Home » Dicas de Viagem » Destinos de Inverno: Campos do Jordão x Serra Gaúcha
Dicas de Viagem Nacionais

Destinos de Inverno: Campos do Jordão x Serra Gaúcha

Apesar de ser um país tropical, o Brasil tem vários locais interessantes pra se curtir no frio (alguns com neve de verdade)! E os destinos preferidos pelos brasileiros no Inverno são Campos do Jordão (SP) e a Serra Gaúcha. Tem coisa melhor que um casaco quentinho, uma taça de vinho e um fondue em boa companhia? E não se preocupe: tem opção para todos os “bolsos” – esses destinos, inclusive, são tão populares justamente por concentrarem muita diversão ao ar livre, opções de gastronomia e grande variedade de hotéis e pousadas. Confere as dicas que o HU separou para te ajudar a curtir esse friozinho, nos melhores destinos de inverno, em grande estilo.

Campos do Jordão

créditos: saopaulosemmesmice.com.br

Para começar, vamos subir a 1.628m de altitude. Bem-vindo à Suíça brasileira, com arquitetura singular e clima europeu. Campos do Jordão oferece um Centro Turístico cheio de hotéis e lugares de apoio aos visitantes, e ainda um Centro Comercial repleto de lojas, mercados de artesanato e rede bancária.

campos do jordão

Por que ir?

Porque é satisfação na certa! A localização também é um atrativo – a cidade fica num lugar estratégico entre Rio e São Paulo, com boas estradas. A programação de Inverno é intensa, praticamente toda a cidade recebe os visitantes com menus especiais, shows, apresentações públicas e muito mais. Algumas boates famosas abrem filiais temporárias por lá, e diversas marcas aproveitam a badalação da cidade para fazer lançamentos e promoção de seus produtos.

Quando ir?

Campos do Jordão é especial em qualquer época, mas é a partir do Outono que ela reforça o charme, portanto… não perca mais tempo! A temporada de Inverno costuma ir até Agosto.

Serra Gaúcha

Outro destino que costuma ser o sonho de quem adora o Inverno é a Serra Gaúcha. Este pedaço deslumbrante do Rio Grande do Sul faz o turista se sentir em outro país, porque a colonização europeia é muito evidente em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, por causa de sua arquitetura, costumes e gastronomia. As três cidades podem e devem ser visitadas na mesma viagem porque estão a menos de 35km de distância uma da outra. Cada uma com características próprias – e todas lindas!

Veja também:  O que levar na mala para uma viagem com neve?

serra gaúcha

Gramado – Principais atrações

Gramado

Gramado concentra passeios imperdíveis como o Lago Negro, cartão-postal da cidade, e a Rua Coberta, reduto da culinária gaúcha. Prove os chocolates produzidos na região, experimente um fondue de queijo e saboreie os suculentos pratos de carne, típicos do Sul. Logo à frente, está o Palácio dos Festivais, onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado. Bem pertinho está a Igreja São Pedro, com 46m de altura e toda revestida de pedra basalto. A Casa do Colono, na Praça das Etnias, promove um tour de agroturismo, que mostra os costumes rurais da região. Para quem busca diversão, há vários museus temáticos como o Hollywood Dream Cars, Super Carros, Harley Motor Show e o Museu de Cera, onde você encontrará estátuas de muita gente famosa! Volte a ser criança no Mini Mundo, no Mundo à Vapor, no Zoológico e na fábrica de chocolates! Se der tempo, não deixe de esquiar de verdade no Snowland, o maior parque de neve indoor das Américas! Para quem pretende ir à Gramado no fim do ano, além de todo esse charme, ainda vai aproveitar cada detalhe mágico do Natal Luz.

Canela – Principais atrações

Canela

Muito próxima de Gramado, mas com um toque ainda mais especial: o Ecoturismo! O Parque da Ferradura e a Cascata do Caracol reúnem aventuras e belíssimas paisagens. No Mundo Gelado, a temperatura de -10°C vai fazer você se sentir no Polo Norte, com várias esculturas de gelo. E assim como Gramado, Canela também tem uma igreja toda revestida de pedra basalto, a Catedral de Pedra, eleita em 2010 uma das 7 Maravilhas do Brasil!

Nova Petrópolis – Principais atrações

Nova Petrópolis

Continuando pela Serra, mais uma cidade de colonização alemã que merece ser visitada, bem pertinho das “irmãs” Gramado e Canela. A cidade de Nova Petrópolis é conhecida como Jardim da Serra, pelas casas e praças sempre floridas, como a Praça da República. O passeio emblemático da cidade é no Parque Aldeia do Imigrante, com lagos, paisagem exuberante, e duas aldeias que preservam a cultura alemã da época da colonização. Neste parque, o visitante pode saborear um tradicional café colonial, comprar lembrancinhas e conhecer mais sobre o relógio cuco, característico da região da Floresta Negra, na Alemanha. Relaxe e curta a paisagem!

Veja também:  Se encante com o Festival de Inverno em Campos do Jordão

Não importa se você escolheu Campos do Jordão ou a Serra Gaúcha para tirar uns dias especiais de seu Inverno – ambos são garantia de momentos inesquecíveis, muito charme e diversão!