Home » Curiosidades » Férias no Atacama (parte 2)
Curiosidades Dicas de Viagem Internacionais

Férias no Atacama (parte 2)

 LHAMA

Com tudo o que o Atacama oferece para a sua viagem, “deserto” fica só no nome mesmo. Deu vontade de viajar? Que bom! Conhecer novos lugares é um dos melhores prazeres da vida. Neste segundo post da série, você vai ficar por dentro de boas dicas. Aprenda aquilo que todo mundo gostaria de saber antes de ir para lá, mas ninguém conta. Boa leitura!

Pensamos em informações que geralmente não são muito divulgadas, que vão além dos pontos turísticos. Respondemos algumas perguntas que você talvez fizesse. Aproveite!

 

Onde exatamente fica a cidade? O que é o Deserto e o que é São Pedro

entrada-deserto-atacama-2115x1195

A cidade São Pedro de Atacama fica localizada na bacia do grande Salar de Atacama, na zona Andina do deserto do Atacama. É rodeada por três cadeias de montanhas que impedem os ventos úmidos na região, resultando, como você já sabe, no deserto mais árido do mundo.

A famosa Cordilheira dos Andes fica ao leste. A região é formada por uma grande quantidade de vulcões com altura superior a 5 mil metros do nível do mar. Os de maior destaque são: Licancabur, Lascar, Sairecabur e Putana. A atividade vulcânica resulta nos geysers e termas, aos quais você foi apresentado no primeiro post da série. A uns 4 mil metros já se forma um altiplano (terras altas), com pequenos lagos e zonas úmidas.

Ao oeste está a Cordilheira Domeyko, com altitude de 3,3 mil metros, a montanha de Quimal com 4,3 mil metros e a Cordilheira do Sal a 2,3 mil metros, formada pelo desdobramento terrestre e modelada pela erosão do vento e das águas.

 

atacama

O Salar de Atacama, que fica ao sul, é o maior depósito salino no Chile. O salar consiste num grande lago de águas salinas formado pelas chuvas no altiplano e as altas montanhas que não passam a barreira da Cordiheira de Domeyko e ficam estagnadas nessa bacia do rio, formando uma crosta dura e branca de sal e outros sedimentos do entorno das montanhas, transportados pelo vento e pela água.

Veja também:  10 curiosidades sensacionais sobre o deserto do Atacama

Atenção,viajante!
Não saia por aí colocando na boca qualquer “pedrinha de sal” que encontrar, é perigoso! Se quiser descobrir o porquê, volte no próximo post da série e nós te contaremos. =)

 

Há outras cidades próximas? Quais são as mais indicadas?

Sim, há povoados e pequenas cidades no deserto e os próximos a San Pedro mais visitados são: Rio Grande, Caspana, Chiu Chiu, Ayquina e Peine.

Rio Grande fica a 90 km de San Pedro, tem cerca de 90 habitantes e fica próximo a sítios arqueológicos. O povoado de Caspana tem uma igreja de arquitetura andina colonial e o idioma original é o quéchua. Conquistador de terras, o espanhol Francisco de Aguirre fundou Chiu Chiu, que durante o tempo colonial foi centro comercial entre as terras altas e a costa. Perdeu a hegemonia comercial com a construção da ferrovia em Calama e a mina de Chuquicamata. A partir de 1960 começou a receber migrantes dos povoados vizinhos.

Em Ayquina, a média é por volta de 70 habitantes e, conforme você vai ver abaixo, em setembro há bailes religiosos e a procissão em homenagem à Virgem de Guadalupe. Peine já fez parte da rota do Camino del Inca e a sua igreja, construída no séc. 16, foi uma das primeiras construções declarada Monumento Oficial no Chile. Além do valor histórico, Peine tem duas piscinas naturais entre rochas que dão uma bela vista panorâmica do Atacama!

CHILE-DESERTO-ATACAMA-05

Quais são os eventos e festas da temporada?

Segue uma listinha básica dos eventos que estão por vir neste inverno:

16 de agosto: San Roque – em Peine

24 de agosto: San Bartolomé – em Socaire

Agosto: Limpia de Canales – em Cupo e em Caspana

Veja também:  A emocionante história da brasileira com uma grave doença que já viajou por diversos países

Setembro: Limpia de Canales – em Ayquina

7 e 8 de setembro: N. Sra. De Guadalupe – em Ayquina

 

Como chegar em São Pedro de Atacama?

A cidade é próxima à fronteira com Bolívia e Argentina. Da Argentina, é possível vir pelas províncias de Salta e de Jujuy; da Bolívia, venha de Hito Cajón. Também há várias maneiras de chegar vindo da capital ou de outras cidades chilenas. Vale conferir os pacotes do Hotel Urbano para o Chile =)

São-Pedro-do-Atacama-7

Bem, este post chega ao fim. Mas não fique triste, fique ligado… no próximo! Ainda tem mais dicas diferentes, esperando para sair do forno – ou do deserto – prontinhas para você!