Home » Gastronomia » Conheça 5 usos inusitados e incríveis para o micro-ondas
Gastronomia

Conheça 5 usos inusitados e incríveis para o micro-ondas

Depois que foi inventado e se popularizou dentro de nossas casas, o micro-ondas é um dos principais eletrodomésticos de um lar moderno. Tem gente que não curte muito a comida esquentada nesse aparelhinho, mas uma opinião sobre ele é unânime: sua praticidade e rapidez para esquentar pratos é tudo de bom para diversos momentos da rotina.

O que pouca gente sabe é que esse prático eletrodoméstico não serve apenas para esquentar os alimentos! É isso mesmo que você leu. Dentro de sua casa, você guarda um poderoso equipamento que possui alguns truquezinhos pra muito além de sua função básica. Esses truques inusitados prometem facilitar bastante a sua vida na hora de realizar algumas tarefas do dia a dia.

micro-ondas
Foto: Shutterstock

Usos inusitados para o micro-ondas

Limpeza inteligente

Todo mundo concorda que uma das coisas mais chatas do micro-ondas é limpar e manter limpo, não é mesmo? Pois saiba que existe um truque nesse sentido que vai mudar a sua vida! Em um recipiente próprio para uso no eletrodoméstico, coloque água e 1 colher (sopa) de vinagre. Leve para esquentar durante 5 minutos. Por fim, deixe o recipiente descansando lá dentro, com o aparelho desligado, por outros 3 minutos. Depois de tudo isso, use papel-toalha ou pano limpo para retirar a sujeira de dentro do aparelho – ela vai sair com bastante facilidade!

micro-ondas
Foto: Dreamstime

Biscoito murcho?

Sabe aqueles biscoitos (ou bolachas) que a gente esquece aberto e eles acabam ficando murchos? Péssimo, né? Agora prepara: com o micro-ondas eles podem voltar a ser crocantes! Para reverter a situação, espalhe os biscoitos por um prato – bem separadinhos um do outro. Leve ao micro-ondas por 1 minuto. Retire e espere que eles esfriem. Delicie-se com seus biscoitos totalmente renovados e crocantes!

Veja também:  10 restaurantes sensacionais em Santiago

Fritando bacon

Fritar essa delícia, por vezes, é bastante complexo – principalmente pra quem não tem muita experiência na cozinha. Lidar com óleo na panela é perigoso e desafiador. Sem óleo e com crocância, é possível fritar bacon no micro-ondas, sim! Primeiro, forre um prato com papel-toalha. Disponha as fatias do bacon, bem separadas. Por cima, cubra com mais duas folhas de papel-toalha. Aqueça no micro-ondas e pronto! Tá na mão seu bacon sequinho e crocante. Se não chegou à crocância desejada, basta ir colocando mais 20 segundos até chegar no ponto que você gosta.

micro-ondas
Foto: Reuters

Sem chororô

Cansou de chorar na hora de descascar a cebola? Tá fácil! Corte as extremidades do vegetal e esquente no micro-ondas por 30 segundos. Esse pequeno tempo de calor já é suficiente para impedir que a cebola libere as moléculas que são as responsáveis por irritarem nossos olhos.

Descascando alho

Alho é um tempero quase indispensável na culinária brasileira. Um dos seus principais problemas é a dificuldade para descascá-lo… outro, é o cheiro que fica na mão. Para esses problemas, existe uma solução em sua cozinha: o forno micro-ondas! Aqueça a cabeça de alho por 15 segundos e as cascas vão se soltar como mágica!

Conhece outros truques e dicas para o uso caseiro do micro-ondas? Não deixe de compartilhar com a gente!

Viva mais histórias com o HU.