Home » Gastronomia » Conheça 6 surpreendentes curiosidades sobre o chiclete
Gastronomia

Conheça 6 surpreendentes curiosidades sobre o chiclete

É bom pra manter um hálito fresco, pra distrair, talvez até pra diminuir a ansiedade ou pra ajudar pessoas que querem parar de fumar. Ao mesmo tempo, é muito prejudicial ao meio ambiente e pode fazer mal a sua saúde por conta dos corantes ou dos produtos químicos. O BistroHU separou 6 curiosidades sobre o chiclete.

Variedade de sabores
Créditos da imagem: Manual dos curiosos

Origem do chiclete

A verdadeira origem é tão antiga que ninguém tem a exatidão da data. Se você aceita a goma de mascar, extraída do látex das árvores Sapotizeiro, como chiclete, então foram os Maias e os Astecas que nominavam como “chicle”. Mas se você quer saber quando esse formato de chiclete que conhecemos atualmente, foi criado, talvez a data mais certa seja 1872. O americano Thomas Adams fabricou o primeiro lote de gomas de mascar com aromas de extrato de alcaçuz e em formato de bola.

origem do chiclete
Créditos da imagem: Fatos desconhecidos

Popularização

As guerras e os conflitos militares culminaram para a popularização do chiclete, mas como? Os soldados acreditavam que a goma de mascar poderia aumentar a concentração e conseguiria deixa-los atentos e acordados por mais tempo.

Chiclete nas guerras
Créditos da imagem: Desatracado

Poluição

O chiclete é a segunda maior fonte de poluição ambiental do mundo, só fica atrás da bituca de cigarro. Parece assustador, mas é verdade. O tempo de decomposição do chiclete pode variar de acordo com o material utilizado, mas em média, é de 5 anos.

Poluição
Créditos da imagem: Pinterest

Chiclete para cães

Com a função de acabar com as doenças bucais, incluindo o mau hálito encontrando nas bocas dos animais, o chiclete canino foi inventado. De acordo com a fabricante Pet Chiclets, a goma de mascar alivia o stress, previne a cárie e é totalmente digestiva.

chiclete para cães
Créditos da imagem: Tododialion
Créditos da imagem: O mundo da Laika

Sabores exóticos

Tudo depende da criatividade e isso é o que a marca americana mais tem. Eles comercializam chicletes de bacon e almôndegas.

Veja também:  Conheça o Tibidabo, parque de diversões do século XX que é um ícone de Barcelona
Sabores exóticos
Créditos da imagem:Archie McPhee
Sabores exóticos
Créditos da imagem:Archie McPhee

Reciclagem

Calma, você não vai precisar mastigar um chiclete que já passou pela boca de outra pessoa. A companhia Gum Drop  recicla os chicletes nas ruas e nos lixos e os transforma em lápis, solas de sapato e copos.

Reciclagem chicletes
Créditos da imagem: Follow the collours
Reciclagem chicletes
Créditos da imagem: Condomínio Verde

Viva mais histórias ao redor do mundo com o HU!