Home » Curiosidades » Museus Rio de Janeiro: conheça 7 museus na Cidade Maravilhosa
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais Top Listas

Museus Rio de Janeiro: conheça 7 museus na Cidade Maravilhosa

Muito se fala das praias e dos outros tantos pontos turísticos que fazem a Cidade Maravilhosa merecer esse apelido. Mas nas opções de passeio, o Rio de Janeiro também presenteia seus moradores e visitantes com várias opções de museus, o que faz a vida cultural da região ser bastante rica! Abaixo, veja 7 museus no Rio de Janeiro que merecem uma atenção especial!

Museu Nacional de Belas Artes

Uma das coleções de arte mais importante do país está aqui. Ao fazer uma visita no Museu Nacional de Belas Artes, o público vai encontrar peças do começo do século XIX vindas de várias partes da Europa. Além disso, obras premiadas e doações deixaram o local ainda mais interessante. O acervo do museu conta com mais de 20 mil obras que incluem esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e outros.

museus rio de janeiro
Créditos: DeAcademic.com

Museu da República

Fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX fazem parte do Museu da República, que tem como objetivo dar um panorama da história republicana. Como o local foi palco de importantes fatos históricos, tudo ali é muito significativo.

Museu da República
Créditos: Reprodução

Museu do Amanhã

Composto por uma exposição fixa e outras que são temporárias, o Museu do Amanhã é, resumidamente, um museu de ciências. A sua narrativa explora possibilidades de construção do futuro e traz ambientes imersivos para conectar o público com essa proposta. A construção faz parte do novo cartão postal do Rio: a Praça Mauá.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA 10 PASSEIOS GRATUITOS NO RIO DE JANEIRO
museus rio de janeiro
Créditos: Byron Prujansky

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Com acervo de 12 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, o Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro, também conhecido como MAM, é um centro cultural de grande relevância para o Rio, já que as principais tendências da arte moderna e contemporânea no país passam por lá. Cariocas e turistas também têm a oportunidade de acompanhar um Centro de Memória, considerado um dos mais importantes do Brasil.

Veja também:  Chica Doida: você conhece esse delicioso e típico prato goiano?
MAM
Créditos: Alexandre Macieira

Museu do Índio

A Fundação Nacional do Índio (Funai) é a responsável por esse museu que busca mostrar a importância das culturas indígenas. Por meio de materiais que apresentam e contextualizam suas histórias, o público poderá ficar mais consciente sobre a diversidade cultural desses povos. No acervo do Museu do Índio há mais de 17 mil peças etnográficas e mais de 15 mil publicações nacionais e estrangeiras. Há também exposições de curta e longa duração.

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO COM O MELHOR PREÇO
Museu do Índio
Créditos: Marina Herriges

Instituto Moreira Salles

A arquitetura do local já ganhou diversos elogios, mas o interior é o que definitivamente coloca o Instituto Moreira Salles no grupo de espaços culturais mais incríveis. Exposições, filmes, shows, fotografias, muita música e também literatura podem ser encontrados no Moreira Salles, que abriga sempre um conjunto de coisas valiosas.

IMS
Créditos: Robert Polidori

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil se trata de um prédio histórico que fica no centro da cidade e também é conhecido como CCBB. O local se tornou um dos centros culturais mais importantes do país e, em 2016, ocupou a 26ª posição na lista dos 100 museus mais visitados do mundo. No CCBB, sempre há exposições diferentes, espetáculos de teatro e sessões de cinema para curtir. Além disso, tem uma biblioteca que disponibiliza um ótimo acervo de livros.

CLIQUE AQUI E GARANTA PASSEIOS INCRÍVEIS PELO RIO DE JANEIRO
museus rio de janeiro
Créditos: Reprodução

Legal essa lista cultural, não é mesmo?  Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.