Home » Top Listas » Biscoito ou Bolacha? Descubra mais 10 rixas entre cariocas e paulistas
Curiosidades Top Listas

Biscoito ou Bolacha? Descubra mais 10 rixas entre cariocas e paulistas

Não é de hoje que cariocas e paulistas vivem uma grande discussão para decidir algumas questões. Quem nunca ouviu falar da rixa entre biscoito ou bolacha? Em São Paulo as pessoas afirmam que bolacha pode ser qualquer tipo de produto recheado ou até salgado. Para eles quando se fala em biscoito, é aquele de polvilho e só. Mas, no Rio de Janeiro, o biscoito se resume a tudo isso, seja ele doce, salgado, recheado, de polvilho ou não.

Biscoito ou bolacha
créditos: pt.wikipedia.org

Por isso, decidimos reunir as coisas que geram muita discordância entre os moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Afinal, é biscoito ou bolacha? Confira:

1- Pizza com ketchup X Pizza com azeite

Em São Paulo não é nada comum usar ketchup na pizza. O certo para os paulistas é colocar azeite e é isso aí, sem discussão! Enquanto isso, os cariocas usam e abusam do ketchup na pizza (às vezes é ketchup com pizza, e não pizza com ketchup).

Biscoito ou bolacha
créditos: doncarlone.com.br / youmustgo.com.br

2- Cachorro-quente com purê X Cachorro-quente com ovo de codorna

Um lanche clássico das barraquinhas de rua. O cachorro-quente também é saboreado de formas bem diferentes por cariocas e paulistas. No Rio de Janeiro é comum o cachorro-quente vir com tudo dentro, como ervilha, milho, queijo ralado, batata palha e até ovos de codorna. Já em São Paulo, o famoso cachorro-quente é servido com um acompanhamento bem peculiar: o purê de batata. Diferente, né?

Biscoito ou bolacha
créditos: saldeflor.com.br / gshow.globo.com

3- Flamengo X Corinthians

Enquanto em solo carioca o Flamengo é uma febre e o time dominante, em São Paulo o Corinthians tem o mesmo efeito para os torcedores. De fato, os dois times têm as maiores torcidas do Brasil, e por isso acontecem tantas rixas entre um e outro.

Veja também:  4 destinos nacionais baratos para visitar em Outubro
Biscoito ou bolacha
créditos: letras.mus.br / agenciabrasil.ebc.com.br

4- Feijão carioca X Feijão preto

Mais um debate recorrente entre cariocas e paulistas, além do “é biscoito ou bolacha”, o feijão também gera polêmica. Mesmo que no nome tenha carioca, o feijão carioca, aquele com os grãos marrons, é consumido com mais frequência em São Paulo. Contraditório, né? Afinal, no Rio de Janeiro é muito mais comum você encontrar nas casas e até nos restaurantes, o feijão preto, que também é usado para fazer a tão famosa feijoada.

Biscoito ou bolacha
créditos: guiadacozinha.com.br / nutrivitae.com.br

5- Carnaval carioca X Carnaval paulista

Mesmo que o carnaval do Rio de Janeiro seja mundialmente conhecido e muito procurado por turistas, existe uma competição bem acirrada com o carnaval de São Paulo, até porque os paulistas não deixam nada a desejar durante os dias de folia. Inclusive, esse ano São Paulo foi mais procurado do que o Rio de Janeiro durante o carnaval.

Biscoito ou bolacha
créditos: c2rio.rezdy.com / Som em Cena/Divulgação/Veja SP

6- Carretilha X Lambreta

Assim como a rixa do: é biscoito ou bolacha, essa diferença de nomes também causa bastante discussão. Para os paulistas é carretilha, para os cariocas lambreta, mas no final é tudo a mesma coisa. Esse é um dos dribles mais bonitos e conhecidos no futebol, onde o jogador apoia a bola no calcanhar e levanta com o outro calcanhar passando por cima do adversário. Os torcedores costumam vibrar nos estádios quando isso acontece, afinal, essa é uma habilidade para poucos.

Biscoito ou bolacha
créditos: globoplay.globo.com / netvasco.com.br

7- Marmitex X Quentinha

Conhecida como o almoço dos trabalhadores. Essa refeição normalmente vem servindo comida simples, e também tem nomes diferentes entre as barreiras Rio x Sampa. Seja marmitex, em São Paulo, ou quentinha, no Rio de Janeiro, as duas opções tem a mesma função e praticamente os mesmos componentes.

Veja também:  Guia HU: Ubatuba
Biscoito ou bolacha
créditos: berimbaunoticias.com

8- Farol X Sinal

O nome real é semáforo, mas nem em São Paulo e nem no Rio de Janeiro, as pessoas chamam assim. Portanto, o termo farol é utilizado pelos paulistas para se referir ao objeto que controla o trânsito. Já no Rio, esse mesmo objeto é conhecido como sinal, ou sinal de trânsito.

Biscoito ou bolacha
créditos: iv-serg/Thinkstock

9- Um beijinho X Dois beijinhos

Com certeza se você é de São Paulo e já visitou o Rio, ou vice-versa, já passou alguma situação engraçada relacionada a isso. Em São Paulo, quando você vai cumprimentar alguém você dá apenas um beijinho no rosto, já no Rio de Janeiro, você fala com as pessoas com dois beijinhos. É muito normal acontecer um desencontro no cumprimento entre cariocas e paulistas.

Biscoito ou bolacha
créditos: olaargentina.com

10- 25 de março X Saara

Esses são dois dos maiores pólos de compras do Brasil, então é normal acontecer uma rixa entre qual é maior e melhor. A 25 de março fica na capital paulista e abrange uma infinidade de lojas, assim como o Saara no Rio de Janeiro. Deixando toda rivalidade de lado, uma coisa é mais do que certa: nos dois lugares você poderá encontrar de tudo!

Biscoito ou bolacha
créditos: Rovena Rosa – Agência Brasil/ veja.abril.com.br

Então, cariocas e paulistas, não existe certo ou errado, melhor ou pior, o legal mesmo é conhecer um pouco da cultura de cada lugar. Que tal?

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA SÃO PAULO
OU
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO

 

Viva mais histórias com o Hurb! ✈😍