Home » Dicas de Viagem » Precisando de um descanso? Conheça a cidade mais antiga do Paraná
Dicas de Viagem Nacionais

Precisando de um descanso? Conheça a cidade mais antiga do Paraná

O município mais antigo do Paraná, localizado no litoral do estado, reserva muitas surpresas para aquele tipo de turista que adora explorar. Histórica, a tranquila cidade de Paranaguá tem cerca de 150 mil habitantes e belíssimas construções do século 17. As opções de passeios turístico são inúmeras e prometem agradar a todos da família.

No centro do litoral paranaense, Paranaguá é a cidade com maior estrutura na região. Há opções de turismo rural, como cachoeiras e rios. Há o turismo marítimo, com passeios por ilhas. Também há o turismo ambiental, que acontece nas cidades vizinhas, parte da serra do mar, como Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

paranaguá
Foto: Paranaguá Tours

O que fazer em Paranaguá?

A baía dos Golfinhos é uma das atrações mais procuradas, pois lá os animais podem ser vistos de perto. Também existem opções de passeios de barco, que podem te levar para lindas ilhas. Uma dica: peça a um morador da cidade que te indique onde estão as praias, que ficam a meia hora de distância da cidade.

O turismo religioso também é forte na cidade. Durante todo o ano, há visitas ao Santuário Nossa Senhora do Rocio, a padroeira da cidade. Em novembro, é tempo de festa da santa, quando romeiros de todo o Brasil visitam Paranaguá. As festas são regadas a muita fartura de comida e contam com shows artísticos para o público.

O tom histórico vem da fundação da cidade, que começou a nascer já no século 16. Há muitos casarões e construções históricas, além de ruas de paralelepípedo, que são tombadas e não podem ser asfaltadas. O Museu Arqueológico e Etnográfico, mantido pela Universidade Federal do Paraná, é uma das joias da cidade. A própria construção é histórica e mantém um rico acervo sobre a trajetória de toda a região.

Veja também:  Sabia que você pode conhecer todos esses países portando apenas seu RG?
paranaguá
Foto: Mapio

Paranaguá tem ainda um bom número de restaurantes e bares. Na gastronomia, o principal é experimentar o barreado – prato à base de carne, especialidade na região. Cozida em panela de barro, a carne fica no fogo por mais de 12 horas!

Por fim, a cidade conta com um intenso calendário de festas ao longo do ano e vale a pena consultar os eventos antes de escolher a data da viagem. Algumas delas, famosas, são a festa do Caranguejo, a festa da Tainha, a festa das Nações e a semana dos motociclistas – que enche a cidade.

Viva mais histórias com HU.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus