Home » Dicas de Viagem » Experimente os pratos típicos de Natal
Dicas de Viagem Nacionais

Experimente os pratos típicos de Natal

Para conhecer bem um destino, você precisa experimentar todos os seus sabores. E a capital do Rio Grande do Norte, Natal, é riquíssima neste quesito!

A cidade de Natal (RN) tem tantos atrativos que talvez a culinária nem esteja entre os primeiros interesses que vêm à cabeça dos visitantes. No entanto, a gastronomia potiguar pode ser uma grata surpresa para os turistas! Selecionamos alguns dos principais pratos da região, daqueles que não se deve sair de lá sem conhecer.

natal1

Peixe à Moda Potiguar

Os frutos do mar estão entre os destaques da culinária nordestina, mas o Peixe à Moda Potiguar é feito de um jeitinho todo especial, que você só vai encontrar em Natal. O prato legítimo é feito com Pargo ou o Cioba, mas é possível encontrar o prato com outros tipos de peixes. Ele é assado na grelha e temperado com cebola roxa, coentro e cebolinha. Parece simples, mas a mistura dos peixes regionais com as especiarias na grelha dá um toque bem marcante. Para acompanhar, arroz branco, aipim frito, salada, farofa e rodelas de abacaxi e melão, o pulo do gato!

Ginga com tapioca

Outra iguaria da região é a Ginga, nome regional dado ao peixe da espécie Manjuba ou Manjubinha. Pequenino, ele tem cerca de 15 centímetros de comprimento e geralmente é servido assado na grelha ou na brasa. Em Natal, é comum encontrá-lo como recheio da tapioca e esse prato típico, de origem indígena, é considerado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. Além da Ginga, outros peixes são servidos com tapioca, que também pode vir recheada com coco e servida com manteiga de garrafa.

Veja também:  10 destinos incríveis para curtir o feriado de 15 de novembro

Caranguejada

Caranguejada é um dos pratos tradicionais adorados pelos potiguares. Normalmente é servida nos restaurantes à beira mar por toda a cidade e também nas barracas de praia. Em geral, vem acompanhada com pirão de caranguejo, molho vinagrete, salada, ovo cozido, arroz e farofa. Feita no leite de coco, a Caranguejada lembra um pouco a Moqueca Capixaba, porém com o sabor inigualável do caranguejo.

Paçoca de carne de sol

A Paçoca de Carne de Sol pode ser um delicioso acompanhamento feito com manteiga de garrafa, carne de sol bem desfiadinha, farofa e coentro (afinal, você está no Nordeste)! Em Natal, esta farofa normalmente é servida com a própria carne de sol na grelha e outros tipos de churrasco. Porém, ela também pode ser feita com feijão verde, tornando-se, assim, o prato principal. Em ambos os casos, fica deliciosa e merece ser experimentada e repetida.

Carne de sol com Arroz de leite

A Carne de Sol à Moda Potiguar não tem tantas particularidades na forma como é preparada, mas o que a deixa especial são os acompanhamentos. Entre eles, estão o feijão verde, aipim, farofa, manteiga de garrafa e o arroz de leite, outro prato típico da culinária de Natal. O arroz de leite é preparado com leite, manteiga e sal e fica bem cremoso, como uma versão salgada do arroz doce.

De dar água na boca!