Home » Dicas de Viagem » Ecoturismo: Cuide do Planeta Enquanto se Diverte
Dicas de Viagem Nacionais

Ecoturismo: Cuide do Planeta Enquanto se Diverte

O HU agora é HURB! Uma maneira inovadora de viajar e ser feliz!

A temperatura no planeta não para de aumentar e a preocupação com a preservação do meio ambiente está chegando por todos os lados na sua vida. Não é porque você está tirando férias que precisa deixar de lado os cuidados com a sustentabilidade. O HU organizou algumas informações importantes e dicas, sobre o Ecoturismo, para você que sabe que seguir relaxando no paraíso, é preciso preservar o planeta em que vivemos.

Ecoturismo

Saiba identificar o quanto o seu hotel é “verde”

Existem algumas iniciativas que estimulam que os donos de hotéis se comprometam em cuidar do meio ambiente enquanto criam a atmosfera ideal para o seu relaxamento e diversão. Conheça algumas das categorias:

Greenwashing

Como a maioria dos estabelecimentos hoje, este hotel tem poucas ações sustentáveis ou não se comprometeu com nenhuma medida de cuidado com o planeta. Se você está preocupado com essas questões e vai para um desses hotéis, prepare a caneta e o lápis e já deixe agendado que vai dedicar alguns minutos para alertar a administração.

Hotel Ecológico

O local adotou algumas medidas de sustentabilidade, como não trocar as toalhas diariamente ou fazer reaproveitamento de água. Mas também este selo pode ser apenas porque o hotel está instalado em uma área de muito verde e não necessariamente porque cuide do ambiente. Fique atento!

Hotel Sustentável

Este é o estabelecimento que adota ações sustentáveis com impacto não apenas no meio ambiente, mas também na sua forma de gerenciar e na relação com os hóspedes. São poucos que estão buscando este caminho no Brasil. Caso tenha disponibilidade e vontade, prestigie essas iniciativas!

Hotel sustentável

Não sabe por onde começar?

Não são todas as cidades, hotéis ou turistas que têm a prática de associar sustentabilidade com lazer, viagem e diversão. Isso demonstra que, apesar de todos saberem a importância da preservação ambiental para que possamos seguir com saúde, poucas pessoas sabem como esse desejo pode ser aplicável.

Veja também:  Amazonas além Manaus – Conheça os atrativos que vão além da capital

Veja algumas dicas de cuidados sustentáveis para você observar no seu hotel. Caso o estabelecimento escolhido não tenha adotado essas medidas, você pode ocupar alguns minutos para compartilhar essas sugestões com a administração. Afinal, quem não se comunica não conquista o que deseja e o que está em jogo aqui é a saúde do planeta!

  1. Evitar a troca diárias de toalhas

    Não fazemos isso em nossas casas, porque quando viajamos precisamos de uma toalha nova a cada dia? Você pode sinalizar na recepção do hotel que não quer a troca diária e sugerir que esta opção esteja clara para os outros hóspedes. Quem sabe sinalizando a quantidade de água gasta diariamente para fazer essa limpeza, os outros turistas topem fazer a mesma escolha que você? Uma lavadora de roupas para até 5 kg gasta, em média, 135 litros de água por ciclo. Imagina quantos litros não são desperdiçados desnecessariamente em um hotel de 100, 200, 300 quartos?

  1. Reaproveitamento de água

Usar a água de alguns circuitos para as descargas, por exemplo, é uma forma de evitar o desperdício. Você pode observar ou sugerir que o hotel se prepare para este tipo de sistema.

  1. Aquecimento solar

As placas de luz solar estão cada vez mais baratas e fáceis de instalar. Os grandes estabelecimentos que não contam com esta opção para economia de energia estão descuidando de medidas básicas. Confira se o seu hotel tem este sistema. Caso não tenha, este deve ser um dos itens da sua lista de sugestões!

  1. Horta orgânica

Não precisa de muito espaço para que verduras, legumes e temperos sejam cultivados e deem autonomia para a cozinha. Simples e barato, seu hotel pode e deve investir nessa tecnologia natural maravilhosa!

Passaporte verde

Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente criou um passaporte com roteiros verdes para turistas interessados em escolher destinos e formas de visitá-los que cuidem do planeta. Confira: http://www.passaporteverde.org.br/

Agora que você já sabe a importância do Ecoturismo para a preservação do meio ambiente, Seja HURB! Um novo jeito de viajar!

 

Veja também:
turismo consciente