lá você encontrará muitos bares, restaurantes, baladas e barracas de Acarajé. Geralmente, as noites começam por lá e terminam no Mercado do Peixe, onde a festa vai até de manhã. Outro lugar que oferece muito agito é a praia do Farol da Barra e o Pelourinho, lá você também encontrará muitas alternativas de bares para tomar bons drinks, comer deliciosos petiscos e fazer muitas amizades.

Veja também:  Descubra qual é a viagem nacional perfeita com seu signo
O que fazer de noite em Salvador
créditos: m.feriasbrasil.com.br

Destinos próximos:

Ilha de Itaparica

Bem pertinho de Salvador você poderá conhecer e passar um dia inteiro na famosa Ilha de Itaparica. Com mais de 40km de praias, a ilha reserva muitas belezas naturais. O ponto forte da ilha, é claro, são as praias, portanto, não deixe de conhecer as ruas do local e toda sua história, com certeza tudo irá te surpreender.

Para chegar na Ilha de Itaparica a forma mais rápida e prática é pelo mar e existem duas opções: ir de lancha ou de ferry boat. Se você desejar ir de lancha (que é opção mais rápida) ela sai do Centro Náutico da Bahia, atrás do Mercado Modelo, e custa R$5,60 nos dias de semana e aos finais de semana R$7,40. A travessia dura aproximadamente 45 minutos e o desembarque é no Terminal Náutico de Mar Grande, em Vera Cruz, que fica localizado já na Ilha de Itaparica.

Mas, se desejar, também existe a opção do ferry boat, que é um pouco mais demorado, porém tem maior estrutura e é possível transportar o seu carro. O valor desse transporte varia se você vai de carro, moto, etc, é importante pesquisar antes. A travessia dura 1h aproximadamente e o desembarque é feito no Terminal do Bom Despacho, também em Vera Cruz. Assim que chegar na ilha irão existir muitas opções de vans, táxis credenciados e empresas que fazem o transfer até as principais praias.

Ilha de Itaparica
créditos: www.deville.com.br

Praia do Forte

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesse lugar no município de Mata de São João. A Praia do Forte é conhecida pela sua presente participação na preservação do meio ambiente, onde existem praias incríveis com piscinas naturais, rasas e transparentes, rios, lagoas e muitos coqueiras que deixam as paisagens ainda mais especiais. É na Praia do Forte onde se encontra uma das sedes mais importantes do Projeto Tamar, onde os visitantes poderão acompanhar de perto e saber mais sobre a vida dos animais. Ainda existem muitas atrações que valem a pena serem visitadas na Praia do Forte, como a Vila de Pescadores, a Lagoa e Ilha do Timeantube, o Instituto Baleia Jubarte.

Veja também:  Suas próximas férias serão na Rede Iberostar Hotels & Resorts

Em aproximadamente 1h de Salvador, você chegará nesse paraíso de águas mornas e cristalinas. Seja de carro, táxi, uber ou ônibus, chegar na Praia do Forte é bem fácil, porque a estrada é muito bem sinalizada, com pistas duplas e ótimo estado.

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU PASSEIO PARA A PRAIA DO FORTE 
Praia do Forte Bahia
créditos: tatuapara.com.br

Salvador é repleta de belezas e está esperando por você. 

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Facebook!

2 comentários

Clique aqui para comentar