Home » Dicas de Viagem » As belas praias do Peru para aproveitar em 2020
Dicas de Viagem

As belas praias do Peru para aproveitar em 2020

De norte a sul, da cidade de Tumbes até Tacna as praias do Peru se estendem por aproximadamente 3,000 quilômetros de litoral, deserto e vales, formados pelos rios que descem da cordilheira dos Andes e se encontra com o mar.

A maior parte de terra que forma a costa ocupa 11% do território peruano e é ocupado por 52% da população.

Geograficamente está dividida em Costa Norte, Costa Central e Costa Sul. Cada uma com suas características de relevo e clima:

Costa Norte: Se estende de Tumbes e por Piura. Possui sol o ano todo e tem um tipo de clima tropical-seco com épocas de chuva no verão (de dezembro a março).

Costa Central: Desde Chiclayo até Paracas em Ica, o clima subtropical-árido é úmido, com alta nebulosidade e poucas chuvas. As cidades mais representativas dessa região são Lima, Callao e Ica.

Costa Sul: se estende desde Paracas até Tacna na fronteira com o Chile, a temperatura é agradável e tem um clima subtropical-árido com poucas chuvas. As cidades mais relevantes são Camaná, Mollendo, Moquegua e Tacna.Playa de Mancora - Peru

Como é a costa do Peru?

Em quase 3,000 quilômetros de lindas praias, há diversos tipos de paisagens para escolher. Enquanto no Norte as praias ensolaradas e de areia branca, por todo litoral do Peru, podem ser encontradas falésias, enseadas, penínsulas, montanhas e um oásis em pleno deserto, que é a bela Huacachina.

Além disso tem impressionantes montanhas rochosas, como as extensões dos Andes que chegam até o Oceano Pacífico, mas que graças a alta umidade, geram linda vegetação como é o caso das Lomas de Lachay, perto de Lima.

Como é o clima na costa do Peru?

O clima da costa norte é bem diferente da costa central e da costa sul. O Norte é considerado mais quente pela incidência direta do sol todo ano.

Graças a extrema umidade e vapor de água no ar, as regiões da costa central que estão abaixo dos 300 metros de altitude, como Lima, tem um “teto de nuvem”, que limita a passagem de calor, devido a isso a sensação de frio é maior.

Isso gera um fenômeno conhecido como inversão térmica que debaixo do teto de nuvem é mais frio, enquanto que em cima dessa capa de nuvens as temperaturas são mais quentes.praia em Lima

Veja também:  Trem solar promete ligar o norte da Argentina a Cusco, no Peru

Essa particularidade do clima é o que ocasiona que em Lima não chove porque o ar frio é estável e não alcança temperaturas altas para subir e romper a inversão térmica. Curioso não?

Seguindo pela costa sul, se encontra as paisagens do deserto seco, como os da costa de Arequipa e de Moquegua com vulcões, rios e desertos, onde tem sol todo ano e belas praias. E ainda não falamos das praias peruanas para visitar.

Para informações de reserva de turismo, comparação de operadores e preços, nós recomendamos usar FindLocalTrips.com, um site de comparação de turismo e atividades pela América do Sul.

O que fazer na costa do Peru?

A diversidade litorânea e o desenvolvimento das cidades importantes convertem as praias do Peru em um extraordinário cenário para o turismo, aventura e diversão. Esse é um guia dos lugares para curtir na costa do Peru.

1. Visitar o circuito de praias da cidade de Tumbes – PiuraPlaya Piura

De Punta Sal, passando por Máncora e Lobitos as praias ao norte são ideais para uma visita e curtir o quanto puder. Graças a força dos ventos, tem praias ideais para surf, windsurfe e kitesurf.

Caso você viaje com crianças, também tem praias com poucas ondas, como Vichallyto, para aproveitar com toda a família. Além disso, pode visitar o Balneário de Colán e o Porto de Paita.

2. Mergulhar com tartarugas em El NuroTartarugas marinhas

Na costa norte, tem uma área onde as tartarugas chegam a nadar com os humanos. Antigamente El Nuro era uma praia para surfistas e pescadores, mas foi limitada uma zona para interagir com as tartarugas marinhas.

A entrada na área é com guia turístico e deve seguir as instruções para preservar a natureza.

3. Ver os Caballitos de Totora, em HuanchacoCabalitos de Totora

Esse balneário de Trujillo, nomeado como Reserva Mundial do Surf no ano de 2013 é cenário de competição internacional desse esporte, além do Mundial de Longboard e faz parte da “Rota Moche”.

Ademais é famoso por conservar o transporte que os mochicas e chimúes navegavam, conhecidos com Caballito de Totora. Atualmente os pescadores de Huanchaco mantém essa tradição.

