Home » Curiosidades » Airbus completa sua fase de testes para primeiro avião autônomo
Curiosidades

Airbus completa sua fase de testes para primeiro avião autônomo

Já pensou um avião totalmente independente? A empresa europeia de aviação, a Airbus, anunciou há pouco tempo que concluiu a os testes do seu primeiro avião autônomo. O avião se chama Airbus A350-1000 XWB e já completou mais de 500 voos desde dezembro de 2019.

Atualmente os aviões já são equipados com sistemas de piloto automático, que são acionados durante o voo, isso faz com que ele voe sozinho no ar. A diferença para essa nova aeronave da Airbus é que o avião passará a ser autônomo também na decolagem, aterrissagem e táxi.

Airbus
créditos: viatrolebus.com.br

Para atingir esse patamar tecnológico, a empresa usou as câmeras externas do A350 e toda tecnologia de reconhecimento de imagens. A primeira decolagem bem-sucedida sem a necessidade de pilotos aconteceu em dezembro de 2019, no aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França.

A empresa conta que tudo que o piloto irá precisar fazer é alinhar o avião com a pista. A partir daí os sistemas de voo irão tomar conta de todo o resto, calculando a aceleração e determinando o momento exato em que o avião irá decolar, dependendo da pista. O novo modelo irá conseguir fazer até mesmo correções que forem necessárias após a decolagem por conta da interferência do vento. Tudo é feito através do sistema!

Airbus
créditos: Airbus
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA PASSAGEM AÉREA

Que legal, né? Já imaginou viajar em um avião assim? Viva mais histórias com o Hurb!