Home » Dicas de Viagem » Cidades coloniais que você não pode deixar de conhecer
Dicas de Viagem Nacionais

Cidades coloniais que você não pode deixar de conhecer

Nem só de extensa orla oceânica vive o turismo no Brasil. Para além das belezas naturais, por entre ruelas de pedra e tesouros cobertos de ouro, escadarias monumentais, grandes artistas, culturas de povos diferentes e construções arquitetônicas das mais diversas, está guardado o Brasil Colônia. Aproveite sua viagem para descobrir detalhes da história do país e apreciar cada acontecimento que fez das  cidades coloniais, escolhidas pelo HU, um patrimônio que você não pode deixar de conhecer. Embarque numa viagem para Destinos Históricos.

Paraty (RJ)

Paraty cidade colonial

Nascida no ciclo da cana-de-açúcar, enriquecida no ciclo do ouro e tendo também atravessado o ciclo do café, a ponta de escoamento da antiga Estrada Real faz de Paraty uma cidade colonial cheia de história pra contar. Tombada pelo IPHAN, a cidade é repleta de encantos sutis em suas fachadas coloridas, símbolos maçônicos, ao mar que sobe pelas ruas de pedra e as várias praias paradisíacas de seu entorno. Por sua arquitetura fotogênica, passeios interessantes e hotelaria aconchegante e vasta, hoje a programação da cidade foi tomada por eventos como a festa literária, festival de jazz e imersões fotográficas.

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Paraty

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto cidade colonial

Tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO, Ouro Preto promove uma viagem no tempo, cravado de ouro e trabalho escravo em um vale das montanhas mineiras. Sua arquitetura colonial e suas escadarias, fachadas e igrejas cobertas de ouro remontam o cenário do caldeirão de interesses pela riqueza das Minas Gerais. Foi Ouro Preto o coração da Inconfidência Mineira e hoje a cidade guarda o Panteão da Liberdade, contando a história do sonho de independência da região. Não deixe de visitar as igrejas, acompanhar a romaria e tirar fotos dos casarios.

Veja também:  Viaje o ano inteiro: descubra a melhor época para visitar 12 destinos

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Ouro Preto

Olinda (PE)

Olinda cidade colonial

A Cidade Alta de Olinda concentrava o comércio dos principais engenhos de Pernambuco e enriqueceu muito no ciclo da cana-de-açúcar. Vizinha a Recife, a cidade histórica reúne construções que vão te fazer conhecer mais sobre o passado da região e a influência dos Holandeses. Visite o Mosteiro de São Bento, a Igreja da Sé, o Convento de São Francisco e a Ladeira da Misericórdia, que dão vida ao passado em Olinda. Entre um ponto e outro, aprecie o casario colorido, as galerias de artistas locais e a história do famoso carnaval da cidadezinha.

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Olinda

Salvador (BA)

Salvador cidade colonial

Salvador também é tomada pelo Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO. O famoso Pelourinho, com ruas de pedra, construções coloniais gigantescas, inúmeras igrejas e casarões coloridos, conta parte da história do Brasil. Aproveite o passeio não apenas para fazer compras e tirar fotos das construções, mas para entender, entre cidade alta e cidade baixa, como se organizavam os portugueses para proteger a primeira capital do Brasil Colônia.

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Salvador

Porto Seguro (BA)

Porto Seguro cidade colonial

As belezas naturais de Porto Seguro são contadas pela História como a primeira vista de Pedro Álvares Cabral ao chegar ao desconhecido Brasil do ano de 1500. Além das belas praias e passeios paradisíacos, nesta cidade da Costa das Baleias do litoral baiano, você terá a oportunidade de conhecer as primeiras construções do Brasil Colônia, como a Igreja de Nossa Senhora da Pena e a Praça Pero Campos de Tourinho.

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Porto Seguro.

Petrópolis (RJ)

Petrópolis cidade colonial

A pouco mais de uma hora de estrada do Rio de Janeiro, Petrópolis é a maior cidade da serra do Estado e guarda relíquias dos tempos de colônia como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Palácio Rio Negro. A Cidade Imperial foi fundada por Dom Pedro II para servir como local de veraneio da família real e foi sede de importantes momentos da história do Brasil. Para além de sua vocação colonial, Petrópolis guarda também o Palácio Quitandinha e a Casa de Santos Dumont como outras atrações turísticas importantes.

Veja também:  Cidades da Bahia: conheça 10 destinos incríveis e de beleza espetacular

Clique aqui e confira os melhores hotéis e pousadas em Petrópolis

banner ps