Home » Nacionais » Aventure-se: Chapada dos Veadeiros ou Diamantina?
Bahia Centro-Oeste Chapada Diamantina Chapada dos Veadeiros Goiás Nacionais Nordeste

Aventure-se: Chapada dos Veadeiros ou Diamantina?

Trilhas para todos os preparos físicos, aventura entre amigos ou conexão com a natureza: decidir entre a Chapada dos Veadeiros ou Chapada Diamantina não é tarefa fácil. Qualquer um dos destinos vai te proporcionar uma viagem repleta de significados, aventuras e renovação das energias. Quer alguns critérios para escolher por onde começar? Dê uma olhada no guia do #Hurb e comece a planejar sua viagem nacional deslumbrante das Chapadas.

Chapada dos Veadeiros - Goiás

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, tem fama de ser um lugar místico. Por conta das pinturas rupestres e da grande quantidade de cristais e quartzos, o local virou um pólo esotérico e reúne diversos grupos que praticam terapias holísticas e estudos espiritualistas. Independentemente de crença, não há como negar que você vai experimentar uma profunda conexão com a Natureza. Bons locais para se hospedar são: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante. Em 4:30 de carro à partir de Corumbá de Goiás, você chega nesse paraíso.

Chapada dos Veadeiros

Principais atrações:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Você pode escolher explorar o parque por conta própria ou contar com a condução dos guias. Dentro do Parque há algumas trilhas, uma formação de piscinas naturais conhecida como cachoeiras carioquinhas, os canyons do Rio Preto – de onde se pode saltar – e uma enorme diversidade de flora e fauna.

Vale da Lua

Pequena trilha que possui formações rochosas que se parecem com a Lua. É um lugar que tem características únicas e, por isso, vale à pena ser visitado.

Catarata dos Couros

Esse passeio inclui uma trilha relativamente longa, mas que vale muito à pena por sua paisagem deslumbrante. No final do trajeto, você vai encontrar um paraíso de águas cristalinas perfeito para banho. Aproveite!

Veja também:  Copa das Confederações – O que fazer em Salvador antes e depois de a bola rolar

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, na Bahia, é composta por 24 municípios e agrada desde os apaixonados por cidades históricas até aqueles que buscam trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. A vantagem de estar bem distante da capital é que essa viagem é recomendada em qualquer época do ano, sendo muito agradável inclusive durante as férias e feriados.

Chapada Diamantina

Vale do Capão é um pequeno distrito a uma hora de Palmeiras, onde se pode experimentar a vida tranquila e em comunidade. Já Lençóis é uma cidade com praças grandes, internet, tecnologia e boas festas. Esses são alguns dos ótimos lugares pra fazer pouso e podem ser base pra muitos passeios ou render uma viagem inteirinha.

Veja algumas dicas do que fazer na Chapada Diamantina:

Nos caminhos do Ecoturismo

O Ecoturismo está em alta no Brasil. Conhecer cada paisagem natural e valorizar sua preservação é o nosso caminho natural. Caminhadas que levam alguns minutos ou percursos que duram até sete dias. Os trajetos da Chapada são de vários níveis de dificuldade, mas, independentemente da escolha, uma coisa é certa: você vai amar a paisagem!

Não quer se aventurar por trilhas longas?

Veja o pôr do sol do Morro do Pai Inácio, visite a Cachoeira da Fumaça por cima ou qualquer outro rio que esteja perto de você. Para trilhas extensas, procure a travessia Capão-Lençóis, Cachoeira da Fumaça por baixo ou Vale do Pati. Elas podem durar de três a sete dias e você terá a oportunidade de descobrir as mais belas paisagens do Brasil.

Cachoeiras

Um espetáculo à parte nesse destino. Se quiser, você poderá fazer um roteiro que inclui visitas diárias a diferentes cachoeiras, tão maravilhosas e diferentes entre si, que vale conferir algumas. Sem medo de errar, pergunte pela Cachoeira da Fumaça, dos Mosquitos, Ibicoara ou Buracão. Para relaxar, o Riachinho ou o Mucugezinho são uma delícia.

Veja também:  Conheça as melhores festas juninas, sô!

Poços

Poço Encantado, Poço Azul, Poço do Diabo… São muitos os poços famosos da Chapada que têm águas cristalinas e uma beleza deslumbrante. Aventure-se e se banhe em pelo menos um desses encantos naturais.

Igatu

Conheça essa cidade histórica, toda de pedra e um pouco fantasma, que vai render uma tarde de passeio imperdível.

Programe sua viagem

– Para ter fôlego, escolha os passeios pensando que os mais desgastantes também exigem mais tempo de descanso. Vá devagar e divirta-se com moderação;

– Tênis de corrida é melhor que um tênis comum, mas a melhor opção é ter um sapato especializado para trilha, caso deseje fazer as aventuras mais longas. Quando chove – e reze para chover – a lama vai dificultar a sua caminhada e os tênis de corrida urbanos não ajudam na aderência ao solo, além de deixarem a água entrar;

Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

– Não reclame da chuva, celebre! A vegetação em tempo de seca fica muito mais árida e as cachoeiras com pouca água. Para a natureza, a chuva é ótima! Então esteja precavido e viva esse ciclo com bom humor. Leve capa de chuva (que inclua a sua mochila caso vá fazer trilhas longas), sapatos impermeáveis, roupas que sequem rápido e alegria.

– Normalmente o acesso a bancos é restrito e, dependendo da chuva e da intermitência da internet, pode ser impossível sacar dinheiro. Leve o suficiente para todo o período da sua viagem em uma doleira que te acompanhe.

– No verão, as Chapadas lotam. E, ao longo do ano, existem muitos festivais e eventos nas duas: Festa de São João no Nordeste, Festival de Lençóis e de Jazz no segundo semestre, Prem Baba de maio a julho em Alto Paraíso… Programe-se!

Veja também:  10 coisas para conhecer em Ilhéus

Localização

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás, região Centro-Oeste do País. Seus municípios mais procurados são Alto Paraíso e São Jorge, respectivamente a 230 e 265km da capital do país. A melhor forma de chegar é alugando um carro, para que você tenha autonomia sobre seus passeios na Chapada. Se preferir ir de ônibus, prepare-se para sair às 10 horas da manhã e demorar três horas até Alto Paraíso.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada Diamantina está localizada na Bahia, região Nordeste, a 400km da capital Salvador. Se você pegar o ônibus na rodoviária no início da madrugada, chega à Chapada logo pela manhã, podendo descer em Lençóis ou em Palmeiras, por exemplo. De carro, a viagem demora pouco mais de 5h e você pode fazer um transfer desde o aeroporto. A vantagem de estar de carro é que a Chapada Diamantina é simplesmente imensa e ter a sua própria condução vai reduzir o valor de alguns passeios.

E tudo isso é só o começo! Com tantas diferenças e maravilhas, a decisão fica por conta de qual você vai visitar primeiro!

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus