Home » Curiosidades » Casal recria floresta e devolve o lar de centenas de animais que sofriam com desmatamento
Curiosidades

Casal recria floresta e devolve o lar de centenas de animais que sofriam com desmatamento

O fotógrafo Sebastião Salgado e a esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado replantaram uma floresta inteira nos últimos 20 anos. Tudo começou em 1994, quando Sebastião voltou de uma viagem fotográfica em Ruanda, ficou chocado ao encontrar a antiga fazenda de gado de sua família, em Minas Gerais, completamente destruída pelo desmatamento.

Casal planta milhões de árvores
Créditos: Instituto Terra

Fotos mostram a incrível transformação do terreno:

Antes e depois 3 Casal planta milhões de árvores (1)
Créditos: Instituto Terra

Foram anos de trabalho e dedicação que acabaram transformando 1.750 acres de um solo estéril em um verdadeiro paraíso, que hoje abriga mais de 300 espécies de árvores, mais de 170 espécies de aves, 30 espécies de mamíferos e 15 espécies de anfíbios e répteis.

 

Toda essa transformação só foi possível graças a ajuda de voluntários e parceiros do Instituto Terra, uma organização ambiental dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. O Instituto foi criado pelo próprio casal em 1998 e também contou com a ajuda da Vale que doou 100.000 mudas para a restauração do terreno.

Casal planta milhões de árvores
Créditos: Instituto Terra

Atualmente o casal não são mais os donos da propriedade, o terreno agora é uma reserva natural federalmente reconhecida que gera milhões de mudas de árvores, treina jovens ecologistas, além de receber e inspirar visitantes que querem ver uma floresta renascer.

Casal planta milhões de árvores
Créditos: Instituto Terra

Viva mais histórias com o Hurb!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus