Home » Dicas de Viagem » Gastronomia peruana: Uma culinária cheia de história e tradição
Dicas de Viagem Gastronomia Internacionais

Gastronomia peruana: Uma culinária cheia de história e tradição

Você sabia que Peru é um dos lugares com a maior biodiversidade do mundo? É possível extrair de sua própria natureza os elementos certos para compor uma culinária cheia de história e tradição.

Considerada uma das culinárias mais nobres ao redor do mundo, o turismo de Lima e Cusco, ambos no Peru, cresceu ligeiramente nos últimos anos grande parte graças sua gastronomia.

Culinária Peruana
Diversidade na culinária peruana / Créditos: Tadeu Bruno

Confira os melhores restaurantes peruanos para visitar no Peru

Central

O restaurante Central foi fundado em 2009, em Lima, pelo chef Virgilio Martínez. O lugar está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo e foi eleito o melhor da América Latina em 2014. Virgilio e Pia Léon, sua esposa, trouxeram um outro olhar para a culinária peruana. Depois de passar anos trabalhando no exterior, Virgilio decidiu voltar ao seu país e explorar as áreas do local onde nasceu.

Seu instituo de ver a comida peruana com outros olhos foi tão forte, que sua história ganhou um episódio na série “Chef’s Table” da Netflix. Vale muito a pena assistir e entender melhor como foi sua trajetória até se tornar a um dos chefs mais renomados do Peru e do mundo.

Se você quiser almoçar ou jantar se planeje antes, pois deverá agendar sua reserva.

Cicciolina

O Cicciolina é um dos principais restaurantes de Cusco e está localizado no segundo andar de uma antiga casa colonial. Seu ambiente é rústico casando perfeitamente com o clima da cidade e com o tipo de comida que é servida no local.

O restaurante costuma ficar com fila, então não se esqueça de fazer sua reserva para evitar espera.

La Mar

O restaurante La Mar é especializado no famoso prato peruano que todo mundo conhece: Ceviche. Na verdade, esse restaurante, fundado pelo renomado chef Gastón Acurio, é considerado a melhor “cebicheria” de Lima.

Veja também:  Brasil pode ter neve pela primeira vez no ano já neste fim de semana

Localizado no bairro de Miraflores, o La Mar é um dos restaurantes mais procurados pelos turistas quando visitam a região. Hoje em dia existem várias unidades que estão espalhadas pela América Latina, inclusive aqui no Brasil, em São Paulo.

Não esqueça de fazer sua reserva!!

Nuna Raymi

E por fim, mas não menos importante temos o Nuna Raymi que preza pela qualidade da comida orgânica. Sua localização está próxima a famosa Praça das Armas, em Cusco.

Aos vegetarianos e veganos, o Nuna Raymi é uma ótima opção, pois a maioria de seus pratos podem ser adaptados de acordo com a preferência do cliente sem perder seu gosto peruano tradicional.

Também ficou com água na boca? Se for em algum desses restaurantes no Peru, não esqueça de compartilhar suas experiências com o Hurb 😉