Home » Curiosidades » Conheça os destaques artísticos que você só encontra em Joinville
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Conheça os destaques artísticos que você só encontra em Joinville

Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina e é dotada de forte influência alemã, mas uma das condições que leva a maior fama ao município diz respeito ao núcleo artístico, voltado principalmente para a dança. Você sabia que por isso ela recebeu, em 2016, o título de Capital Nacional da Dança?

Para mostrar que essas atividades são bastante prestigiadas, o Viajante HU selecionou os eventos e as escolas que movimentam a cultura local e atraem os apaixonados por essa forma de arte. Confira!

Crédito da foto: guiascturismo.com.br

Festival de Dança de Joinville

Desde 2005 considerado pelo Guiness Book como o maior Festival de Dança do mundo, o Festival de Joinville serve como referência em quantidade de participantes e de conteúdo diversificado. Balé clássico e contemporâneo, danças populares e urbanas, jazz e sapateado são alguns dos estilos abordados nos palcos. Além disso, os grupos e as companhias de dança que participam são formados tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. A programação, que dura 11 dias, ocorre anualmente no mês de julho e é um prato cheio para quem é fã de grandes espetáculos.

Crédito da foto: a2.jor.br

Escola de Teatro Bolshoi

Mundialmente famosa, a Bolshoi é uma instituição que tem gigantesca importância quando o assunto é dança. O fato de haver essa escola em Joinville é motivo para que todos possam se gabar: trata-se da única filial fora da Rússia, seu país de origem. Operando desde o ano 2000 em área brasileira, a tradicional Escola Bolshoi impulsiona jovens talentos e traz um diferencial e tanto para a cidade. Afinal, que dançarino não gostaria de fazer parte dela?

Crédito da foto: folhadearaquari.com.br

Mostra de Dança Joinville

As apresentações da Mostra de Dança Joinville acontecem quatro vezes ao ano (a primeira delas sempre em abril) e são realizadas no Teatro Juarez Machado pela Anacã Joinville, a associação local responsável pelos grupos de dança. Todo o trabalho de organizar e ir em frente com o evento significa uma oportunidade para os grupos de dança mostrarem suas habilidades e também reafirmarem o desejo de uma melhor infraestrutura para esses projetos. Enquanto isso, se você pensar em Joinville já pode ir imaginando uma maneira de aproveitar uma ou mais dessas edições. 

Veja também:  Serra Catarinense amanhece com temperaturas negativas
Crédito da foto: joinville.sc.gov.br

Escola Municipal de Ballet

A Escola Municipal de Ballet de Joinville pertence à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e aceita alunos a partir dos 6 anos de idade. A instituição fomenta a tradição artística desde os anos 70, quando foi fundada, e é uma das grandes referências junto à Bolshoi, já que nesse caso se trata de uma das primeiras a trabalhar o ensino da dança no estado de Santa Catarina. Diversos eventos ficam responsáveis pela EBM e servem como uma maneira de manter a cidade com belas apresentações. Com essas informações em mãos, fica mais fácil programar uma visita e pesquisar qual o espetáculo poderá ser assistido!

Crédito da foto: ndonline.com.br

Apesar dos holofotes que Joinville recebe por conta do Festival, da Mostra, e da Bolshoi, a Graduação em Dança mais próxima pode ser encontrada apenas na cidade de Blumenau. Ou seja, para o estudante que deseja seguir carreira é necessário um deslocamento entre 90 e 125 km, a depender do trajeto.

E aí? Você conhecia alguma dessas escolas e eventos que acontecem na cidade?

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.