Home » Curiosidades » #10yearschallenge: Nos últimos 10 anos, a população de botos na Amazônia diminuiu pela metade
Curiosidades

#10yearschallenge: Nos últimos 10 anos, a população de botos na Amazônia diminuiu pela metade

#10yearschallenge é uma brincadeira que está rolando no mundo todo, compartilhando momentos de 10 anos atrás comparando com o atual. Mas, viemos alertar para uma situação muito triste acontecendo na nossa Amazônia. A população dos botos, cor-de-rosa e o boto-preto, espécies que habitam a bacia amazônica, está diminuindo consideravelmente e, nos últimos 10 anos, registrou uma de suas maiores quedas da história. Ambos estão ameaçados de extinção.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), órgão que fez o alerta, a queda do boto-cor-de-rosa foi pela metade nos últimos 10 anos, enquanto o boto-preto registrou os mesmos números anos últimos 9 anos.

-> Clique aqui para reservar hotéis e receber 20% de volta

Segundo a revista Superinteressante, uma das causas responsáveis por esse fenômeno, é o peixe próprio para consumo. Isso acontece porque a carne de boto-cor-de-rosa é usada há anos como isca na Amazônia.

Outro dado importante é que de acordo com a Radioagência Nacional, mais de dois mil botos são mortos por ano para servir de isca para pesca da piracatinga que, embora seja proibida, ainda continua ocorrendo.

Viva mais experiências com o Hurb!

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus