Home » Curiosidades » Conheça Valinhos: o território da fruticultura e do agroturismo
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Conheça Valinhos: o território da fruticultura e do agroturismo

Situada a 80 km de São Paulo, Valinhos é conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo e é a maior produtora de goiaba de mesa do país. Todo esse sucesso fez com que os produtores de frutas passassem a investir no agroturismo para ter uma nova fonte de renda. Essa inteligente atitude acabou valorizando o trabalho do homem do campo e também explorando melhor a capacidade turística do local.

E o turismo e o consumo das frutas só crescem! Atualmente são cerca de 400 chácaras produtoras de grande diversidade de frutas. Durante passeios, ainda é possível conhecer o processo de produção delas e dos doces, vinhos e licores. Para completar, vários eventos sobre o assunto acontecem em Valinhos e atraem milhares de pessoas.

O Viajante HU separou alguma dessas festas para contar a história e detalhar a sua importância para a cidade. Acompanhe abaixo!

Créditos da foto: blog.euvoupassar.com.br

Circuito das Frutas

A Expo Circuito das Frutas é organizada em um consórcio que congrega dez municípios de São Paulo, incluindo Valinhos. Realizada no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, o Circuito apresenta atrações da região aos visitantes por meio de praças de alimentação com a gastronomia típica local, mini-fazendinha, espaço infantil, venda de artesanato, de frutas, doces, compotas e vinhos.

O Circuito das Frutas também oferece passeios pelas plantações e degustação de produtos artesanais. Essa é uma boa oportunidade para provar todas as delícias e conhecer melhor o trabalho da região, né?

Créditos da foto: turismo.ig.com.br

Festa do Figo e Expogoiaba

Em 2018, a Festa do Figo chegou na 69ª edição e a Expogoiaba na 24ª edição. Acontecendo de forma simultânea, essas duas festas promovem, além dos tradicionais roteiros de agroturismo, vários shows de música que vão desde o gospel até o sertanejo. Com entrada gratuita e programação que normalmente acontece entre janeiro e fevereiro, essas festas se tornaram um dos principais eventos do município. Vale lembrar também que elas fazem parte da programação do Circuito das Frutas!

Veja também:  São Paulo sanciona lei para multar e fechar estabelecimentos LGBTfóbicos
Créditos da foto: portaldarmc.com.br

Gostou do que acontece em Valinhos? Incentivamos todos os apreciadores de comidas e lanchinhos a aproveitarem esse espaço quando estiverem por lá!

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.