Home » Datas Comemorativas » Conheça as melhores festas juninas, sô!
Datas Comemorativas Nacionais

Conheça as melhores festas juninas, sô!

Comemorado todos os anos no dia 24 de junho, o dia de São João é uma data lembrada por todo o país. Para não passar em branco, os portugueses trouxeram para o Brasil a tradição de celebrar o dia do santo que batizou Jesus Cristo e de todos os santos do mês de junho, como Santo Antônio e São Pedro.

Essa celebração se transformou numa das festas mais esperadas do ano: a Festa Junina. A região do Nordeste se destaca por ter as melhores festas juninas, mas esta tradição se estendeu por todo o país e, quando chega o mês de junho, é quase impossível não associá-lo com esse grande evento nacional.
Para quem já tirou sua melhor roupa caipira do armário e está pronto para pular a fogueira, nós do Hotel Urbano indicamos os melhores destinos para quem deseja curtir a festa junina deste ano em grande estilo.

Campina Grande – Paraíba

São João de Campina Grande
Em Campina Grande, a Festa de São João dura junho inteiro. É muita fogueira pra pular!

 Não podíamos começar esta lista sem antes falar da festa junina que é considerada a melhor do mundo: o São João de Campina Grande.

Na cidade paraibana, a festa dura o mês de junho inteiro e é parada obrigatória para os fãs de festa junina. Com um público estimado em aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano, o arraial de Campina Grande acontece no Sítio São João, um espaço com cerca de 40 mil metros quadrados.

Trata-se da mais tradicional festa junina do Brasil, com concursos de quadrilhas, literatura de cordel, comidas típicas do evento e da região, além do principal elemento da festa: muito forró! Os caipiras vão dançar até o sol raiar, ao som de artistas locais e famosos.

Veja também:  Infográfico HU – Festa Junina

Recife – Pernambuco

caruaru
Caruaru fica pequena pra tanto compadre e comadre!

Pernambuco é o lar das mais tradicionais festas juninas, por isso, não podíamos deixar sua capital de fora desta lista.

Em Recife, os viajantes irão encontrar mais de 60 arraiais espalhados por toda cidade, além de várias barracas com comidas típicas como pamonha, pé de moleque e milho cozido. O famoso Quentão é uma bebida que não pode faltar e que promete esquentar a festa.

Outra coisa que não pode faltar é o forró. O ritmo embala as comemorações todos os anos e, em Recife, as festas procuram homenagear os maiores representantes desse gênero musical, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Quadrilha e aproximadamente 800 atrações animam a tradicional festa junina de Recife, que procura abrir um espaço para artistas locais, valorizando ainda mais a cultura pernambucana.

Gravatá – Pernambuco

gravatá
Nem só de quadrilhas se faz um bom arraiá: em Gravatá você curte shows de artistas como Bell Marques e Victor & Léo!

Ainda no estado de Pernambuco, a festa junina da cidade de Gravatá é considerada uma das melhores do país.

O motivo de tanta fama se deve ao fato de o evento aliar os elementos mais tradicionais da comemoração com megashows de artistas famosos nacionalmente. Este ano, foram confirmadas as apresentações de Bell Marques, Victor & Léo, Garota Safada, Aviões do Forró, entre outros.

Os amantes do forró pé de serra podem aproveitar para curtir os grupos regionais, que agitam a festa até o outro dia. Grupos de quadrilhas, literatura de cordel e comidas típicas também tornam o arraial de Gravatá muito mais rico.

Salvador – Bahia

junina salvador
Olha a cobra! É mentira! É festa junina em Salvador!

O estado da Bahia é responsável pelas mais grandiosas festas juninas do Brasil. Em suas 23 cidades, o dia de São João é comemorado na última semana do mês e, dentre as festas mais populares, podemos listar as cidades de Ilhéus, Castro Alves e Camaçari.

Veja também:  Essas são as experiências mais incríveis para fazer no Nordeste

Mas a região que mais se destaca nesta época do ano é a de Salvador, a capital do estado. As comemorações são realizadas no Terreiro de Jesus e em praças espalhadas pela cidade. Assim como o carnaval de Salvador, a festa junina da região é conhecida mundialmente.

No arraial de Salvador, os concursos de quadrilha e shows de forró prometem fazer a alegria dos viajantes HU. Uma das bebidas mais famosas da festa junina, o quentão, recebe um toque especial na Bahia: além dos ingredientes tradicionais, também é adicionado o Cravinho, uma mistura de cachaça e cravo.

Outro diferencial é a gastronomia. Além das iguarias típicas, comidas como acarajé e vatapá podem ser degustados na festa junina de Salvador.

São Luís – Maranhão

São-João-São-Luis-do-Maranhão
18 dias de festa junina! Pula a fogueira, iaiá

Não é só de forró que a grandes festas juninas são feitas e a capital do Maranhão, São Luís, está aqui para provar isso.

Na cidade, quem comanda e anima a festa é o contagiante Bumba Meu Boi, junto com as quadrilhas, os xotes, a matraca, a zabumba e outros ritmos.

A festa junina, depois do carnaval, é um dos eventos mais importantes da região e agita São Luís por 18 dias. Misturando a cultura local com os elementos típicos da festa de São João, a cidade maranhense oferece uma grande festa para os viajantes de todo o país.

Chega da Festa Junina do seu bairro né? Tá na hora de fazer as malas e curtir alguma das maiores festas de São João do país! Anarriê.