Home » Curiosidades » Dança do caixão: a verdadeira história do meme que bombou na internet
Curiosidades

Dança do caixão: a verdadeira história do meme que bombou na internet

Você com certeza já deve ter visto por aí a dança do caixão. Esse meme está fazendo o maior sucesso na internet, inclusive, até perfis exclusivos para o meme do caixão já foram criados. Nos vídeos as pessoas fazem diversas montagens de situações perigosas ou fatais e intercalam com  homens dançando ao som de uma música eletrônica enquanto carregam caixões em funerais. Pode parecer bizarro ou até uma piada de mal gosto para alguns, mas essa dança dos carregadores de caixões tem uma história bem interessante e faz parte da cultura de Gana, país da África onde surgiu a ideia.

créditos do vídeo: Kaneda06

O vídeo sensação do momento causou dúvida em algumas pessoas, que não conseguiam entender se era realmente real a dança do caixão ou se tudo se passava de uma grande brincadeira. Mas, para a surpresa de muitos, essa dança durante o momento fúnebre é muito comum em Gana, e segundo uma reportagem feita em 2017 pela BBC, canal de notícias, a dança foi criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo. A explicação para essa criação foi que Benjamin queria adicionar algumas coreografias animadas ao trabalho dos carregadores de caixões e oferecer mais opções para os clientes, que assim poderiam escolher entre algo mais solene ou optar por esse espetáculo.

dança do caixão
créditos: Reprodução/YouTube

Aqui no Brasil esse acontecimento pode parecer muito diferente, mas para países da África isso é tradição. Existem inúmeros hábitos funerários, como enterros festivos, afinal, no continente africano muitos optam por celebrar a vida e não lamentar após a morte. Normalmente estes funerais mais animados são realizados para pessoas mais velhas, que já viveram por muito tempo e tiveram a chance de aproveitar a vida. Ainda de acordo com um documentário da BBC, “os carregadores de caixões elevam o ânimo nos funerais em Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que se possam despedir dos seus entes queridos desta forma”.

Veja também:  Conheça Nairóbi, a cidade carismática e vibrante que deu nome à personagem
dança do caixão
créditos: Reprodução
CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA 2021 PELO MELHOR PREÇO

Diferente do que temos visto na internet com o meme do caixão, onde combina os vídeos com músicas eletrônicas, os seguradores de caixões tradicionalmente dançam ao som de fanfarras, que são as músicas tradicionais africanas e jazz.

créditos do vídeo: Travelin Sister

Que história diferente, não é mesmo?

Viva mais histórias curiosas com o Hurb!