Home » Dicas de Viagem » Culinária HU: 5 pratos incríveis que você só encontra no Norte do Brasil
Dicas de Viagem Nacionais

Culinária HU: 5 pratos incríveis que você só encontra no Norte do Brasil

A região Norte do Brasil é cercada de grandes riquezas naturais e de um povo extremamente acolhedor, aliado a isso, a culinária é algo que aproxima muitos turistas dos destinos localizados nos estados no norte do Brasil. A gastronomia brasileira é tão mestiça quanto seu povo. Ela se compõe de heranças indígenas e africanas mescladas à culinária dos povos colonizadores. Afinal, comer é também um ato social e a comida revela os hábitos e a identidade do povo de cada região.

O Hotel Urbano separou 5 pratos incríveis pra você desfrutar na sua próxima viagem ao Norte do Brasil. Essas iguarias são de dar água na boca!

Maniçoba

É uma espécie de feijoada paraense originária da culinária indígena em que folhas de mandioca, conhecidas pelo nome de maniva, são usadas no lugar do feijão. Depois de lavada, a maniva é moída e cozida em água abundante por vários dias até perder o ácido cianídrico presente nas folhas. Depois de adicionar um pedaço de paio, um pé de porco, uma costelinha, surge a maniçoba. A iguaria costuma vir acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e molho de tucupi com pimenta-de-cheiro. A maniçoba é um dos pratos oficiais do Círio de Nazaré que acontece em Belém.

Maniçoba
Maniçoba

Pato no Tucupi

Excelente prato típico da culinária amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava. Por ser uma espécie venenosa, o líquido extraído da mandioca brava é levado ao fogo para cozinhar por muitas horas com a finalidade de eliminar o veneno. Os índios, inventores desta iguaria, usavam o tucupi para o preparo do pato selvagem, que assavam, no fogão de pedra. A receita guarda a forma artesanal cultivada pelos índios da região. Prato tradicional da região amazônica, especialmente do estado do Pará.

Pato no Tucupi
Pato no Tucupi

Tacacá

Também é feito com tucupi e goma de tapioca extraída da mandioca. O prato, servido quente, leva ainda camarão seco e jambu, folha típica da região que proporciona uma leve dormência na boca de quem experimenta o tacacá. A exemplo da grande parte dos pratos característicos da região norte tem origem indígena.

Tacacá
Tacacá

Caldeirada de Tucunaré

Tipo de cozido, geralmente feito com peixe e legumes. Na caldeirada de tucunaré servida em Manaus, no Amazonas, a receita leva postas do peixe, batatas, cebolas, repolho, pimentões, ovos, tomates, salsa e coentro. A mistura leva, ainda, molho de tomates e acompanha um pirão.

Caldeirada de Tucunaré
Caldeirada de Tucunaré

Açaí

Açaí é o fruto do açaizeiro, também chamado de juçara, o mesmo é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí. A fruta também é encontrada em outros países próximos do Brasil, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas. O açaí também é consumido com carnes, peixes e frutos do mar.

Açaí
Açaí

A região norte tem uma culinária muito rica e a proximidade com região Amazônica proporciona essa mistura incrível de sabores que tem atraído turistas de todos os cantos do Brasil. As iguarias podem ser encontradas nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Amapá.

Ficou com água na boca? Confere o pacote que fizemos pra você apreciar essa culinária incrível.

Preocupe-se somente em se divertir, deixe que o Hotel Urbano cuida do resto. Conheça outros roteiros incríveis através do nosso FacebookInstagramYoutube, Twitter e Viajante HU!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus