Home » Dicas de Viagem » Descubra os encantos da bela Ilhabela
Dicas de Viagem

Descubra os encantos da bela Ilhabela

Por Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem

Dia 3 de setembro é aniversário de 214 anos de Ilhabela, um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros. Fica no litoral norte de São Paulo, distante cerca de 200 km da capital paulista. Seu acesso é através da balsa que liga a cidade de São Sebastião até Ilhabela.

As belezas naturais de Ilhabela surpreendem os visitantes e por isso separei um roteirinho de praias e passeios para fazer por lá!

Rua do Meio, Ilhabela

Onde se hospedar em Ilhabela

Ilhabela possui inúmeros hotéis, pousadas e campings para todos os gostos e bolsos. E aqui no Hurb você vai encontrar diversas opções de hospedagem nessa ilha paradisíaca!

Para quem é de fora de São Paulo e precisa de um pacote para Ilhabela que inclui áereo e hospedagem, o Hurb também tem! 

Praias

As praias são “divididas” entre sul e norte da ilha. Para chegar nas praias do sul basta seguir pelo lado direito a partir da balsa. O norte é à direita da balsa.

Ao sul, algumas das praias mais conhecidas e procuradas são: Ilha das Cabras, Feiticeira, Praia do Julião e Praia do Curral. A Ilha das Cabras, um santuário ecológico, é conhecida por receber os visitantes que vão para mergulhar e contemplar a vida marinha. Aqui no Hurb você pode comprar essa experiência incrível de mergulho na Ilha das Cabras que inclui um instrutor também. 

Praia em Ilhabela

Também ao sul que você vai se deparar com o letreiro de Ilhabela, novidade do município. O letreiro, inaugurado recentemente, fica no Mirante do Piúva, pouco antes da Ilha das Cabras. Tem um bolsão de estacionamento para parar o carro. A vista do mirante é maravilhosa e rende fotos perfeitas. 

Veja também:  Com programação gratuita, Festival de Curtas Kinoforum (SP) divulga lista de selecionados

Indo para o lado norte da ilha (ou seja, seguindo pelo lado esquerdo a partir da balsa, em direção ao centro), você vai cruzar com praias igualmente lindas, como Saco da Capela e Engenho D’água. Mais adiante, depois do centro histórico (também conhecida como vila), vai aparecer a Praia do Sino, Praia do Pinto e Praia Armação, todas com águas calmas e cristalinas. 

A Praia do Jabaquara é a última do lado norte que dá para chegar de carro. Para chegar até ela, você tem que percorrer um bom trecho da estrada de terra. Mas há quem prefira conhecer a Praia do Jabaquara de barco ou escuna. O passeio de escuna é lindíssimo e primeiro vai até a Praia da Fome e depois, já retornando, a escuna para no Jabaquara. 

Uma dica: não deixe de alugar uma bike e pedalar pela ciclovia à beira mar, com 10 km que liga a balsa até o centro! A vista é linda!!

O que fazer no centro histórico

É no centro histórico, também conhecida como Vila, que estão concentrados a maioria dos restaurantes, bares e sorveterias da cidade. Mas além de comer (muito bem), a vila também reserva alguns passeios bacanas para fazer! 

Todo mundo que visita a Vila, dá pelo menos uma passadinha no píer. Antiga porta de entrada da cidade, hoje conta com um mosaico belíssimo da artista plástica Ana Canale. É neste píer que moradores pescam e que turistas do mundo inteiro desembarcam dos tenders dos navios de cruzeiro que atracam na Ilha.

Mosaico do Píer Ilhabela

Inclusive aqui no Hurb já estão disponíveis pacotes de cruzeiro que passarão por Ilhabela

Ainda no centro, na Rua do Meio, você vai encontrar lojas, artesanato, decoração e comidinhas. 

Veja também:  Oahu: Uma das ilhas mais espetaculares do mundo!

Seguindo o passeio pela vila, pausa para a tradicional fotinho nos históricos canhões da artilharia portuguesa próximos ao píer. A história dos canhões, que datam do século XVI, e foram restaurados recentemente, remete à defesa da Ilha contra a intensa atividade de piratas ingleses e holandeses na região.

É no centro também que você vai notar a imponente Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a padroeira de Ilhabela. Construída no final do século XVII, ela é linda por dentro e por fora. No alto da escadaria, uma visão panorâmica do centro histórico. 

Aventura e adrenalina

Pôr do sol da Vila em Ilhabela

Para os que curtem um passeio de aventura, a dica é conhecer a Praia de Castelhanos. Para chegar na praia, que fica no lado leste da ilha, somente com carros 4 x 4, motos ou bikes. São 15 km de estrada de terra que por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual. Chegando lá a vista é de tirar o fôlego. Diferente da maioria das praias de Ilhabela, que são calminhas, Castelhanos tem ondas – por isso é necessário bastante atenção com crianças. É o tipo de passeio que leva praticamente o dia todo, saindo de manhã e voltando à tarde. Não deixe de levar repelente, pois os borrachudos são bem presentes nas praias mais distantes! Clique para mais detalhes sobre o passeio de Land Rover até Castelhanos

Outras experiências em Ilhabela disponíveis no Hurb:

Passeio de flexboat em Ilhabela

Passeio mar e terra em Ilhabela

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus