Home » Nacionais » Conheça Guarujá-SP: Onde a Cidade encontra o mar
Guarujá Nacionais São Paulo Sudeste

Conheça Guarujá-SP: Onde a Cidade encontra o mar

Guarujá é conhecida como a capital do verão paulista. E não é à toa! Ainda mais pelo clima leve e descontraído que se espalha pelo ar no coração da Ilha de Santo Amaro. Lá você encontra shoppings à beira mar, belas praias escondidas, morros para ver o litoral do alto e o que mais puder imaginar. Que tal descobrir o que há de melhor em Guarujá e curtir dias de praia em um cenário fora do comum? Acredite – você não vai se arrepender!  

praias-de-guaruja-sp
Créditos: Viagem Memorável

Mirantes

Com vários mirantes espalhados por toda a costa de Guarujá, não vão faltar oportunidades para você apreciar as vistas da praia de diferentes ângulos e esquecer o mundo lá fora. Precisa de mais alguma coisa para amar essa cidade?

Mirante da Campina
Créditos: Destinos do Brasil

Fortes

Com muita história e paisagens maravilhosas, as fortalezas de Guarujá são pontos que não podem ficar de fora do roteiro! Algumas das construções mais antigas estão localizadas na cidade, como o Forte dos Andradas e o Forte da Barra Grande

Forte dos Andradas
Créditos: Veja SP

Pontos Turísticos

O principal ponto turístico de Guarujá? As praias, é claro! Citar as praias E não faltam opções para viver cada momento, dos paraísos do surf até as orlas da cidade. Depois da praia, porque não visitar o aquário Acqua Mundo?

acqua mundo
Créditos: Beach & Co

Praias Urbanas no Guarujá

Sabe aquela energia vibrante que só a cidade tem? Não, eu nunca fui lá! Então imagina unir isso ao ar de liberdade e bem-estar da praia. Bem-vindo à orla central do Guarujá!

orla guaruja
Créditos: Jornal Costa Norte

Quem disse que uma orla cercada pelo contraste dos coqueiros e altos prédios não pode ser um cenário de encher os olhos? No Guarujá, o mar calmo, azul e cristalino fica ainda mais bonito com a combinação do clima da cidade e o sossego do litoral. As praias do centro oferecem o melhor dos dois mundos para curtir o pôr do sol ou o amanhecer com uma vista de tirar o fôlego!

A Praia das Pitangueiras é o ponto de encontro no Guarujá. O movimento é grande na avenida beira mar, que abriga bares, restaurantes e o shopping La Plage. Logo ao lado, ao sul, a Praia das Astúrias é o cenário perfeito para uma caminhada no calçadão e um banho de mar. No final da orla, curta as vistas do Mirante do Morro da Caixa D’água e do Mirante da Ponta das Galhetas. À noite, a iluminação deixa a praia com um charme especial. Já na ponta norte das Pitangueiras, atravessando o Morro do Maluf, você chega na Praia da Enseada, que possui grande faixa de areia com ciclovias, quiosques e coqueiros. Ideal para tomar aquela cervejinha (ou suco) e relaxar curtindo a brisa praiana ou praticar esportes.

Praias Paradisíacas no Guarujá

Um pouco mais afastadas do centro, as praias do Éden e do Pernambuco trazem um cenário que deixa qualquer um de boca aberta.

Porque não recarregar as energias apenas descansando na praia e aproveitando a natureza? Quanto mais ao norte ou ao sul da costa, mais longe da cidade você vai estar. Mesmo movimentada, a Praia do Pernambuco, ao norte, está entre as mais bonitas do Guarujá!

Quando a maré está baixa, uma faixa de areia liga a orla à Ilha do Mar Casado, formando duas praias; quando a maré sobe, a praia vira uma só.

Ao lado, a Praia do Éden, com sua pequena faixa de areia, é um paraíso escondido. Para chegar, você precisa descer uma trilha complicada com degraus irregulares. Entretanto, a paisagem compensa! No outro sentido, no lado sul de Guarujá, a pequena Praia do Tombo, cercada por morros, é a favorita dos surfistas. Pertinho, a Praia da Guaiúba é pouco movimentada, tem um mar calmo – excelente para as crianças – e alguns quiosques espalhados pela orla.

Veja também:  Guia de viagem: Aparecida do Norte - SP
Praia-do-Eden-Guaruja
Créditos: Praias e Destinos

Vida Noturna no Guarujá

Em todas as praias, a vida noturna movimenta a orla com programas diversos para você fechar o dia com as melhores experiências.

Shopping La Plage Guarujá
Créditos: Wikipédia

Depois do pôr do sol, as opções para você aproveitar bons momentos da noite no Guarujá são diversas. De bares e shows ao vivo na Praia da Enseada a uma sessão de cinema no La Plage em Pitangueiras, a escolha é sua! E por que não provar alguns frutos do mar e preparos com peixes nos variados restaurantes da orla ou fazer uma parada em alguma sorveteria? Para quem não abre mão de viver cada momento, as baladas e casas noturnas ficam abertas até de manhã.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus