Home » Curiosidades » Dicas para você viajar sozinho
Curiosidades

Dicas para você viajar sozinho

Quem disse que você não pode curtir suas férias sozinho? Viajar sozinho é libertador, você vai adorar fazer o que quiser na hora que quiser e voltará da viagem com a mente aberta. Para quem tem medo de viajar sozinho, a primeira dica é começar viajando pelo seu país mesmo. Com certeza dentro do próprio país você terá uma diversidade cultural enorme e, apesar das diferentes gírias, a língua é a mesma e isso facilita muito a comunicação.

mito-verdade-viajar-sozinho-perigoso

Se você nunca encarou uma jornada como essa, separamos algumas dicas para te mostrar que é possível sim, viajar sozinho sem medo de ser feliz!

Para onde quer viajar?

Primeiro de tudo, escolha o destino que quer curtir seu momento e em seguida descubra os riscos envolvidos ou outras situações que possam prejudicar sua viagem, como o clima da região e suas recomendações. Em Recife, por exemplo, chove nos meses de junho, julho, agosto e algumas regiões alagam prejudicando os passeios. Se sua viagem for internacional, em países como o Caribe, por exemplo, existe a “temporada de furacões”, que vai de 1 de junho a 30 de novembro, e com certeza não é uma boa época para estar lá.

Fique atento também aos documentos necessários: para viagens à América do Sul basta apresentar a Carteira de Identidade, mas um passaporte facilita muito e te poupa um trabalhão nas fronteiras. Em alguns continentes é obrigatório o passaporte, visto e algumas vacinas que você pode verificar no site da Anvisa.

mito-verdade-viajar-sozinho-perigoso

Pesquise o máximo que puder

Antes mesmo de viajar, pesquise bastante sobre o destino, os costumes, os lugares que quer visitar e como chegar até eles, etc. Aqui no Go Hurb você encontra diversas matérias que vão te ajudar a planejar sua viagem. Vale a pena também olhar o site dos consulados do seu país de origem nas cidades de destino, sempre tem dicas aos viajantes, desde segurança até documentação.

Veja também:  Um arco-íris na terra: conheça a Montanha das Sete Cores, no Peru

Já no destino, tire dúvidas com o pessoal do hotel, pergunte sobre o melhor caminho para o seu roteiro e se as ruas são movimentadas por exemplo.

Evite chamar a atenção

Evite andar por aí com objetos de valor, como relógios, joias e roupas caras. Leve apenas o necessário, guarde bem sua câmera e evite abrir aquele mapa gigante no meio da rua. Lembre-se que devemos estar sempre em alerta. Avise aos seus parentes ou amigos sobre sua viagem, assim, qualquer imprevisto eles saberão como te achar. Para não ficar perdido na cidade, guarde no bolso um cartãozinho com o endereço, telefone de onde está hospedado e tenha fotos dos seus documentos em seu e-mail, isso vai facilitar sua vida.

Evite também levar todo o seu dinheiro com você, e mesmo a quantia que você carregar, separe em locais diferentes. Um pouco na doleira, um pouco no bolso, quem sabe até na meia. Sempre vale a pena! Usar cartões pré-pagos, como os famosos TravelMoney também são uma boa opção.

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM SOZINHO

Respeite os hábitos locais

Respeito é bom e a gente gosta, não é verdade? Em alguns países existem algumas regrinhas bem diferentes das nossas, como o uso de roupas específicas ou hábitos religiosos. Apesar de ser difícil se habituar, precisamos respeitar. Fique atento para pesquisar sobre essas diferenças de hábitos no país de destino da sua viagem, muitos países levam esse quesito bem a sério.

Mantenha-se conectado

A internet é uma das melhores aliadas para quem viaja sozinho. Coloque em seu celular as playlists que você mais gosta, ela te manterá distraído enquanto caminha e futuramente ao ouvir essa mesma playlist lembrará dessa viagem. Libere o seu celular para uso no exterior, caso esteja viajando em outro país, ou compre um chip local. Nunca se sabe quando precisará ligar para alguém.

Veja também:  A Alemanha capixaba - Conheça Domingos Martins no Espirito Santo

mito-verdade-viajar-sozinho-perigoso

Veja também:

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM SOZINHO

Viva mais histórias com o Hurb!