Home » Dicas de Viagem » Como aproveitar o seu 13º da melhor forma possível
Dicas de Viagem

Como aproveitar o seu 13º da melhor forma possível

O final de ano é uma das épocas mais esperadas por muita gente. Isto acontece, pois, além das comemorações de Natal e Ano Novo, junto com ele, para muita gente, acaba vindo o pagamento do 13º salário, participação nos lucros da empresa e férias. Ou seja, a conta bancária costuma ter mais entradas do que no restante do ano.

Para muitos, é a hora de curtir e gastar sem pensar duas vezes, certo? Errado! O planejamento financeiro não pode ser deixado de lado e deve se adaptar a esta época. Veja abaixo três perguntas para te auxiliarem na forma como você deve usar o dinheiro que entrar a mais nesta época.moedas

Você tem dívidas?

Antes de definir se vai viajar ou usar o dinheiro para compra de presentes, é importante saber em que situação financeira você se encontra. No cenário atual, boa parte da população está endividada, então, com os recursos a mais que entrarão, é muito importante focar no pagamento destas dívidas, de forma a estabilizar suas contas, para que você não comprometa ainda mais o seu bolso. Lembre-se que quanto antes você conseguir pagar uma dívida, menos juros você terá, o que, consequentemente gerará uma economia para o seu bolso.

Você tem reservas?

E quem não possui nenhuma dívida, pode utilizar o dinheiro a mais que recebeu sem pensar duas vezes? Calma lá, se não desse jeito você poderá contrariar dívidas e perder esta situação de maior tranquilidade. Antes de gastar, verifique se você possui reservas, afinal, imprevistos acontecem, e é sempre bom ter um dinheiro guardado para isso.

Você planejou os gastos dos próximos meses?

“Eu já tenho minhas reservas, portanto tenha a liberdade de gastar todo o dinheiro a mais que entrar nesta época”. Ainda não é o momento de usar o dinheiro deste jeito. Lembre-se que nesta época do ano, além dos seus gastos rotineiros, também aparecem gastos pontuais como IPTU, IPVA, matrículas, material escolar. Então, coloque tudo isso no seu orçamento para verificar quanto do dinheiro que entrar será comprometido com estes gastos.

Veja também:  5 Dicas para aproveitar suas milhas

Quem passar pelo filtro das três perguntas ganhará a recompensa de poder utilizar o dinheiro que sobrar para aproveitar do jeito que quiser esta época de final de ano e início de ano novo. Viajar com a família, visitar parentes, conhecer novos lugares, comprar presentes, trocar de carro ou até investir…é você que define como usará o dinheiro! A partir das escolhas, trace um planejamento para aproveitar as melhores condições.

Pesquise preços de passagens, hotéis, restaurantes, produtos. “Dê o nome” para o seu dinheiro, já direcionando quanto vai ser usado para cada coisa. Lembre-se do quanto você precisou trabalhar o ano todo para receber este extra e valorize cada centavo, aproveitando da melhor forma possível.

Fazendo tudo isso você terá maior conforto em relação as suas finanças e possibilitará começar o ano novo com suas finanças em dia. Ter este equilíbrio e ter o uso consciente do dinheiro possibilitará você aproveitar o momento da melhor forma e ter um futuro com maior tranquilidade financeira.

Victor Barboza

Especialista em finanças e fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus