Home » Curiosidades » Descubra o que faz de Porto Alegre uma das melhores cidades para viver
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Descubra o que faz de Porto Alegre uma das melhores cidades para viver

A Capital do Rio Grande do Sul tem fama de ser um local propício para garantir uma vida mais tranquila e gostosa. Estamos falando de Porto Alegre, que detém um dos melhores índices de alfabetização do país, boa infraestrutura e uma série de museus que garantem pontos positivos para área da cultura também.

Mas o município vai além das especulações: Porto Alegre ostenta prêmios e títulos que a colocam como uma das melhores capitais brasileiras para morar.

Por esse motivo, o Viajante HU fez uma lista com cinco destaques que explicam o motivo do município ser tão bem cotado para habitação. Confira abaixo!

 

Prêmios de uma das melhores cidades para morar

Em pesquisa divulgada em 2017, a consultoria Macroplan colocou Porto Alegre no 44º lugar no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para morar. Quando o ranking aborda apenas as capitais, Porto Alegre fica em 10º lugar. Já com relação ao posicionamento das capitais no quesito Educação e Cultura, Porto Alegre fica em 15º lugar. Na área da saúde a cidade passa a ocupar o 10º lugar.

No mesmo ano, a consultoria Urban Systems listou as 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócio, e Porto Alegre apareceu em 3º lugar.

Em outro ranking, também de 2017, Porto Alegre aparece em 3º lugar entre as melhores cidades do país para viver após os 60 anos. O responsável por esse Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade foi o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. Dessa forma, Porto Alegre é uma das cidades que sempre está incluída nas listas das melhores no que envolve lazer, educação, negócios e moradia.

Veja também:  Convocação do HU para a Copa do Mundo
Créditos da foto: revistaembarque.com

Metrópole nº 1 em qualidade de vida

Porto Alegre acumula prêmios em área como transporte, meio ambiente e saúde. Mas um outro destaque é já ter sido eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil. Esse título foi concedido em 98, 2001 e 2003.

Créditos da foto: fotopublica.com

Menor taxa de desemprego

Em 2010, Porto Alegre teve a menor taxa de desemprego entre as seis regiões metropolitanas analisadas pelo IBGE. Em julho de 2013, a cidade de Porto Alegre era anunciada como a que tinha a menor taxa de desemprego do país.

De abril a junho de 2017, o Rio Grande do Sul apresentou a segunda menor taxa de desemprego do país, o que coloca o estado em uma posição favorável como um todo. Já em 2018, pesquisas apontaram que de janeiro a fevereiro o rendimento médio aumentou e a taxa de desemprego caiu.

Créditos da foto: calilanoticias.com

Uma das cidades mais ricas

Em 2004, a Pricewaterhouse Cooper (PwC) incluiu Porto Alegre como uma das 100 cidades mais ricas do mundo! Em 2015, o município esteve presente na lista que reunia as sete cidades mais ricas do Brasil segundo o IBGE. Pelo visto tudo aponta para que POA continue indo bem, né?

Créditos da foto: sperinde.com

Classificada como cidade autossuficiente

Porto Alegre recebeu a classificação de cidade autossuficiente por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O termo significa que os serviços existentes naquela região são suficientes para não depender de outras cidades globais.

Créditos da foto: Elson Sempé Pedroso

E você, já conhecia a boa reputação de Porto Alegre?

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.