Home » Gastronomia » Em busca da caipirinha perfeita: 3 dicas imperdíveis para preparo do drink
Curiosidades Gastronomia

Em busca da caipirinha perfeita: 3 dicas imperdíveis para preparo do drink

Ninguém tem dúvidas de que a caipirinha é um verdadeiro símbolo cultural do Brasil. Muita gente acredita que esse famoso drink foi criado nos bares do Rio de Janeiro, mas a verdade é que sua verdadeira origem ainda é um mistério. O que a maioria dos historiadores parece concordar é que, sem dúvidas, a caipirinha na verdade foi criada no estado de São Paulo! Independente disso, a bebida é um verdadeiro sucesso de audiência e é bastante conhecida internacionalmente. Há quem diga que fazer uma boa caipirinha é uma arte!

Os brasileiros que curtem o drink com certeza já tentaram prepará-lo em suas casas, mas é comum que ela não tenha ficado incrível. Apesar de usar poucos ingredientes, as chances de errar são inúmeras. Isso acontece por que é necessário se atentar a alguns detalhes que parecem pequenos, mas mudam tudo na hora do resultado final.

CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO
Caipirinha
créditos: kajakiki/Getty Images

A caipirinha tradicional é muito simples de fazer e, com as dicas do GoHurb, em poucos minutos você poderá preparar o drink mais famoso do Brasil.

Em busca da caipirinha perfeita:

O limão perfeito

Se estamos falando de uma clássica caipirinha, claro, ela é feita de limão – apesar de já ser comum encontrar variadas versões com outras frutas nos dias de hoje. Parece bobagem, mas pode acreditar: pra arrasar na caipirinha é preciso usar o limão correto. Ideal é o famoso limão taiti. Na hora de comprar, no mercado ou na feira, anote a dica: é importante que eles tenham a casca mais lisinha e estejam mais macios.

O corte perfeito

Quando for cortar o limão para preparar a bebida, é importante remover aquela parte branca do miolo. Tem gente que jura de pé junto que não faz diferença, mas pode confiar na gente! A verdade é que aquele miolo deixa a bebida amarga, o que acaba sendo desagradável na hora de degustar. Mais uma dica: use uma faca pequena e bem afiada para não despedaçar a fruta e acabar perdendo suco antes de espremer.

A cachaça perfeita

Presta bastante atenção: a primeira coisa que é preciso saber sobre a cachaça da caipirinha é que ela precisa ser transparente. As chamadas ‘cachaças ouro‘ foram criadas para serem bebidas puras. Já as ‘cachaças prata‘ servem para preparar drinques. A explicação pra isso é super simples: a ouro tem um sabor mais forte e a prata mais neutra. Por fim, para uma experiência inesquecível, vale a pena investir em uma cachaça de boa qualidade. Só assim você irá ressaltar o sabor da sua caipirinha. As cachaças de menor qualidade podem trazer o amargor do álcool e acabar estragando tudo.

Curtiu as dicas? Então não marca bobeira e corra para experimentá-las em casa!

Viva mais histórias com o Hurb!