Home » Dicas de Viagem » Conheça o famoso Parque Paleontológico de Itaboraí
Dicas de Viagem Nacionais

Conheça o famoso Parque Paleontológico de Itaboraí

As margens da Baía da Guanabara, a poucos quilômetros da capital do Rio de Janeiro, está a charmosa cidade de Itaboraí.

Para quem gosta de explorar lugares históricos, conhecer um pouco mais sobre as riquezas do Brasil e viver um estopim de atividades ao ar livre, Itaboraí é um dos melhores destinos para visitar, valendo a pena conhecer o Parque Paleontológico de São José de Itaboraí.

Itaborai-parque-paleontologico
Créditos da Foto: Mapsights

Antes mesmo de começar a funcionar em 1995, um fazendeiro vendeu suas terras para uma mineradora após achar rochas de grande mineral, extraiu os materiais e depois de escavar vários locais da área encontrou artefatos preciosos para a história, passando as terras para a Prefeitura de Itaboraí.

Itaborai-parque-paleontologico
Créditos da Foto: Garriga de Menezes

O Parque Paleontológico de São José de Itaboraí é um dos sítios arqueológicos mais antigo do Brasil, historiadores afirmam que além desses fatores geológicos presentes no solo, essa foi uma das terras visitadas por Charles Darwin, que observou e elogiou a floresta de Itaboraí em seu diário de bordo.

darwin-itaborai
Créditos da Foto: Iovida-Bio-Vida

Na área em que o parque está situado já foram encontrados diversos fósseis de animais, um dele de uma espécie de Preguiça Gigante, rochas com mais de 60 milhões de anos. Vestígios que indicam a existência do homem primitivo no local.

Itaborai-Parque-Paleontologico-de-Sao-Jose
Créditos da Foto: OGlobo/Divulgacao

Atualmente o parque está aberto a visitações e conta com laboratórios, bibliotecas e salas com exposições de artefatos raros, sendo um dos melhores locais para atividade com grupos de amigos ou familiares em qualquer época do ano que aproveitam a área não somente para conhecer a história, como também para passear, andar de bike e fazer caminhadas.

Itaborai-parque-paleontologico
Créditos da Foto: Correio da Cidade Online

Viva mais histórias em Itaboraí com o HU!