Home » Curiosidades » Conheça o Mar Morto: um lugar inesquecível que você precisa visitar
Curiosidades Internacionais

Conheça o Mar Morto: um lugar inesquecível que você precisa visitar

O nome “Mar Morto” não é muito apropriado, mas por ser um nome bíblico ainda é muito utilizado, e na verdade não é um mar, e sim um lago. Localizado entre a Jordânia e Israel, e que não desmente o seu nome, quase não há sinais de vida na água, tirando os turistas que visitam o local. 

Mar Morto
Crédito da foto: conceitos.com

É um dos lugares mais estéreis da face da Terra com diversas curiosidades e o Viajante HU vai te contar alguma delas!

A água mantém a temperatura constante de 22 graus o ano todo e a salinidade é dez vezes superior à dos oceanos, o que dá à água quase a consistência de um óleo. E não se aconselha a ficar mais de 15 minutos dentro do lago, pois por mais que seja divertido flutuar ali, a sua pele em pouco tempo começa a arder por conta de tanto sal.

Mar Morto
Crédito da foto: postaisdeviagem.com

Mas o Mar Morto não tem só sal. Na verdade ele está cheio de outros minerais, como magnésio, brometo e potássio que dão à sua lama preta propriedades terapêuticas e ajudam no tratamento de várias alergias, doenças de pele e dos ossos. Não é por acaso que as suas margens, tanto do lado da Jordânia como do lado de Israel estão cheias de hotéis e spas que oferecem aos seus hóspedes todos os tipos de tratamentos.

Recomenda-se espalhar um pouco da lama no corpo antes de entrar no mar, e apesar de ter um pouco de cheiro de enxofre, depois de se lavar a pele fica super macia.

Mar Morto
Crédito da foto: fotografia.folha.uol.com.br

Nos últimos cinquenta anos o Mar Morto perdeu cerca de 35% da sua superfície, sendo também o lugar mais baixo da Terra, onde situa-se 420 metros abaixo do nível do mar e está desparecendo rapidamente. Para contrariar esta tendência, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo para construir um aqueduto para transferir água do Mar Vermelho para o Mar Morto, mas é um projeto controverso porque segundo os ambientalistas isso vai alterar a composição química do Mar Morto que é completamente diferente da de outras massas de água.

Mar Morto
Crédito da foto: br.pinterest.com

Se você tiver interesse em conhecer este Patrimônio da Humanidade, não espere muito mais tempo, pois é possível que em breve ele desapareça por completo!

Conheça outros roteiros através do nosso Facebook e viva mais histórias com o HU!