Home » Nacionais » Lojas de chocolate em Gramado: conheça as melhores da cidade
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Lojas de chocolate em Gramado: conheça as melhores da cidade

Se você está planejando ir para Gramado, deixe sua dieta de lado pelo menos durante os dias da viagem. Nós garantimos, valerá a pena. A charmosa cidade da Serra Gaúcha oferece um roteiro que é o sonho de consumo de qualquer chocólatra. E o mais legal é que os atrativos das lojas vão além do doce que provém do cacau. Por lá, é possível encontrar muitas lojinhas temáticas com diversas atrações, que fazem das compras de chocolate um dos grandes programas da região. Confira agora as melhores lojas de chocolate de Gramado!

lojas de chocolate em Gramado
créditos: Hurb

Reino do Chocolate

Podemos iniciar nosso passeio virtual pelo Reino do Chocolate, que pertence à Caracol, uma empresa fabricante de chocolate. Logo na entrada, você ganhará um cartão para debitar todas as delícias que você quiser experimentar ou levar como lembrança  da fábrica. Ainda antes de iniciar o passeio, um coelho gigante de chocolate dá as boas-vindas aos visitantes. O coelhão possui 2,95 metros de altura, 1,10 metros de diâmetro e pesa 1.640 kg. Mas não está à venda. Depois de deixar “chocoelho” para trás, chega-se à Mini Fábrica, um espaço onde máquinas que funcionam de verdade estão lado a lado com réplicas lúdicas, que enfeitam o local o tornando mais atrativo para crianças e adultos.

Créditos: viajandocomdanielacascardo

Saindo da Mini Fábrica, começa uma viagem no tempo. O espaço conhecido como “Pirâmide” conta a história do Deus Quetzalcoatl, Deus da Sabedoria e do Conhecimento que teria dado, na mão dos astecas, as primeiras sementes de cacau. Já em outro espaço, o visitante poderá tirar fotos com uma réplica do homem que levou o chocolate para Europa, Hernán Cortéz.  Ainda há uma galeria com painéis ilustrados, que contam diversas curiosidades relacionadas ao chocolate ao longo dos anos.

Veja também:  Enoturismo: aproveite a época da vindima para viajar pelo Brasil
Créditos: quantocustaviajar

Depois de assistir à produção de tanto chocolate, resistindo bravamente a tentação de comê-los ali mesmo, e de fazer uma viagem na qual é possível interagir com elementos da história de um desse maravilhoso doce, é hora de saciar a vontade na cafeteria local, que tem uma belíssima vista para o Vale do Quilombo, e ir às compras na Sala dos Tesouros, que é a loja temática do Reino do Chocolate. Por lá é possível encontrar chocolates de todos os tipos e nas mais variadas formas e embalagens. Momento ideal para escolher os presentes dos que não puderam ir com você e, claro, exterminar seu desejo!

Planalto

Como estamos falando de Gramado, que é a maior fabricante de chocolate artesanal  do Brasil, o Reino do Chocolate é apenas uma opção para quem deseja fazer um passeio que mostre, etapa por etapa, a preparação do doce, que dispõe de espaços para entretenimento. O viajante que estiver planejando sua viagem para lá vai poder visitar lojas conceito e fábricas como a da Planalto,que também conta com uma mini fábrica, além de uma cascata de chocolate.

Uma curiosidade da loja da Planalto é que nem todo chocolate à venda é comestível. Os produtos que não fazem parte da lista de delícias que podem ser ingeridas são os cosméticos. Loção hidratante, creme para os pés e para as mãos e sabonete líquido compõem a lista. É possível encontrar os quatro itens nos seguintes sabores: chocolate ao leite, com menta, com chá verde e com pimenta.

lojas de chocolate em Gramado
Créditos: mapadomundo

Play House Florybal

Na lista de lojas de chocolate em Gramado, a Play House Florybal não poderia ficar de fora. O destaque dessa loja fica por conta da pista de patinação no chocolate (única na América Latina) e do Território dos Horrores.

Veja também:  10 motivos para curtir a Páscoa na Serra Gaúcha
Créditos: documentodeviagem

Prawer

Para quem ainda duvida do quesito “variedade” nos chocolates de Gramado, é só pedir uma peça de “Salame de Chocolate” em uma das lojas Prawer, pioneira no ramo. A inusitada guloseima possui consistência para ser fatiado em rodelas como um autêntico salame e leva um recheio de massa de chocolate e creme de leite. Outra opção inusitada nessa mesma loja é o “Caramelo Salgado“, uma novidade lançada em setembro desse ano, o caramelo (à base de leite condensado) recebe um toque de flor de sal. Uma iguaria originária da França e reproduzida em plena Serra Gaúcha.

lojas de chocolate em Gramado
créditos: eduardo-monica.com

Sem gastos com transportes

A vantagem é que as lojas ficam bem próximas umas das outras. Caminhando pela Avenida Borges de Medeiros e pela Av. das Hortênsias, o viajante encontra dezenas de charmosos estabelecimentos que vendem desde simples bombons a cafés e licores, além de oferecerem inúmeras atrações, como você viu neste post.

Agora, nem precisa recorrer ao Google para saber o endereço das lojas. O GoHurb fez uma lista com nome, endereço e site de todas as lojas citadas no post e outras tradicionais na cidade. Confira:

Confira as lojas:

Lugano Arte em Chocolate
Avenida Borges de Medeiros, 2.874 (ou 2.529) – Centro
Atendimento: Diariamente das 9:30 às 20:00.
www.chocolatelugano.com.br

Reino do Chocolate
Av. das Hortênsias, 5.382
Atendimento: Segunda a sexta-feira e domingo: 9h às 19h / Sábado e feriados: 9h às 20h
www.oreinodochocolate.com.br

Chocolates Prawer
Av. Borges de Medeiros, 2.784 (ou 2.529)
www.prawer.com.br

Don Morello
Av. das Hortênsias, 5.553 (ou 1885/06) – Bairro Avenida Central
www.donmorello.com.br

Chocolate Do Park
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2.605 – Centro
www.doparke.com.br

Veja também:  O que fazer em Gramado: descubra 10 passeios incríveis

Florybal
Av. das Hortênsias, 5.436 (ou 264)
www.florybal.com.br

VEJA AQUI OS MELHORES HOTÉIS EM GRAMADO

Viva mais histórias com o Hurb!

6 comentários

Clique aqui para comentar