Veja também:  Conheça os melhores lugares do mundo para se aposentar

Dica de Viagem: Se você for a Trujillo não deixe de visitar a Cidade de Chan Chan.

4. Passeio no circuito de praias de Chiclayo

Praias de Chiclayo

Uma das atrações da costa do Peru são as praias de Chiclayo. Pode ser realizado um tour da praia de Pimentel, passando por várias praias, como Santa Rosa, San José e Naylamp, assim como lugares interessantes em Monsefú e Puerto Eten. É um ótimo roteiro para percorrer no verão.

Essa é uma praia onde você encontra brisa suave, mar fresco, areia branca e comida saborosa, por isso é a preferida por quem gosta do verão e esportistas aquáticos. Há muito para visitar e aproveitar.

5. Conhecer leões marinhos nas Islas PalominosIslas Palominos

Se ao norte das praias peruanas você pode nadar com tartarugas, na costa central você pode nadar com leões marinhos nas Islas Palominos a poucos minutos de Lima. Esse passeio pode ser realizado tranquilamente em um full day e é uma das atividades que valem a pena em Lima.

6. Passear na Costa Verde em LimaCosta verde em Lima

Um dos passeios mais agradáveis que tem a capital é percorrer de carro, de bicicleta ou a pé, a estrada que une os dois extremos da cidade: a Costa Verde. Ainda que seja uma rodovia, na margem foi construída ciclovias e pontes para as pessoas que descem de Lima para fazer atividades ao ar livre.

Dica de Viagem: Aproveite seu tempo em Lima com esses 10 Tour em Lima que você não pode deixar de fazer.

Surfar também é uma atividade muito comum nesse circuito de praias. O Oceano Pacífico é um destaque com suas ondas para diversão dos limenhos e turistas. O vento impulsa os parapentes que atravessam o ar, principalmente no fim da tarde. A noite também vale a pena uma visita e é bem seguro.

7. Reserva Nacional de ParacasPlaya en Paracas

A Reserva Nacional de Paracas tem paisagens de tirar o fôlego. Um céu brilhante, marcas avermelhadas sobre o mar azul e uma brisa que refresca a pele. A algumas horas de Lima é um passeio que pode ser feito em apenas um dia, ou se você ficar vários dias, pode conhecer diversas praias da Reserva aptas para tomar banho.

Veja também:  Viajar com a família é tudo de bom!

Antes de chegar em Paracas, recomendamos conhecer o Túnel Secreto dos Escravos, uma joia escondida no Peru, localizado no litoral.

8. Um dia nas Islas BallestasLeões marinhos nas Islas Ballestras

De longe parece detalhes adicionais das rochas, porém quando a lancha quando chega mais perto das Islas Ballestas, podem ser vistos dezenas de leões marinhos, pinguins Humboldt, pelicanos e golfinhos.

A lancha sai do porto de Paracas, o passeio é feito bem cedinho e dura entre uma hora e meia e duas horas. Pode ser feito em um dia saindo de Lima.

9. Visitar a costa de Arequipa

O estado de Arequipa é muito mais que a Cidade Branca. Essa zona peruana se estende da serra até a costa nos mostrando maravilhosas paisagens, como o balneário de Mollendo ou os poços da Playa Tanaka.

Um plano sensacional para as férias é visitar Arequipa que tem tudo: história, vulcões e surpreendentes formações rochosas como o Cânion Colca. Você também pode visitar o Santuário Nacional Lagunas de Mejía de Moquegua onde as aves fazem uma parada da sua viagem de norte para o sul.

10. Chegar a Machu Picchu pela costaMachu Picchu

Uma maneira menos tradicional e mais divertida de chegar em Cusco saindo de Lima é percorrendo a costa do Peru e os lugares interessantes com Peru Hop e depois voltar pelos Andes.

Nessa rota você pode conhecer lugares incríveis da região litorânea como as misteriosas Linhas de Nazca ou os vinhedos de Pisco antes de ir pela cordilheira.

Esse trajeto pela costa do Peru é apenas algumas das coisas de tudo o que você pode descobrir nessa região de paisagens inacreditáveis, microclimas e pessoas amáveis.

Para a gastronomia da costa é necessária uma atenção à parte, mas nossa recomendação é que se for visitar o litoral do país, prove o melhor do mar peruano em cada prato típico.

E aí, está animado para conhecer as praias peruanas? Conheça a Peru Hop, testemunhe e experimente a maravilhosa diversidade cultural peruana!

 

Texto enviado pelo parceiro Marlom de Souza para a agência Peru Hop, de Lima, Peru.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus