Home » Top Listas » 7 maneiras de economizar para viajar
Dicas de Viagem Top Listas

7 maneiras de economizar para viajar

Viajar é uma delícia, né? Conhecer lugares diferentes, experimentar novos sabores e conhecer pessoas com hábitos diferentes dos seus são apenas alguns benefícios de uma viagem. O único problema é o custo. Uma viagem pode sair bem cara, caso você não se planeje bem. Por isso, neste post, você encontrará algumas dicas de como economizar para viajar.

Cofre de porquinho
Crédito da imagem: Pixabay

Você sabia que, em pesquisa realizada pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), 18,8% das pessoas responderam que preferem não prestar atenção em assuntos que envolvem números? Mas, se você realmente quer fazer boas viagens e precisa economizar, é melhor não agir como estas pessoas.

Por isso, preste mais atenção nos seus gastos e faça planos, se quiser tirar os seus sonhos do papel. Pode ser mais simples do que você imagina. Veja como:

1. Organize-se financeiramente

Antes de começar a juntar dinheiro para viajar, é preciso organizar seu orçamento. Não adianta querer investir dinheiro em uma viagem e deixar acumular outras dívidas.  

Liste os gastos fixos e variáveis por mês, bem como aquelas compras realizadas com o cartão de crédito. Analise o quanto do seu rendimento mensal estará comprometido com estas contas. Depois de relacionar os gastos mensais, de acordo com o histórico dos períodos anteriores, aproveite essas informações para planejar os gastos futuros e determinar valores limites para cada conta.

O que na sua lista de compras de supermercado é supérfluo e o que é realmente necessário? Já está seguindo todas as orientações para reduzir o gasto de energia elétrica e água?

2. Use o Méliuz

Quando você precisar comprar algo, use o Méliuz. Com ele, você ganha em dinheiro uma parte do valor gasto em suas compras. É isso mesmo! Você compra e ainda ganha. E tudo isso sem pagar nada – além das compras, claro.

Cadastre-se, procure no site ou aplicativo a loja onde que comprar. Caso ela seja parceira do Méliuz, basta ativar o cashback e concluir a compra normalmente na página que abrirá automaticamente. Para você ter uma ideia, você pode ganhar dinheiro sempre que comprar na Americanas.com, Submarino, Shoptime, Amazon, Hurb, Netshoes e muitas outras. Saiba como o Méliuz funciona e aproveite para ganhar cashback ao adquirir passagens aéreas e de ônibus, hospedagens, alugar carro – e muito mais – nos parceiros de viagens.

O dinheiro que você ganhar nas compras usando o Méliuz, pode deixar acumular e complementar o montante para a sua viagem.

3. Prepare suas refeições

Se você trabalha fora e tem o hábito de comer em restaurantes todos os dias, saiba que uma ótima forma de economizar para viajar é se desfazer deste hábito. Levar sua própria comida pode impactar diretamente no seu orçamento mensal.

De acordo com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), “se uma pessoa que gasta, em média, R$ 20 por dia optar por levar a comida de casa por dois dias da semana, em um ano economizará quase R$ 2 mil”.

Mas, caso não seja possível aderir às marmitas, tem outras formas de gastar menos também. Veja algumas dicas:

  • Dê preferência a restaurantes self-service ou prato feito, pois costumam ser mais baratos que refeições à la carte;
  • Almoce mais cedo ou mais tarde. Muitos estabelecimentos possuem preços mais elevados no horário de maior procura;
  • Priorize os restaurante que aceitam ticket refeição, caso você receba da empresa;
  • Procure os restaurantes que tenham o preço da refeição igual ou inferior ao valor diário recebido no seu ticket.

4. Cofrinho e poupança

Sabe o clássico cofrinho de porquinho? Ele é uma ótima opção para guardar dinheiro. Sabe aquelas moedinhas do troco do pão que estão rolando na bolsa? Guarde-as. De pouquinho em pouquinho, ao final de 1 ano, você poderá se surpreender.

Outra opção é ter uma poupança. Mesmo que não gerem rendimentos significativos, como outro tipos de investimentos, pode ser uma santa ajuda na hora de economizar para viajar.

Determine um valor mensal e separe. Se é melhor fazer isso no início ou no final do mês, depende de você.

5. Repense o seu transporte

Diminuir o uso do carro no dia a dia pode ser uma ótima pedida para gastar menos. Mas, só você pode avaliar se precisa mesmo ou não de um veículo próprio.

Prestações, seguro, impostos, combustível, estacionamento, manutenção, são apenas alguns gastos típicos de quem tem carro. Pode ver que não é pouca coisa, né?

Se a sua empresa fornece vale transporte, usá-lo para ir e voltar do trabalho é uma boa opção. Caso você trabalhe perto de casa, por que não utilizar uma bike ou fazer uma caminhada? E, quando precisar, utilize aplicativos de mobilidade urbana como o Uber, 99 e Cabify.

Neste artigo do GuiaBolso, você poderá ver uma comparação entre as várias opções de transporte.

6. Faça você mesmo

O seu objetivo é economizar dinheiro para viajar, mas isso não significa deixar de presentear as pessoas queridas. Claro que o preço dos presentes devem diminuir, mas o valor sentimental pode aumentar se você apostar na criatividade.

Para isso, é bom que você conheça bem a pessoa e consiga captar o estilo de vida dela e o que ela gosta. Neste post, você vai encontrar 10 dicas de presentes criativos para o dia dos namorados.  

7. Lazer gratuitos

Às vezes, ficamos tão habituados com os programas de lazer pagos, como cinema, boliche, paintball, teatro, shows, que até esquecemos das opções gratuitas. E, como a ordem é poupar dinheiro para sua viagem, encontrar algumas opções gratuitas nem vai ser tão difícil.

Museus e espaços culturais costumam ter excelente programações gratuitas ou com ingressos a preços populares. Além deles, procure opções de lazer ao ar livre, como os parques públicos, praças e bosques.

Viagens baratas

Além de economizar para investir na sua próxima viagem, você pode gastar menos na hora de comprar  e “cair na estrada”, sabia? Veja algumas dicas simples para conseguir fazer viagens baratas.

Tem mais alguma dica extra de como economizar para viajar? Deixe um comentário contando.

Este conteúdo foi desenvolvido pelo Méliuz, a maior empresa de cashback do Brasil. Com o Méliuz, você recebe em dinheiro parte do valor gasto em compras realizadas nas mais de 1.600 lojas parceiras.

 

Veja também:  Cervejaria sueca “imprime” tweets sobre a Copa na espuma dos chopps

Já conhece?

O Hurb oferece o mais prático canal para você ver horários de saídas e comprar passagem de ônibus. Você pesquisa sua rota e em 2 cliques tem o melhor preço para o trecho. Garanta sua viagem de ônibus pelo melhor preço em até 12x sem juros.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus