Home » Curiosidades » Conheça o homem que desafia a radiação para cuidar de animais abandonados
Curiosidades

Conheça o homem que desafia a radiação para cuidar de animais abandonados

No dia 11 de março de 2011, um tsunami destruiu grande parte dos reatores da Central Nuclear de Fukushima, no Japão. O evento liberou radiação e apresentou diversos riscos aos habitantes das cidades próximas, naquela altura mais de 57 mil pessoas foram evacuadas de Tomioka, uma das cidades mais afetadas.

Seguindo os planos de evacuação, Naoto Matsurama foi para a casa de parentes e abandonou o local, deixando para trás seus cachorros e outros animais. Entretanto, a tragédia que houve na região foi a mais grave desde Chernobyl, em 1986 e, Matsurama não suportou a ideia de deixar os animais à deriva e resolver burlar as regras de segurança e retornar para a cidade.

Quando retornou a Tomioka viu que não eram apenas os seus cães que estavam famintos, mas toda uma população de animais que foram deixados para trás por seus donos. Atualmente, graças a doações, ele cuida e alimenta vários cães, gatos, porcos, vacas, avestruzes, entre outros animais.

naoto-matsumura
Créditos: Naoto Matsumura/Arquivo Pessoal

Para a Revista Vice, ele contou que “Eles não conseguiam esperar, então eles se juntavam e começavam a latir sem parar toda vez que ouviam meu carro. Todos os lugares por onde eu ia havia latidos”.

naoto
Créditos: Naoto Matsumura/Arquivo Pessoal

Um dado alarmante é que a forme chegou a matar mais de mil cabeças de gado na região e a cidade virou um tremendo cemitério a céu aberto.

naoto-matsumura
Créditos: Naoto Matsumura/Arquivo Pessoal

Segundo o site Hypeness, médicos japoneses examinaram Matsurama e diagnosticaram que a radiação presente em seu corpo é 17 vezes maior do que o máximo saudável para o ser humano.

A história deste homem que luta pela sobrevivência dos animais foi contada em um documentário feito pelo Vice, confira abaixo!

Viva mais experiências com o Hurb!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus