Home » Economia » Como a Educação Financeira pode te ajudar a viajar em 2020
Economia

Como a Educação Financeira pode te ajudar a viajar em 2020

Mais um ano está começando e o objetivo de viajar foi, mais uma vez, um dos principais desejos dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), fazer uma viagem apareceu como a segunda principal meta financeira dos brasileiros, perdendo apenas para a meta de guardar dinheiro.

Porém, você sabe muito bem que metas não se realizam sozinhas. É preciso fazer um bom planejamento e traçar um plano de ação para que o sonho possa sair do papel. E, quando se trata de metas financeiras, sem uma boa educação financeira é muito difícil conseguir realizá-las.

Para os sortudos vencedores da Mega da Virada, essa meta ficou muito fácil de ser realizada, porém, apenas quatro apostas foram as ganhadoras, o que significa que, para todo o restante da população, realizar a meta da viagem exigirá certo esforço. Desta forma, confira abaixo algumas dicas para a tão esperada viagem:

Defina quando você gostaria de viajar

Comece levantando quando você gostaria de viajar. Será em algum feriado, durante suas férias ou no próximo Natal? Comece definindo quanto tempo você tem pela frente para se planejar e poupar.

Saiba quanto a viagem custará

O primeiro passo para realizar a meta de viajar em 2020 é saber qual será o custo total dela. Independente do destino, viajar sempre gera custos. Faça, então, um orçamento de quanto você gastará com transporte, hotéis, alimentação, compras.

Economize, Poupe e Invista

Uma vez que você sabe quanto tempo tem até a viagem e quanto será o custo total da mesma, divida um pelo o outro para saber quanto você precisa guardar por mês. Caso este valor já “caiba” no seu orçamento, é só separar o dinheiro. Caso o valor extrapole o orçamento, busque formas de possíveis economias no seu dia a dia para sobrar dinheiro para a viagem. Defina o valor que você guardará todo mês e, de preferência, deixe o dinheiro em alguma aplicação. Estude as melhores opções para que o dinheiro te ajude a realizar o seu objetivo.Dinheiro para viajar

Veja também:  Brasileiro para de fumar e reverte dinheiro do cigarro em viagens

Não se esqueça das suas milhas

Praticamente todos os cartões de crédito possuem programas de milhagem. Estas vão se acumulando na medida que você faz suas compras, e, podem ser convertidas em pontos para serem trocados por passagens. Verifique se você já possui cadastro em algum programa de milhas, consulte seu extrato e a validade das milhas.

Cuidado com os parcelamentos

Caso você queira viajar, mas não tenha dinheiro para pagar os custos à vista, o parcelamento pode ser uma opção. Porém, o que pode parecer um grande benefício para viabilizar a viagem, pode, no final das contas, ser um grande inimigo para o seu bolso. Comprar algo parcelado significa que você comprometerá o seu orçamento, por alguns meses, com as parcelas. Se você conseguir se planejar para pagar tudo certinho, está ótimo. Só não pode adicionar uma parcela no orçamento que bagunce as coisas, e você não consiga pagar tudo em dia, gerando multas e juros, que só tendem a bagunçar ainda mais as finanças.

Busque promoções

Quanto antes você começar a se planejar para viajar, mais tempo você terá para aproveitar promoções especiais. No Hurb você poderá encontrar muitas promoções bacanas!Dinheiro voando

—-

Victor Barboza

Especialista em finanças e fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa