Home » Datas Comemorativas » 5 Destinos encantadores para viajar durante o Natal
Datas Comemorativas

5 Destinos encantadores para viajar durante o Natal

Faltando um pouco menos de 1 mês para o Natal, os shoppings já estão com seus ambientes decorados com o vermelho e branco do Papai Noel, e as prateleiras dos supermercados já estão recheadas de panetones e chocotones. As luzes nas janelas, os jingles nos comerciais de TV e os memes sobre uva passa dão o alerta que Natal já chegou. Essa é a época do ano em que procuramos renovar nossas esperanças no mundo e reforçar os laços familiares e de amizade.

Se você é daqueles que adora essa época do ano e se encana com a decoração e o clima aconchegante do Natal, saiba que em algumas cidades a data é ainda mais impressionante. Cidades se enfeitam inteiras e recebem muito bem os turistas tornando o momento mágico. Junte isso ao recesso escolar e as férias coletivas e você tem um cenário perfeito para viajar com a família. Para te ajudar a decidir o destino, listamos 5 destinos encantadores para passar o Natal. Confira:

Gramado, Rio Grande do Sul

Natal Luz de Gramado. Decoracao da Cidade, Av. Borges de Medeiros.
Natal Luz de Gramado. Decoracao da Cidade, Av. Borges de Medeiros. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Quando o assunto é Natal, Gramado é autoridade máxima. O Natal Luz de Gramado, com seus espetáculos e atrações, atrai cerca de 2 milhões de turistas todos os anos e é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível. São mais de 300 apresentações entre shows, desfiles, exposições e 3 meses de muitas atividades, fora a decoração que deixa a cidade ainda mais encantadora.
O evento está em sua 31ª edição e oferece uma ampla programação, com atividades pagas e gratuitas. A famosa Parada de Natal com o Papai Noel, as renas, e tudo mais que tem direito é um dos espetáculos mais animados e emocionantes, e é totalmente grátis. Outra atração imperdível é o espetáculo Natal Pelo Mundo, que conta a história de Sofia, uma menininha que visita a Fantástica Fábrica de Natal!

Campos do Jordão, São Paulo

campos-do-jordao
Vista do bairro Capivari, em Campos do Jordão, no Interior de SP Foto: (Rodrigo Soldon/Creative_commons)

A charmosa cidade de Campos do Jordão localizada na Serra da Mantiqueira, cerca de 180Km de distância de São Paulo, é uma cidade muito procurada por turistas de todo o Brasil por causa do seu clima frio e seus ares de campo. Durante o Natal, as ruas dos principais centros turísticos da cidade ganham as cores e o espírito do Natal. Se você procura paz e sossego para a família, passar a data em Campos do Jordão é uma ótima opção.
Em 2016, uma das novidades é a Vila de Natal, que se une com a Casa do Papai Noel, oferecendo atrações para a família toda. As comemorações começaram no dia 11 de novembro e vão até o final do ano. Na Vila de Natal o público vai se sentir em uma pequena vila, com chalés, cenários encantadores e bonecos animados que simbolizam a Magia do Natal.

Penedo, Rio de Janeiro

penedo
Foto: Penedo – RJ, Pēteris – Flickr – Creative Commons

Localizado no Parque Municipal Ecológico de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro, Penedo recebeu o apelido de Pequena Finlândia. A cidade recebeu muita influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região no início do século.
Penedo é um dos destinos turísticos mais procurados no país e fica ainda mais bonita enfeitada para o Natal. A cidade tem como principal atração na época a Casa do Papai Noel, montada pelo Shopping Pequena Finlândia, que se transforma em uma pequena cidade, toda enfeitada para época. A Fábrica de Chocolates, localizada no centro da cidade, também atrai muitos turistas.
Fortaleza, Ceará

Praça Portugal enfeitada para o Natal - Fortaleza/Ceará - Foto: Otávio Nogueira
Praça Portugal enfeitada para o Natal – Fortaleza/Ceará – Foto: Otávio Nogueira

Para quem quer curtir os encantos de natalinos, mas não dispensa uma boa praia, Fortaleza (CE), é uma ótima opção. A cidade tem o seu próprio natal luz e enfeita seus principais pontos turísticos para a época. Durante o dia você se diverte na orla e aproveita as praias da cidade. A noite, as luzes de natal invadem as ruas de Fortaleza mudando completamente o ambiente.
Esse ano, Natal de Luz do Ceará está em sua 20º edição e começou no dia 25 de novembro, na Praça do Ferreira, no Centro, com a chegada do Papai Noel e shows de música. A festa ainda continua na Praça Portugal, na Aldeota, e o Cineteatro São Luiz, também no Centro. A cidade ainda vai contar com duas árvores natal. O famoso Coral de Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, se apresenta nas sacadas do Hotel Excelsior diariamente, até o dia 23 de dezembro, sempre às 18 horas.

Lapônia, Finlândia

Lapônia, Finlândia
Lapônia, Finlândia

Para aqueles que tem uma graninha a mais sobrando e preferem fazer uma viagem internacional, a dica é visitar a Lapônia, na Finlândia. A região faz fronteira com a Noruega, Suécia e Rússia, e é lá que encontramos a “verdadeira” casa do Papai Noel. Na verdade tem uma vila inteira dedicada ao bom velhinho, que passa grande parte do tempo trabalhando em seu escritório, no centro da Vila Noel em Rovaniemi – capital da Lapônia. Todos os anos, cerca de 700 mil cartas de crianças do mundo inteiro chegam até o local.

A área encanta com sua beleza natural e vive em clima de Natal durante todos os dias do ano. A Vila Noel, construída há cerca de 60 anos, encanta centenas de turistas todos os dias com muitas luzes, pinheiros e com o personagem vestido com as tradicionais roupas vermelhas, acompanhado de renas e cães. A Vila fica aberta diariamente, sem cobrança de taxa pela visita.

E ai, curtiu os destinos? Conhece mais algum que deveria estar nessa lista, então conta pra gente aqui nos comentários!