Home » Dicas de Viagem » Desbravando as Chapadas Brasileiras
Dicas de Viagem Nacionais

Desbravando as Chapadas Brasileiras

Chapadas nada mais são que áreas situadas no alto de serras, onde os cenários são compostos por cachoeiras, paredões e um relevo característico das regiões. Para quem gosta de um passeio ao ar livre e ecológico, as chapadas brasileiras são lugares promissores!

E, se você gosta da natureza e do clima de aventura, mas não tem muita disposição para uma longa caminhada, não se preocupe, jipes e vans te levam até lá. E o blog HU te apresenta as chapadas mais famosas do Brasil!

Chapadas dos Veadeiros

Cachoeira Santa Bárbara - Veadeiros
A cachoeira de Santa Bárbara é uma das mais visitadas do lugar. Todo e qualquer esforço durante a trilha é mais do que recompensado com esse cenário!

A Chapadas dos Veadeiros fica situada na região nordeste de Goiás, conhecida por ser uma proteção integral à natureza e conta com uma história curiosa. Seus primeiros habitantes foram os índios Avá Canoeiros e em 1592 foram abertas as primeiras trilhas pelos bandeirantes.

Raizama é um conjunto de cachoeiras para quem gosta de aventura, pois é um lugar próprio para rapel. Para quem prefere relaxar, nada melhor que a cachoeira São Bento, conhecida como grande piscina natural com queda d’água.

 

 

 

Chapada dos Guimarães

 

Chapada dos Guimarães
Há 500 milhões de anos, a Chapada era fundo de oceano. Além disso, o local também já foi coberto por florestas tropicais e habitat de dinossauros!

 

A Chapada dos Guimarães, mais conhecida como o “Portal da Cidade”, fica localizada em Mato Grosso, com um cenário que combina cânios, cerrado e cachoeiras. Além disso, um dos pontos fortes da Chapada dos Guimarães são os paredões de cores vermelho-alaranjado.

Vale a pena conferir também a Cidade de Pedra e a Gruta da Lagoa Azul, que contam com uma vista privilegiada! É considerado um passeio fora do convencional.

Chapada Diamantina

 

Poço Azul - Diamantina
A Chapada Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo de todo o Brasil!

 

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina, criada na década de 80, conta com diversas atrações culturais e naturais. É muita conhecida pela sua tranquilidade! Há uma grande variedade de fauna e flora, são mais de 50 tipos de bromélias, trepadeiras e orquídeas.

Veja também:  5 destinos incríveis para conhecer no Mato Grosso

Uma dica para aproveitar bem esse passeio é levar roupas leves, tênis e água para se hidratar ao longo das caminhadas na trilha que tem uma duração longa.

 

Chapada do Araripe

 

Chapada do Araripe
A quantidade e qualidade dos vestígios arqueológicos pela Chapada do Araripe são surpreendentes!

 

A Chapada do Araripe, conhecida também por Sítio Arqueológico, encontra-se na divisa do Ceará, Piauí e Pernambuco. É uma área de proteção ambiental que conta com uma beleza encantadora. Por sua diversificada fauna, há aves que estão prestes a extinção. Um lugar reconhecido pelas riquezas em minas de gesso e calcário.

Agora é só programar a viagem, fazer as malas e se aventurar pelas chapadas do Brasil!

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • amei seu programa muito radical e uma viagem ao ar livre e maravilhoso e essencial a pessoas que querem um descanço e paz.Continue fazendo o seu melhor pois estar famoso agradeço por ter esse programa interessante.Amei vá com tudo em viajens interessantes. Assim seu programa vai longe.Um dia vou mais a minha familía em uma viajem como essas.VALEU!