Home » Curiosidades » Conhecida como a terra do Sertanejo, Goiânia também é destaque em outros gêneros
Curiosidades Nacionais

Conhecida como a terra do Sertanejo, Goiânia também é destaque em outros gêneros

Todo mundo pensa logo em Goiânia quando o tema é sertanejo. E o pessoal está certo, afinal, muitos cantores e duplas famosas são mesmo da capital de Goiás. Mas o local considerado a sede do sertanejo também abraça outros estilos, principalmente o rock.

No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, Goiânia ficou conhecida como “capital do rock independente”, já que diversas bandas e festivais estavam conquistando seguidores. Hoje, a cidade continua com um ritmo bom nesse gênero, mas o cenário passou a ser um pouco mais alternativo

O Viajante HU separou cinco festivais que agitam Goiânia e saem do tradicional rótulo musical de cidade sertaneja. Confira abaixo quais acontecem anualmente e veja como o local tem muito a oferecer a todos os tipos de público!

Créditos da foto: euamomilhas.com.br

Festival Grito Goiânia

Conhecido antigamente como “Grito Rock”, o evento é realizado pela produtora Fósforo Cultural desde 2005 e foi adaptado para uma abordagem musical mais ampla para somar outros públicos. A edição, agora recheada com vários ritmos, costuma ocorrer no carnaval ou próximo a ele, sendo uma alternativa para quem quer fugir dos blocos e das tradicionais marchinhas.

Créditos da foto: revistafactual.com.br

Goiânia Noise

Considerado um dos maiores festivais de música no país, o Goiânia Noise chega na sua 24ª edição em 2018. Durante grande parte da sua existência, o Noise privilegiou o rock independente e deu mais atenção para esse gênero, mas hoje, no entanto, procura estabelecer uma programação mais diversificada, com variados estilos, linguagens e sotaques. O Festival acontece normalmente no segundo semestre do ano e ocupa diferentes espaços da cidade.

Créditos da foto: Matheus Ferrér

Vaca Amarela

O Vaca Amarela também já foi uma produção mais voltada para o rock alternativo, mas assim como os outros também passou a defender novas misturas e apresentar shows de MPB, pop, funk e rap, por exemplo. O festival, que teve sua primeira edição em 2001, ocorre normalmente no mês de setembro e conta com diferentes nomes do meio artístico nacional e regional.

Veja também:  Destinos Rock - Conheça o berço dos principais astros do Rock in Rio
Créditos da foto: curtamais.com.br

Festival Bananada

Criado em 1999, o Bananada é um festival que funciona como um grande encontro: reúne gastronomia, música clássica e popular, economia criativa, artes plásticas e muito mais. O multifestival costuma acontecer entre abril e maio em diversos lugares de Goiânia, entre eles casas noturnas, teatros e espaços culturais. Quem vai para o Bananada pode esperar atrações de diferentes vertentes musicais, como rap, rock, MPB e instrumental.

Créditos da foto: Ariel Martini

Projeto Cidade Rock

Programado para acontecer em 10 etapas, entre abril e outubro de 2018, o Cidade Rock tem entrada franca e contempla variados estilos, indo do indie ao metal e do punk ao psicodélico. O intuito dessa produção, organizada pela Monstro Discos, é valorizar os trabalhos locais e servir de incentivo para a resistência do rock goiano. Vamos torcer para que esse projeto se repita nos próximos anos!

Créditos da foto: curtamais.com.br

Gostou de conhecer um pouco mais da cena musical de Goiânia? Então já sabe: se for viajar, Goiânia está pronta para atender todos os gostos.

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.