Home » Nacionais » As atrações culturais imperdíveis em Fortaleza
Nacionais

As atrações culturais imperdíveis em Fortaleza

fortaleza_ce_01__4_

Confira nosso roteiro com os principais lugares que contam a história e cultura de Fortaleza!

Conhecer o Beach Park e as famosas praias de Fortaleza, como Iracema, Praia do Futuro e Meireles, é obrigatório para os turistas. Mas para conhecer de verdade esta cidade tão rica em cultura, tire um ou dois dias para dar uma volta e visitar algumas atrações imperdíveis no Centro da Cidade. Saiba onde ir para fazer um roteiro histórico por Fortaleza!

VEJA HOTÉIS E PACOTES EM FORTALEZA

Um dos principais pontos é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, espaço que reúne várias atrações em uma. Dentro dele há um centro cultural completo, com cinema, teatro, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Cultura Cearense, Planetário e mais. Se sair de lá já à noite, dá para aproveitar e curtir o entorno repleto de bares, restaurantes e casas noturnas.

fortaleza_ce_01__23_

Já imaginou ver de pertinho o chapéu e a batina de Padre Cícero? Ou um punhal que pertenceu a Lampião? Pois estes objetos estão expostos no Museu do Ceará, que fica em um edifício de 1817, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu promove visitas guiadas e é uma parada importante para quem quer conhecer a história do estado. Assim como o Museu do Maracatu, que homenageia um dos símbolos culturais nordestinos. O ritmo é tão importante para o povo da região, que ganhou o centro cultural, reunindo em seu acervo instrumentos musicais, peças de vestuário e itens ligados ao folclore.

Antes de chegar ao próximo ponto do passeio, passe na Catedral Metropolitana, para admirar sua arquitetura gótica, projetada por francês George Maunier. A impressionante estrutura, que tem torres que chegam a 75 metros de altura, foi inspirada na catedral de Colônia, na Alemanha. Depois desta parada estratégica, você chega ao Theatro José de Alencar. O lugar, construído em 1910, impressiona logo de cara, com sua fachada art nouveau repleta de vitrais coloridos.  O tour monitorado pelo interior do teatro é gratuito e desvenda características da belle époque em suas plateias. Lá dentro você também é surpreendido por belos jardins projetados pelo icônico paisagista Roberto Burle Marx. A programação cultural da casa é intensa e vale assistir a um espetáculo por lá.

Veja também:  Segundo pesquisa, Maceió é o destino mais procurado por turistas pós-pandemia

Fortaleza_Ceara


Informações:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – (85) 3488-8600

Museu do Ceará
Rua São Paulo, 51 – Centro – (85) 3101-2610

Museu do Maracatu
Rua Rufino de Alençar, 362 – Centro – (85) 3231-5447

Catedral Metropolitana
Praça da Sé, s/n – Centro – (85) 3231-4196

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – (85) 3101-2583