Home » Curiosidades » Entretenimento ao ar livre: conheça os Parques de São Caetano do Sul
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Entretenimento ao ar livre: conheça os Parques de São Caetano do Sul

São Caetano do Sul é uma cidade do interior de São Paulo que tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país. Para conquistar essa posição, foram avaliadas a educação, a renda e a longevidade de seus moradores. Esses fatores trouxeram destaque para o pequeno município, que tem uma área de 15 km².

Mas os benefícios de São Caetano do Sul não param por aí. Também é necessário pensar em lazer e entretenimento, certo? Por causa disso, é possível encontrar bons espaços de lazer e cultura espalhados pela cidade. No caso dos parques, por exemplo, eles já somam um total de sete! Cada um deles presenteia a população com muita área verde e disponibilidade para realizar caminhadas, fazer trilhas e apreciar a paisagem.

O Viajante HU fez uma lista com esses parques e mostra agora, para você, todos esses locais que te colocarão em contato com a natureza!

Créditos da foto: lelloimoveis.com.br

Espaço Verde Chico Mendes

Com uma área de 140.000 m², o parque é composto por uma grande diversidade de fauna e flora, além de ser o destino ideal para quem busca fazer exercícios físicos enquanto vivencia a natureza mais de perto. Há pistas de caminhada, de cooper, trilhas, playground, aparelho de ginástica, lagos, quiosques e muito mais.

Créditos da foto: audmara.blogspot.com

Parque Catarina Scarparo D’Agostini

Para chegar ao Parque Catarina Scarparo é preciso atravessar uma passagem subterrânea do Espaço Verde Chico Mendes, ou seja, os dois são interligados por um túnel. Com uma área de cerca de 11.000 m², o local tem várias coisas em comum com o parque citado anteriormente, sendo quase uma extensão do outro. Por lá o público também encontra minipista de cooper, playground, campo de futebol, pomar e quadras.

Veja também:  Barraca de camping transparente proporciona imersão total na natureza
Créditos da foto: abcdoabc.com.br

Parque Botânico Jânio da Silva Quadros

Aqui são 23.000 m² ocupados por árvores frutíferas, fontes e lago com carpas e grutas. O diferencial desse lugar é o fato dele ser referência em educação ambiental, já que no espaço estão instalados laboratórios, canteiros e viveiros de mudas, estufas, sala de Ciências da Terra e, ainda, ambientes com animais.

Créditos da foto: areasverdesdascidades.com.br

Parque Santa Maria

O parque é ainda mais especial porque garantiu a revitalização da área e trouxe atrativos como o espelho d’água e um anfiteatro a céu aberto. Além disso, o visitante encontra playground, pista de corrida, quadras poliesportivas e sala de ginástica.

Créditos da foto: vipzinho.com.br

Parque Municipal José Alves dos Reis

Conhecido como “Bosque do Povo”, o parque possui uma área de 27.000 m² e oferece um ótimo passeio aos visitantes que estejam procurando contato com a natureza, com a fauna e a flora brasileira. Acrescenta valor ao local as suas quadras poliesportivas, barras de alongamento e as mesas de ping pong, xadrez e dama.

Créditos da foto: mapio.net

Cidade das Crianças

Se é terra das crianças, brinquedo tem que ter de sobra! Por esse motivo, o local conta com muitos brinquedos e um jardim com plantas aromáticas que dão um charme único ao espaço de 15.000 m². Dedicado aos baixinhos, os pais podem garantir grande diversão em família durante a visita. Quiosques e lanchonetes estão disponíveis para aquela pausa agradável para o lanche.

Créditos da foto: maesemfronteiras.com.br

Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal

Instalado em uma área de 5.000 m², o parque tem árvores frutíferas plantadas em canteiros, quiosques, bancos de descanso, mesas de xadrez, playground com minipista de atletismo, escorregador e gangorra. Tudo isso em um espaço caprichado com tratamento paisagístico e pomar.

Créditos da foto: São Caetano Digital

E se você acha que acaba por aí, fique sabendo que está enganado. Em 2018, o Parque Cerâmica foi anunciado como próxima obra da cidade. Previsto para ser construído em uma área de 14.000 m², o projeto inclui extensa área verde, labirinto com vegetações, bebedouros e outros elementos.

Veja também:  Conheça Valinhos: o território da fruticultura e do agroturismo

Pelo visto, a cultura dos parques continua crescendo! E você, o que achou de todos esses espaços em São Caetano do Sul?

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.