Home » Curiosidades » Conheça 5 incríveis curiosidades sobre Chapecó
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Conheça 5 incríveis curiosidades sobre Chapecó

Com menos de 200 mil habitantes, o município de Chapecó, em Santa Catarina, já tem mais de 100 anos de história. Apesar de ser mundialmente conhecida por conta da tragédia com o clube da Chapecoense, a cidade também é lembrada por muitos visitantes pelo clima agradável entre os moradores e a boa estadia que oferece.

Chapecó
Créditos: Chapecó Online

E há algumas curiosidades sobre esse local histórico, que guarda lembranças ainda recentes de seu passado e da sua independência. Confira:

Agroindústria

Considerada um dos maiores pólos de agroindústria do país, Chapecó detém títulos importantes ligados à economia nacional. A região é favorável para a produção agrícola por conta da disponibilidade de energia elétrica e do alto potencial do Mercado Comum do Sul.

Agroindustria
Créditos: Conceitos

Futsal Feminino

O futebol é uma paixão enorme para os chapecoenses, tanto para homens quanto para mulheres. Esse sentimento pode ser comprovado pelos títulos do futsal feminino de Chapecó: Três títulos Mundial Copa das Nações e seis da Liga Nacional de Futsal.

Equipe de Chapecó
Créditos: Rádio Chapecó

História colonizadora

Até 1838, o oeste catarinense era habitado por índios. A partir dessa data, imigrantes italianos e alemães, junto com alguns paulistas vindos do Rio Grande do Sul, cruzaram a região rumo a São Paulo em busca de comércio de gado. Com essa passagem, a migração e o crescimento territorial começou a existir e se expandiu de tal forma que possibilitou, anos depois, a entrada do setor metal-mecânico como alternativa de produção. Ernesto Francisco Bertaso foi o pioneiro colonizador e portanto fundador da cidade.

Chapecó 1960
Créditos: Classical Buses

Ponto estratégico

Localizada entre diversas rodovias federais e estaduais, o município de Chapecó tem acesso fácil a diversos países do Mercosul. A Argentina, por exemplo, se encontra a menos de 160 km do local.

Rodovias
Créditos: Diário do Iguaçu

Festas e Eventos

Apesar de ser uma cidade pequena e com poucos habitantes, as festas marcam presença por lá. As exposições e os eventos atraem muitos turistas do Brasil e do exterior. Entre as festas podemos citar: Festa das Nações, Wurstfest, a Mercoagro, a Novemberfeste a EFAPI (Exposição Feira Agropecuária, industrial e comercial de Chapecó).

Veja também:  Vai começar a Copa do Mundo! Em dia de jogo, é importante não abusar da voz
Festa da Linguiça
00 Créditos: TV BRasil

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Instagram